Produtos | Culturas | Problemas | Org. Auxiliares | Transporte

Instruções Escritas (5.4.3 ADR)?

Documento síntese sobre os equipamentos de proteção que devem existir a bordo do veículo e as medidas a tomar pelos membros da tripulação do veículo em caso de acidente/emergência.

O Modelo ADR é constituído por 4 páginas:

1.ª Página: Medidas a tomar pelos membros da tripulação do veículo em caso de acidente/emergência;

2.ª e 3.ª Páginas: Indicações suplementares para os membros da tripulação sobre as características de perigo das mercadorias e sobre as medidas a tomar em função das condições predominantes;

4.ª Página:

Indicações suplementares para os membros da tripulação sobre as características de perigo das mercadorias e sobre as medidas a tomar em função das condições predominantes;

Lista dos equipamentos de proteção (individual/geral) a usar quando da tomada de medidas de emergência (gerais ou relativos a riscos particulares) que devem existir a bordo da unidade de transporte, em conformidade com a seção 8.1.5 do ADR;

Antes da partida, o transportador deve facultar estas instruções à tripulação do veículo, em uma ou mais línguas passíveis de compreensão.

O transportador deve garantir que os membros da tripulação compreendem as instruções e são capazes de aplicá-las. As instruções escritas devem encontrar-se no interior da cabine, em local de fácil acesso.

Devem ser transmitidas informações prévias ao condutor sobre as mercadorias perigosas carregadas no veículo, com antecedência suficiente para que este tome as disposições necessárias e assegura que o equipamento necessário se encontra no veículo.

Antes do início da viagem, a tripulação deve informar-se sobre as mercadorias perigosas que estão carregadas e consultar as instruções escritas sobre as medidas a tomar em caso de acidente/emergência.