Notícias

Runner: um atleta na linha de partida!

13/04/2007, Engº Avelino Balsinhas - BCS
Runner: um atleta na linha de partida!

Pela gravidade dos prejuízos de que se revestem os ataques de lepidópteros, várias têm sido as estratégias seguidas para o controlo de tão nefastas pragas.

No entanto, para fazer face a tamanho desafio, é necessária a intervenção em vinhas e pomares, de um verdadeiro atleta de alta competição.

Esse atleta é RUNNER, o novo insecticida à base de metoxifenozida, que se destaca a cada passada pela sua superior performance e respeito pelo meio ambiente.

RUNNER pertence a uma nova geração de reguladores de crescimento que induz uma muda prematura das larvas de lepidópteros e assegura uma maior segurança na eficácia, tendo portanto uma acção muito específica e distinta dos competidores, o que significa não ter qualquer resistência cruzada com outros grupos químicos, estando bem adaptado a estratégias anti-resistências.

RUNNER é selectivo para os insectos polinizadores e para os artrópodes auxiliares, pelo que o seu perfil é ideal para programas de Protecção Integrada.

A abordagem de RUNNER faz-se por contacto directo ou ingestão dos tecidos vegetais tratados, o que confere uma grande segurança de eficácia graças à sua versatilidade. A sua multidisciplinaridade é revelada na acção ovicida e larvicida, única entre os reguladores de crescimento.

Após a entrada em acção do RUNNER na larva, rapidamente inicia o processo de muda ao nível celular, ocorrendo a interrupção da alimentação por parte da larva passadas poucas horas, evitando-se assim danos prejudiciais para a colheita. Tratando-se dum processo anormal e acelerado de muda, as larvas tratadas mostram-se incapazes de libertar-se da velha cutícula, pelo que em poucos dias dá-se a morte do insecto devido à desidratação e subnutrição. Runner reduz a postura de ovos e a fecundidade dos adultos.

Runner oferece tanto aos agricultores como aos consumidores uma tecnologia mais segura e muito eficaz para o controlo nomeadamente da traça dos cachos (Lobesia botrana), bichado das pomóideas (Cydia pomonella) e lagarta mineira dos citrinos (Phyllocnistis citrella), nas mais variadas condições ao conciliar uma acção larvicida e ovicida com propriedades translaminares, independentemente da temperatura e com uma excelente resistência à lavagem.

RUNNER é portanto um vencedor treinado pela experiente e competente equipa da Bayer CropScience para disputar as mais exigentes provas nas vinhas e pomares de Portugal, já na época de 2006.

RUNNER coloca em todas as culturas um toque de classe que evidencia a sua excelente selectividade, quer estejamos perante citrinos, pomóideas ou vinha, não tendo qualquer influência negativa sobre a qualidade dos produtos vegetais ou nos processos de transformação.

De entre as várias corridas a que se propôe participar, destaca-se a prova da vinha, onde RUNNER se aplica conseguindo um elevado desempenho no controlo da traça dos cachos. Para obter esses resultados de excelência, Runner prepara-se para cada prova determinando as condições óptimas de actuação. Assim, é fundamental efectuar uma determinação do início dos voos dos adultos com ajuda de armadilhas sexuais ou ainda a observação de posturas nos cachos, por forma a que o tratamento seja efectuado entre o início das posturas e a eclosão das larvas repetindo, se necessário, 2 semanas depois se o voo se prolongar.

A dose recomendada é de 300-400 ml/hectare (corresponde à concentração de 30-40 ml/100 litros de água para um volume de calda de 1000 litros/ha).

Será com toda a certeza um prazer assistir à actuação deste vencedor na sua própria vinha ou pomar. RUNNER chegou para vencer! Cabe a você apostar em RUNNER, para também ganhar!

Runner: um atleta na linha de partida!