Agricultura Sustentável

Agricultura Sustentável

BayDiversity

A Bayer tem um compromisso com o apoio efetivo à proteção da biodiversidade no meio agrícola, demonstrando a compatibilidade entre produtividade agrícola e conservação da natureza. Esta relação estreita entre produção de alimentos e conservação da biodiversidade implica um grande desafio para a humanidade: satisfazer a procura de alimentos de uma população em crescimento, sem comprometer os recursos naturais.

A Bayer colocou o projeto BayDiversity em marcha, com o objetivo de sensibilizar o mundo agrícola para a importância da biodiversidade, promovendo o seu conhecimento e fomentando a sua conservação e melhoria. Este projeto visa promover a realização de Planos de Ação de Conservação (PAC) no contexto das propriedades agrícolas.

Os PAC consistem na avaliação das áreas naturais ou seminaturais, catalogando as espécies de flora e fauna existentes na propriedade, bem como a posterior elaboração de recomendações práticas para gerir, recuperar e valorizar estas áreas.

Bayer PhytoBac®

As fontes de contaminação pontual representam a entrada mais significativa de resíduos fitossanitários na água. Estas fontes de entrada incluem: derrames acidentais, efluentes procedentes da limpeza do pulverizador e transbordos de calda do depósito durante o enchimento. O Bayer PhytoBac® é a solução ideal para estas situações.

Os efluentes fitossanitários decompõem-se naturalmente no solo, por ação microbiológica. Bayer PhytoBac® reproduz este processo em sistema fechado, através do método de leito biológico para degradar eventuais contaminantes. O equipamento constitui uma solução responsável para a gestão dos efluentes fitossanitários, de forma segura e de acordo com as boas práticas agrícolas.

Bayer PhytoBac® é concebido com um ou mais contentores impermeáveis, dentro dos quais se coloca uma mistura de substrato ativo, formado por terra da parcela agrícola e palha em determinada proporção. É um sistema com degradação biológica, reconhecido pela sua eficiência e funcionamento estanque, instalado num determinado local da exploração agrícola.

Bayer ForwardFarming

Em colaboração com agricultores e outros parceiros, a iniciativa Bayer ForwardFarming permite partilhar conhecimentos sobre agricultura moderna e sustentável, através de experiências em primeira mão em campos independentes em todo o mundo.


EasyFlow

O EasyFlow é um novo sistema fechado de transferência de produtos fitossanitários líquidos, concebido para evitar a exposição do operador e permitir uma dosagem rigorosa.

O dispositivo EasyFlow adapta-se à maioria dos tanques de pulverização, encaixando-se hermeticamente e evitando uma abertura das embalagens durante a operação de preparação da calda de pulverização. Além disso, evita os derrames involuntários durante a manipulação dos produtos fitossanitários. O risco de exposição aos produtos fitossanitários torna-se assim bastante reduzido, proporcionando elevados níveis de segurança para o ambiente e operador.

O EasyFlow é composto por duas peças: um adaptador para a embalagem e um adaptador para o tanque. Quando enroscado pela 1.ª vez numa embalagem nova, o selo de proteção das embalagens é perfurado pelo adaptador da embalagem, devendo este permanecer ligado à embalagem até que esta fique totalmente vazia. Este dispositivo apresenta um fecho automático, que previne a abertura involuntária da embalagem, antes desta se desencaixar.

O adaptador para o tanque apresenta um puxador em forma de estribo, que permite regular a saída de produto da embalagem e, assim, a velocidade de enchimento. Após a utilização parcial/total da embalagem, conecta-se lateralmente uma mangueira de água para lavar todas as superfícies de contacto entre o dispositivo e o produto, bem como a embalagem (caso esta tenha sido utilizada por completo). Não é necessário enxaguar a embalagem em separado.

Food Chain Partnership

A Bayer desenvolveu um conceito denominado Food Chain Partnership (em português, colaboração com a cadeia alimentar) cujo objetivo é o trabalho de colaboração entre todos os agentes intervenientes na referida cadeia alimentar. O objetivo é conseguir que cheguem ao consumidor final alimentos de qualidade, seguros e saudáveis.


Este conceito baseia-se nos benefícios que a colaboração traz a todos os agentes participantes: agricultor, exportador, importador, processador de alimentos e consumidor. O objetivo é encontrar um compromisso de colaboração/cooperação com o produtor para consolidar uma dinâmica produtiva que cumpra a procura de uma alimentação segura por parte dos consumidores, de acordo com os princípios de uma agricultura saudável e sustentável.

Ao nível do comércio internacional, também é fundamental considerar a conformidade da mercadoria com os requisitos legais do país recetor. A Food Chain Partnership tem em conta o crescente nível de exigência dos consumidores em conhecer a origem dos produtos e o seu modo de produção, bem como o controlo de qualidade e benefícios que cada produto oferece.

A Bayer considera que a sua responsabilidade para com a cadeia alimentar vai além da comercialização de produtos fitossanitários. Pelo contrário, a Bayer auxilia os agricultores e as suas organizações na gestão integrada das culturas agrícolas, apoia a agricultura sustentável e promove processos de produção transparentes, garantindo a rastreabilidade do produto desde a propriedade agrícola até à mesa do consumidor, para que existam clientes satisfeitos em comprar frutas e hortaliças saudáveis e de elevada qualidade.