Notícias

OPTION - Novo herbicida Milho!

26/02/2007
OPTION - Novo herbicida Milho!

OPTION novo herbicida de pós-emergência para a cultura do milho com lançamento no mercado previsto para a Primavera 2007.





A Bayer CropScience apresenta o herbicida OPTION destina-se ao controlo em pós-emergência de um largo espectro de infestantes gramíneas e dicotiledóneas.
O milho é uma das 3 culturas mais importantes a nível mundial, a par do trigo e do arroz. Em Portugal continua a ocupar um lugar de destaque, cultivando-se, actualmente, cerca de 150.000 ha por ano. Dentro das culturas arvenses o milho de regadio é uma das que possibilita ao agricultor a obtenção de maiores rendimentos, pela elevada produtividade, pela riqueza energética e pelas múltiplas aptidões que possui: a silagem que permite o aproveitamento de toda a planta, com especial importância na alimentação do gado leiteiro; o grão para alimentação animal e utilização humana, em rações, farinhas, amidos , óleos, adoçantes, álcool (bioetanol), etc.

Para atingir tais níveis de produtividade e qualidade é necessário recorrer à protecção da cultura do milho de forma enquadrada com os actuais requisitos de segurança para o aplicador, consumidor e meio ambiente. Por cada Euro gasto em protecção do milho, cerca de 78 cêntimos são em herbicidas – o investimento mais importante na protecção desta cultura (fungicidas, insecticidas, herbicidas). À medida que os herbicidas de pré-emergência mais antigos vão sendo retirados do mercado, os herbicidas de pós-emergência têm vindo a ganhar popularidade em todos os países.

A Bayer CropScience tem actualmente disponíveis no mercado os seguintes herbicidas de pós-emergência para a cultura do Milho: Mikado, para o controlo em pós-emergencia das junças, algumas infestantes gramíneas e dicotiledóneas; Buctril, para o controlo em pós-emergência de um largo espectro de infestantes dicotiledóneas (ervas de folha larga).

Surge agora o novo herbicida da Bayer CropScience, OPTION que contém 22,5 g/l foramsulfurão + 22,5 g/l isoxadifene-etilo, numa formulação pronta a utilizar, dispersão em óleo (OD) que não necessita de adjuvantes externos. Este novo herbicida, pertencente à família química das sulfonilureias, destinado a ser empregue em pós-emergência na cultura do milho é eficaz contra um grande número de espécies de infestantes gramíneas comercialmente relevantes (anuais e perenes) nesta cultura, incluindo Echinochloa crus-galli (milhã-pé-de-galo), Setaria spp. (milhã-verde), Sorghum halepense (sorgo-bravo), entre outras. Controla também um largo espectro de infestantes dicotiledóneas, incluindo Amaranthus spp. (bredos), Solanum nigrum (erva-moira), Datura stramonium (figueira-do-inferno), Abutilon theophrasti (malvão), Chenopodium album (catassol) e muitas outras com importância agrícola na cultura do milho.

O OPTION não contém apenas foramsulfurão, mas também a tecnologia de segurança, o “safener" ou protector da cultura, isoxadifene-etilo. Facto que assegura elevada selectividade para a cultura do milho sem comprometer a eficácia herbicida. A adição do “safener" isoxadifene-etilo permite efectivamente que um herbicida de largo espectro de acção seja aplicado de forma segura no controlo de infestantes na cultura do milho. O modo de acção do “safener" incluído no OPTION permite um significativo e substancial aumento na taxa de metabolismo do herbicida em partes específicas das plantas de milho, como regiões de elevada actividade meristemática.

O OPTION é rapidamente absorvido pelas infestantes susceptíveis, sobretudo pelas folhas e fortemente translocado por toda a planta até às zonas de crescimento. Poucos dias após a imediata paragem no crescimento, as infestantes ficam cloróticas, acabando por morrer entre 2 a 4 semanas depois da aplicação.

Flexibilidade em pós-emergência - Identificar os problemas antes de pulverizar

• Aplicar em pós-emergência precoce, com as plantas de milho entre 3-6 folhas

• Dose de aplicação: 2-2,5 l/ha

• Aplicar com as infestantes jovens e em crescimento activo, com temperaturas amenas

Apesar do OPTION ser um herbicida de largo espectro de acção por natureza, não consegue controlar todas as infestantes monocotiledóneas e dicotiledóneas em todas as zonas de produção de milho. Extensivos ensaios de campo com o OPTION provaram que é um herbicida muito compatível com a maioria dos herbicidas disponíveis para a protecção da cultura do milho. No entanto, a solução OPTION em mistura com Buctril revelou ter a melhor relação custo/beneficio para a generalidade das situações de infestação encontradas.
Quando aplicado de acordo com as recomendações de uso expressas no rótulo, o OPTION é seguro para o utilizador, não é lixiviado para as águas subterrâneas e não é prejudicial para o ambiente. É rapidamente degradado e não se acumula no solo.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS

• Excelente nível de eficácia sobre infestantes gramíneas (milhãs)

• Boa supressão do sorgo-bravo nas doses mais elevadas

• Importante controlo de um elevado número de infestantes dicotiledóneas

• Elevada selectividade para o milho

• Forte resistência à lavagem (2 horas)

• Flexibilidade em pós-emergência – permite identificar os problemas antes de pulverizar

• Boa compatibilidade em misturas com herbicidas complementares

• Sem interferência nas rotações culturais

• Perfil toxicólogico e ambiental favorável

OPTION - Novo herbicida Milho!
OPTION - Novo herbicida Milho!