Notícias

TATTOO - a protecção anti-míldio da batateira!

07/07/2004, Engº Avelino Balsinhas-Marketing
TATTOO - a protecção anti-míldio da batateira!

TATTOO é o novo fungicida sistémico para o míldio da batata, especificamente desenvolvido para combater todas as estirpes de Phytophthora infestans e proteger as suas batatas dos efeitos devastadores do míldio.



→ TATTOO permite uma protecção segura e prolongada, mesmo em condições climatéricas desfavoráveis e alto risco de infecção, desde o início do ciclo vegetativo até à formação dos frutos. TATTOO comprovou todas estas qualidades perante as mais exigentes condições climáticas. E após a fantástica experiência proporcionada ao produtores de batata da Madeira e Açores, chega agora a vez de no continente se poder alcançar a satisfação de uma protecção de eleição contra o míldio da batata com TATTOO.

→ TATTOO combate o míldio interna e externamente, de modo preventivo e curativo, e reforça os mecanismos naturais de defesa das plantas, estimulando-as a permanecerem verdes e sãs.

→ TATTOO é a nova segurança que protege o seu batatal e salvaguarda o seu rendimento.

→ TATTOO beneficia das acções complementares de 2 substâncias activas, mancozebe e propamocarbe, para alcançar as suas altas performances no controlo do míldio e simultaneamente contribuir para a obtenção de melhores rendimentos da cultura.

O mancozebe possibilita um reforço da acção protectora ao nível da superfície, bem como uma ampliação do espectro de acção, permitindo prevenir contra ataques de Alternaria solani, cujos sintomas iniciais são fáceis de confundir com os do míldio (Phytophthora infestans) e que normalmente surgem antes, mantendo-se posteriormente em simultâneo.

O propamocarbe é sistémico e tem todas as vantagens inerentes a essa condição, mas difere dos outros sistémicos tradicionalmente utilizados na cultura da batata pelo menor risco de aparecimento de estirpes resistentes. Todavia, aconselha-se a aplicação de TATTOO em apenas 3 tratamentos ao longo do ciclo vegetativo da cultura.

→ TATTOO possui uma formulação líquida, única em fungicidas sistémicos para o míldio da batata, que o torna extremamente fácil de medir e cómodo de utilizar.

→ TATTOO é dotado de uma excelente persistência, podendo ser utilizado com intervalos entre tratamentos de 10-12 dias, na dose de 4 l/ha quando estamos perante uma baixa pressão do míldio. No entanto, devemos adequar o intervalo entre aplicações às condições, já que o desenvolvimento da doença com temperaturas na ordem dos 20ºC e alta humidade é verdadeiramente explosivo, um autêntico “fogo". Assim, com condições de alta pressão de míldio a cadência deve ser reduzida até 7 dias e a dose aumentada para 5 l/ha.

→ TATTOO é rapidamente absorvido por toda a planta, iniciando a sua protecção a partir do interior, cerca de 1 hora após a aplicação, o que em situações difíceis com chuva o destingue de outras soluções, proporcionando uma maior tranquilidade a quem o utiliza.

→ TATTOO proporciona a desejada “protecção total" contra o míldio, ao proteger folhas e impedir a contaminação dos tubérculos. TATTOO deve como qualquer outro fungicida contra o míldio da batata ser aplicado preventivamente, apesar do seu efeito curativo até 2-3 dias após a contaminação. Assim, as aplicações de TATTOO devem iniciar-se antes do aparecimento dos primeiros sintomas de míldio.

→ TATTOO permite pelos seus altos níveis de protecção, a manutenção da área foliar fotossinteticamente activa, que potenciada pelo seu efeito estimulante, conduz a maiores rendimentos da cultura.

TATTOO marca na batata a protecção anti-míldio!

TATTOO - a protecção anti-míldio da batateira!