Notícias

Descubra o efeito Laudis!

17/03/2009
Descubra o efeito Laudis!

A última inovação em tecnologia de herbicidas milho da Bayer CropScience




•Novo herbicida de pós-emergência para a cultura do milho;

•Controla as infestantes dicotiledóneas mais difíceis assim como as principais infestantes gramíneas, sem resistências conhecidas;

•Assegura um largo espectro de acção;

•Proporciona um rápido controlo sem comprometer a selectividade;

•Contem uma nova substância activa com um modo de acção diferente, possibilitando a gestão das resistências;

•Contém a tecnologia de segurança da Bayer CropScience – safener ou protector de fitotoxicidade;


Combinação Inovadora de eficácia e segurança – Tecnologia 2 em 1: oferece um elevado poder herbicida em harmonia com a sua cultura. Tembotriona é o Poder – Isoxadifene proporciona a Harmonia.


Laudis: Substância activa


Tembotriona, a substância activa do Laudis, representa a ultima inovação da Bayer CropScience na família química das tricetonas.

A introdução do inovador radical O-CH2-CF3 no sistema de anéis das tricetonas deu origem a um herbicida com características específicas de solubilidade. Tal facto permite ultrapassar mais facialmente as barreiras hidrófilas (aquosas) e lipófilicas (cerosas, oleosas) na trajectória do herbicida, desde a superfície das folhas, até aos alvos de acção molecular no interior nas células das plantas. A adição do isoxadifene, safener ou protector de fitotoxicidade da Bayer CropScience, protege o milho do stress herbicida e oferece maior selectividade, mesmo em condições desfavoráveis ao crescimento do milho.

Laudis – Modo de acção

Tembotriona, a substancia activa do Laudis, inibe a actividade da enzima 4 hidroxi-fenil-piruvato-dioxigenase (4 HPPD). A síntese de carotenóides (pigmentos da planta) é interrompida pelo bloqueio da enzima. O esgotamento dos carotenóides vão privar a clorofila – onde ocorre a fotossíntese – da sua protecção contra uma overdose de luz, o que resulta no seu esbranquiçamento.

A progressão dos sintomas decorre através de um esbranquiçamento visível das infestantes, que vão ficando progressivamente mais brancas. Os sintomas tornam-se rapidamente visíveis e o controlo total das infestantes pode ser observado poucos dias após a aplicação. As plantas esbranquiçadas definham e morrem.

Laudis Herbicida Milho

Composição: Herbicida (Tembotriona 44 g/l); Safener (Isoxadifene 22 g/l); Outros (sistema adjuvante).
Formulação: OD 66 – Dispersão em óleo pronta a utilizar para uma melhor cobertura e maior absorção.

Laudis – Espectro de acção

Laudis é eficaz contra um largo espectro de infestantes. Controla as infestantes dicotiledóneas mais difíceis assim como as principais infestantes gramíneas O melhor controlo é atingido quando a aplicação é feita sobre infestantes jovens e em crescimento activo.

Espectro de Acção – Infestantes dicotiledóneas

Abutilon theophrasti (Malvão), Amaranthus blitoides (Bredo), Amaranthus retroflexus (Moncos-de-perú), Chenopodium álbum (catassol), Datura stramonium (figueira-do-inferno), Polygonum aviculare (Sempre-noiva), Polygonum persicaria (Erva-pessegueira), Solanum nigrum (Erva-moira).

Espectro de Acção – Infestantes gramíneas

Digitaria sanguinalis (Milha-digitada), Echinochloa cruss-galli (Milha-pé-de-galo), Setaria viridis (milhã-verde)

Laudis Laudis – Época de aplicação

Em pós-emergência da cultura (3 a 6 folhas), após a emergência das infestantes.

•Fixa um novo padrão de selectividade
•Sem restrições de variedades
•Excelente perfil para rotações culturais
•O safener isoxadifene, permite o uso do sistema de adjuvantes mais activo do mercado
•Resistente à lavagem 1 hora após a aplicação
•Sem restrições no uso de insecticidas (foliares e de solo)
•Funciona rapidamente mesmo em condições de secura

Laudis Laudis – Flexibilidade de utilização

Indicado para milho grão, milho silagem, milho doce, milho para pipocas e produção de semente.

Modo de aplicação:

Dose: 1,7 a 2,25 l/ha.
Volume de Calda: 300-400 l/ha.

Estado das infestantes: a absorção primária do Laudis ocorre através das folhas das infestantes. Em consequência deste facto o Laudis deve ser sempre aplicado após a emergência das infestantes.

O melhor controlo das infestantes gramíneas é atingido quando o Laudis é aplicado sobre infestantes gramíneas jovens, até ao início do afilhamento. O melhor controlo das infestantes dicotiledóneas é atingido quando o Laudis é aplicado sobre infestantes jovens que já desenvolveram pelo menos duas folhas verdadeiras.

Resistência aos herbicidas: o modo de acção do Laudis (inibição da 4HPPD) ainda não apresenta qualquer desenvolvimento de resistências e pode inclusivamente servir para anular resistências verificadas com outros modos de acção.

Embalagens: Laudis vai estar disponível no mercado em embalagens de 1 litro e 5 litros (cerca de 0,5 ha e 2,5 ha tratados respectivamente).