Notícias

Aspect, novo poder residual!

06/02/2008
Aspect, novo poder residual!


As infestantes na cultura do milho assumem uma importância económica de relevo, não só pela competição directa que exercem com a cultura, mas também por poderem servir de hospedeiro a outras pragas e doenças. Para além disso, sendo o milho cultivado em praticamente todo o país, será de todo conveniente dispor de um herbicida que actue sobre o maior número de espécies infestantes possível.

O produto Aspect, APV nº3864 concedida pela DGADR, é um herbicida misto, formulado em suspensão concentrada com 200 g/l de flufenancete e 333 g/l de terbutilazina, com absorção essencialmente radicular e também foliar, de acção residual e de contacto foliar. Devido às substâncias activas que entram na sua composição, possui um espectro de acção muito abrangente, actuando tanto contra infestantes dicotiledóneas, como contra gramíneas anuais, com o efeito residual necessário para proteger a cultura do milho, das infestantes, na sua fase inicial.

MODOS DE ACÇÃO: DISTINTOS E COMPLEMENTARES

A substância activa flufenacete pertence ao grupo químico das oxiacetamidas. É um herbicida essencialmente absorvido pelas raízes e parcialmente na germinação. É translocado no xilema, desde as raízes até aos tecidos verdes, em crescimento. Actua por inibição da divisão celular nas zonas meristemáticas das raízes e dos lançamentos. Provoca paragem imediata de novos crescimentos, assim como alteração no alongamento dos tecidos.

A terbutilazina é uma triazina, perdominantemente absorvida pelas raízes, mas também pelas folhas, com translocação acroptálica por via xilémica. Tem uma dupla acção, residual e de contacto foliar. Actua por inibição da fotossíntese, ao nível do transporte de electrões.

LARGO ESPECTRO DE ACÇÃO

O flufenacete exerce a sua acção essencialmente a nível das infestantes gramíneas anuais, possuindo igualmente eficácia sobre algumas dicotiledóneas. A terbutilazina possui um largo espectro de acção complementar sobre um grande número de infestantes dicotiledóneas.

PRINCIPAIS INFESTANTES SUSCECPTÍVEIS

Milhã digitada (Digitaria sanguinalis), milhã pé-de-galo (Echinochloa crus-galli), bredos (Amaranthus spp.), catassol (Chenopodium spp.), figueira-do-inferno (Datura stramonium), erva-pessegueira (Polygonum persicaria), erva-moira (Solanum nigrum), beldroega (Portulaca oleracea), saramago (Raphanus raphanistrum), Rumex spp.

PRINCIPAIS INFESTANTES RESISTENTES

Grama (Cynodon dactylon), escalracho (Panicum repens), corriola (Convolvulus arvensis), cardo-das-vinhas (Cirsium arvensis), junca (Cyperus spp., Xântio (Xantium spp), entre outras.

MÁXIMA FLEXIBILIDADE DE APLICAÇÃO

De acordo com a sua elevada selectividade para a cultura do milho é possível aplicar Aspect em pré-emergência ou em pós-emergência precoce da cultura, com as infestantes até ao estado de 2 folhas.

A pulverização deve ser dirigida ao solo, com bicos de leque e baixa pressão (2 kg/cm2), na dose de 3 l/ha, atendendo às boas práticas agrícolas.

Devido ao seu modo de acção, o solo deve estar húmido na altura da aplicação, caso contrário, efectuar uma rega após a aplicação.

ASPECT, DIGNO DE SE VER!

• Novo poder residual
• 2 modos de acção distintos e complementares
• Largo espectro acção: controla infestantes gramíneas e dicotiledóneas
• Excelente selectividade para o milho
• Máxima flexibilidade de aplicação:Pré-emergência e pós-emergência precoce
•Perfil ambiental favorável