Notícias

Auxiliares Bayer CS: o que são?

08/07/2007

Os conceitos de protecção têm evoluído ao longo do tempo e em função do conhecimento técnico-científico em todas as áreas. É neste contexto que os novos conceitos de Produção e Protecção Integradas exigem da nossa empresa o posicionamento específico de alguns dos nossos produtos.

Mas o que se entende por Protecção Integrada?

"Um sistema de protecção contra os inimigos das culturas que tomando em consideração as condições particulares do ambiente da dinâmica das populações das espécies em questão, utiliza todos os meios e técnicas apropriados de modo tão compatível quanto possível, com o objectivo de manter as populações dos inimigos das culturas a um nível suficientemente baixo, para que os prejuízos ocasionados sejam economicamente toleráveis (Código Internacional de Conduta da FAO - artigo 2)."


A Protecção Integrada como "tecnologia" de protecção das culturas concilia as exigências económicas, ecológicas e toxicológicas de uma forma social e ambientalmente sustentável.

A Protecção Integrada, como sistema de protecção das culturas encontra-se intimamente ligado ao acto responsável nas tomadas de decisão quer directas (observação e intervenção), quer indirectas (prevenção) dos diversos agentes que nela intervêm, quer sejam técnicos, agricultores ou distribuidores.

O acto responsável na protecção das culturas assenta para a Bayer CropScience em cinco mandamentos orientadores:

1.Prevenção cultural

Implica um conjunto de medidas agronómicas abrangentes de carácter preventivo, que têm como objectivo garantir o bom desenvolvimento fitossanitário das culturas, como por exemplo: a correcta localização da plantação, selecção do material vegetativo utilizado, fertilizações equilibradas, manutenção de "hospedeiros" para os auxiliares, gestão de água, etc.

2. Diagnóstico da situação

Implica uma correcta identificação em um conhecimento da biotecnologia dos inimigos das culturas, quer sejam fungos, doenças ou infestantes ou outros.

3. Estimativa do risco

Define-se como a "avaliação quantitativa dos inimigos das culturas e análise da influência de certos factores nos prejuízos que possam causar (*). Implica o conhecimento e a utilização de técnicas do risco, que sejam quantitativas (observação visual, técnicas das pancadas, cintas armadilhas…), quer sejam qualitativas (dados meteorológicos, Tabela de Mills & Laplace, etc..) e permite avaliar as potencialidades de risco para as culturas provocadas pelos inimigos e a oportunidade de tratamento.

4. Nível Económico de Ataque (N.E.A.)

Deriva da noção de Tolerância e constitui um princípio fundamental da Protecção Integrada, definindo-se como a "intensidade de ataque de um inimigo da cultura a que se devem aplicar medidas limitativas ou de combate para impedir que a cultura corra o risco de prejuízos superiores ao custo das medidas de luta a adoptar, acrescidos dos efeitos indesejáveis que estas últimas possam provocar" (*).

5. Selecção dos meios de protecção

Implica o conhecimento correcto das características dos produtos, nomeadamente a sua acção sobre os inimigos das culturas, doses de utilização/problemas, épocas de tratamento, selectividade sobre as culturas, Homem, organismos auxiliares, toxicidade persistência, intervalos de segurança. Além disso, entende-se como imprescindível a leitura dos rótulos dos produtos.

A Bayer CS e a Protecção Integrada

É neste contexto de emergência de novas tecnologias de protecção das culturas como a Protecção Integrada que surgiu a linha AUXILIARES BAYER.

Os AUXILIARES BAYER são um conjunto de soluções Bayer Cropscience enquadráveis em Protecção Integrada das culturas, que apresentam como características comuns:

◘ Baixa toxicidade para o Homem
◘ Perfil ecotoxicológico favorável (auxiliares e outros organismos vivos)
◘ Selectividade cultural
◘ Elevada eficácia biológica
◘ Maior segurança para o Homem e o Ambiente
◘ Fraca persistência e mobilidade no solo


Os AUXILIARES BAYER podem ser facilmente identificáveis pelo símbolo da Joaninha presente em todos os suportes de comunicação da empresa (folhetos, boletins e manuais).

Os AUXILIARES são o contributo da Bayer CropScience para a emergência de um novo modelo de agricultura sustentada, alicerçada no acto responsável, segundo o lema:

Tão poucos produtos quanto possível, mas tantos quanto necessário!




(*): Amaro & Baggiolini, 1982