Notícias

Estratégias anti-oídio no Douro

04/04/2020
Estratégias anti-oídio no Douro

Saiba como combater o oídio da videira!

Este trabalho obteve o 1º prémio no Grande Prémio Auxiliares Bayer 2002:





 

Contributo para a discussão de estratégias de combate ao oídio da videira Uncinula necator (Schw.) Burr na Região Demarcada do Douro
Fernando Alves e Fernanda Almeida
(ADVID-Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense)


RESUMO

A estratégia de combate ao oídio segue preferencialmente um modelo que privilegia o efeito preventivo dos tratamentos, principalmente entre a floração e fecho dos cachos, apesar de o viticultor assumir a colocação dos tratamentos contra esta doença numa fase mais precoce.
Neste trabalho, é apresentada uma breve revisão sobre a sistemática, sintomatologia, biologia e epidemiologia do oídio e discutem-se as estratégias de luta propostas.
Com vista a verificar o interesse da realização de tratamentos fitossanitários na fase entre o abrolhamento e a pré-floração, bem como sobre o interesse de posicionar um IBE, à saida das folhas para controlar eventuais infecções primárias numa fase de pouca eficiência de enxofre em pó devido à baixa temperatura, realizou-se um ensaio com recurso a enxofre em pó e IBE (tebuconazol) aplicados na fase 4-5 folhas e ao início da floração.
Os resultados apontam para a possibilidade de não realizar intervenções antes da pré-floração e reforçam o interesse do posicionamento de um IBE, imediatamente antes desta fase.
Palavras chave: oídio, IBE, enxofre em pó, posicionamento das intervenções.




 

Get Acrobat Reader (Se não tiver instalado no seu computador o AcrobatReader, clique no ícon para proceder à instalação do programa)

Estratégias anti-oídio no Douro