Notícias

Alsystin Max …de olhos no voo !

07/05/2009
Alsystin Max …de olhos no voo !

NOVO INSECTICIDA CONTRA BICHADO DA FRUTA EM MACIEIRA E PEREIRA, LAGARTAS MINEIRAS DA MACIEIRA E ANÁRSIA DO PESSEGUEIRO



A elevada especificidade biológica patente no Alsystin Max é um pressuposto fundamental de um insecticida moderno, garantindo a sua eficácia contra as pragas alvo e limitando os eventuais efeitos colaterais sobre o agroecossistema e particularmente, sobre os artrópodes auxiliares, numa protecção racional das culturas.

Alsystin Max é um insecticida líquido apresentado sob a forma de suspensão concentrada, com 480 g/l ou 39,4% (p/p) de triflumurão, substância activa pertencente à família das benzoilureias. O Alsystin Max actua por ingestão e contacto bloqueando a eclosão dos ovos e inibindo a síntese de quitina das jovens larvas e impedindo as mudanças de estádio (mudas).

As armadilhas sexuais e o método das temperaturas crepusculares desempenham um papel fundamental na determinação do início dos ataques do bichado da fruta (Cydia pomonella L.). Nas nossas condições os adultos da 1ª geração surgem normalmente entre o fim de Março e Abril.

A longa persistência de acção de Alsystin Max conjuntamente com o seu modo de acção orientam o posicionamento da aplicação ideal para o início do voo dos adultos do bichado antes das posturas dos ovos, na prática, cerca de 5 a 7 dias após a primeira captura nas armadilhas sexuais.

Contra o bichado da fruta em macieira e pereira e mineira da macieira, o Alsystin Max deve aplicar-se na concentração de 20 ml por hectolitro, em alto volume, o que corresponde a uma dose de 200 a 240 ml por hectare para volumes de calda de 1000 a 1200 litros/ha. O intervalo entre aplicações deve ser de 21 dias, podendo ter que ser reduzido para 15 dias, em função da pressão da praga.

Os tratamentos com Alsystin Max contra o bichado têm acção contra outras pragas, nomeadamente sobre os ovos brancos da psila (Cacopsylla pyri (L.)), levando a uma diminuição da população presente quando o tratamento coincide com o início da postura primaveril. Também tem acção sobre as brocas dos ramos e dos troncos (Zeuzera pyrina L. e Cossus cossus L.) durante o fim da Primavera e o Verão. Em regra os tratamentos contra o bichado da fruta são também eficazes contra as lagartas mineiras.

Contra a anársia do pessegueiro, o Alsystin Max deve aplicar-se na concentração de 20 ml por hectolitro, em alto volume, o que corresponde a uma dose de 160 a 200 ml por hectare para volumes de calda de 800 a 1000 litros/ha. A aplicação deve ser feita segundo as indicações do Serviço de Avisos ou com base no voo dos adultos capturados em armadilha sexual. A aplicação deve ser feita a partir do desenvolvimento do voo dos adultos para atingir os ovos postos e repetir, se necessário, em função da duração do voo dos adultos e das posturas. É fundamental intervir sobre a 1ª geração da Anársia e ter em linha de conta a acção que Alsystin Max tem sobre a Cydia molesta.

Quando a aplicação se faz com aparelhos de médio ou baixo volume (turbinas ou atomizadores), a concentração de emprego deve ser aumentada por forma a que a dose de produto por hectare seja igual à do alto volume.

O intervalo de segurança que medeia entre a última aplicação e a colheita dos frutos é de 14 dias em pessegueiro e 28 dias em macieira e pereira, não efectuando mais de 3 aplicações por campanha.

A recomendação para o combate ao bichado das pomóideas tendo em conta as características das soluções disponíveis passa, necessariamente, pela alternância e adequado posicionamento, com a 1ª geração a ser combatida com Alsystin Max (ISQ) aplicado antes do início das posturas para o controlo dos ovos, seguindo-se tratamentos com Calypso (CNI) ou Runner (MAC) para o controlo simultâneo de ovos e primeiros estádios das larvas.

A nova formulação de Alsystin Max alia eficácia e duração de acção, economia e comodidade de forma a maximizar os benefícios para o fruticultor que está de olhos no voo.