Notícias

Milraz: a tradição ainda é o que era!

14/03/2005
Milraz: a tradição ainda é o que era!


Introduzido em Portugal no início dos anos 80, o MILRAZ representou, à data, uma evolução nos fungicidas anti-míldio para utilização na agricultura. Ao contrário dos fungicidas utilizados até então, o MILRAZ não se limita a permanecer no exterior da videira, defendo-a contra as infecções antes de elas aparecerem: o MILRAZ vai mais longe e penetra no interior da própria videira para aí combater o fungo causador do míldio.

O MILRAZ constitui, assim, uma solução técnica equilibrada, porque associa um produto penetrante a um produto de contacto, permitindo um tratamento integral da planta com maior eficácia e segurança, mesmo em condições difíceis.

Em 1980 registou-se em Portugal um fortíssimo ataque de míldio em vinha. Na sequência desta situação, a Bayer procedeu a ensaios rigorosos do MILRAZ, tendo os resultados comprovado a excelente actuação do produto no combate ao míldio.

De fácil aplicação o MILRAZ pode ser utilizado recorrendo a qualquer tipo de máquina de pulverização, desde que a mesma assegure uma distribuição uniforme e normal da calda, e que sejam respeitadas as doses recomendadas (2,5-3 kg por hectare).

Os estudos económicos levados a cabo sobre a aplicação do MILRAZ indicam que, com aplicações regulares, se obtêm resultados bastante encorajadores, tendo em conta os aumentos de produção e qualidade do produto final.

No início do século XXI, porém, o míldio permanece a mesma ameaça, apesar de mais enfranquecida, do que nos anos 80, e neste domínio a eficácia de novos produtos não tem suplantado a eficácia de produtos com provas dadas, como o MILRAZ. O facto de apresentar uma formulação bem estudada, com elevada capacidade de penetração no interior da videira (menos de 1 hora) ficando portegido da acção dos elementos meteorológicos adversos e revelando uma eficácia regular e sempre constante no combate ao míldio, continuam a fazer dele um produto de referência bastante eficaz e um exelente aliado do agricultor no combate a esta doença.

A família MILRAZ tem ao dispor do agricultor 3 versões: MILRAZ, MILRAZ COMBI e MILRAZ COBRE. Para conhecer melhor as condições de aplicação, consulte o quadro abaixo.

MILRAZ, um saber que atravessa gerações.

Milraz: a tradição ainda é o que era!