Notícias

O Tratamento da Escoriose da videira:

03/01/2007, Engº Avelino Balsinhas-Marketing e Portfolio
O Tratamento da Escoriose da videira:

As condições climatéricas dos últimos anos têm sido favoráveis ao desenvolvimento da escoriose (Phomopsis viticola Sacc.). A presença de inóculo e as chuvas de Primavera coincidentes com os períodos de maior receptividade dos gomos da videira, tem resultado em danos nas vinhas.

Para 2007 é expectável, tanto pelas condições climatéricas, como pelo inóculo presente nas vinhas, que esta doença venha novamente causar prejuízos aos viticultores, de um modo geral por todo o país.

A videira é particularmente sensível aos ataques do fungo responsável pela escoriose no período entre os estados fenológicos C-D (ponta verde - saída das folhas) e E (folhas livres) (ver figura abaixo).

A luta contra a escoriose da vinha, coloca em evidência a eficácia das aplicações precoces de RHODAX FLASH* durante o estado fenológico D (saída das folhas), momento a partir do qual os jovens pâmpanos devem estar protegidos das contaminações associadas às chuvas. Esta acção preventiva prolongada é resultado da sistemia completa do fosetil-Al e do efeito sinérgico entre o folpete e o fosetil, potenciados pela formulação FLASH.


Recomenda-se realizar uma aplicação preventiva de RHODAX FLASH* aproveitando a sua acção na plenituide, aquando da saída das folhas (30-40% dos gomos no estado D), tendo os mais adiantados 1 a 2 cm de comprimento, dado ser esta a principal época de contaminações.

No caso de o abrolhamento ocorrer de forma irregular, devido à existência de diferentes castas, exposições solares ou datas de poda, o momento ideal de tratamento pode não coincidir na parcela ou entre parcelas, pelo que deverá ser efectuado um segundo tratamento, até que os rebentos tenham um comprimento que não ultrapasse os 5 cm.

Se a presença de sintomas (necroses na base dos sarmentos) for regular, devem ser efectuados 2 tratamentos: um primeiro no estado C-D (30-40% dos gomos no estado D, saída das folhas) e um segundo no estado D-E (30-40% dos gomos no estado E, folhas livres).

RHODAX FLASH aplicado preventivamente revela uma excelente eficácia contra a escoriose, na concentração de 300 g por hectolitro, com um volume de calda de 500 litros por hectare. Assim, a dose de 1,5 kg/ha de RHODAX FLASH será a recomendada.

NOTA:
* MIKAL M FLASH é outra solução com fosetil-Al possível de aplicar nas vinhas contra escoriose.

O Tratamento da Escoriose da videira: