Notícias

Noblite: acerte em cheio no míldio da batateira!

23/03/2006
Noblite: acerte em cheio no míldio da batateira!

O míldio da batateira (Phytophthora infestans) é um fungo que ataca todos os órgãos da planta, inclusive o tubérculo.



Este fungo conserva-se no terreno sobre os resíduos da vegetação infectada, na forma de micélio ou esporos. As primeiras infecções devem-se a zoósporos que atingem a vegetação mais perto do solo com condições meteorológicas óptimas para o desenvolvimento da doença.

Os tratamentos contra o míldio devem iniciar-se cedo na campanha, pois falhas nesta fase podem comprometer toda a produção.

Noblite é um novo fungicida preventivo, translaminar com difusão apical e efeito anti-esporulante, que associa de forma sinérgica as substâncias activas, “fenomen" e mancozebe. O “fenomen" actua por bloqueio da transferência de energia na mitocôndria do fungo, enquanto o mancozebe actua à superfície dos tecidos vegetais em múltiplos locais dos fungos.

Esta complementaridade de acções possibilita ao Noblite uma actividade consistente durante toda a fase autónoma do ciclo de vida do míldio, antes da contaminação das folhas. Noblite apresenta portanto uma alta eficácia, quer pela sua actividade preventiva, quer pelo efeito anti-esporulante, proporcionando uma protecção superior à dos produtos tradicionais.

O momento ideal para a aplicação do Noblite é no início do período de aplicações (estado de roseta) e após a época de tratamentos com fungicidas sistémicos.

Na fase de rápido desenvolvimento da planta são constituídos diariamente novos tecidos vegetais, pelo que Noblite é o fungicida sistémico adequado para a protecção neste período crítico. Noblite é absorvido pela cultura em apenas uma hora após a aplicação e a sua actividade sistémica inicia rapidamente, movendo-se em toda a planta e protegendo os novos crescimentos.

Na fase de canópia estabilizada, é necessária uma protecção de superfície e translaminar, como a que Noblite proporciona, protegendo através das suas propriedades translaminares e anti-esporulantes a face inferior das folhas tratadas e evitando o desenvolvimento de focos primários de infecção.

A estas características ímpares, Noblite acrescenta a acção sobre a germinação directa dos esporângios, conferindo uma grande regularidade de resultados independentemente da temperatura, a difusão apical que lhe permite proteger órgãos formados após a aplicação e a acção sobre os zoósporos, para um superior controlo do míldio do tubérculo.

  • Os tratamentos com Noblite devem ser feitos na dose de 1,25 kg/ha, com uma cadência de 10 dias e reduzidos para 7 dias sempre que as condições climáticas forem favoráveis à doença, tendo ainda em conta a persistência do tratamento precedente.

  • Noblite pode ser utilizado 3 vezes por campanha e deve ser alternado com produtos de outro modo de acção, como: Milraz, Miltrat, Tattoo ou Milraz cobre. Das 3 aplicações possíveis com Noblite, duas poderão ser consecutivas.
  • Noblite actua ainda contra outras doenças, nomeadamente a alternariose (Alternaria solani).
  • Noblite é muito resistente à lavagem, aspecto fundamental no caso de produtos para o míldio.
  • Noblite está formulado com a mais evoluída tecnologia FLASH de grânulos dispersíveis, permitindo uma mais fácil, segura e económica preparação e aplicação.
  • Noblite acerta em cheio nas necessidades de quem produz batata de qualidade

Noblite: acerte em cheio no míldio da batateira!
Noblite: acerte em cheio no míldio da batateira!