Notícias

Decis Expert: a sua decisão, o seu êxito!

07/05/2009

O mundo da protecção das plantas encontra-se em constante mudança. Algumas destas alterações têm vindo a afectar fortemente o segmento dos insecticidas, por um lado devido ao processo de avaliação e retirada do mercado de substâncias activas, por outro devido ao aumento da importância da cadeia alimentar e da qualidade dos alimentos.

Os piretróides, em particular o Decis, têm fortes atributos que têm permitido superar em parte estes desafios:

Decis continua a garantir a segurança e o êxito dos agricultores em todo o mundo. Decis assegura um rápido e flexível controlo das principais pragas em mais de 300 culturas. Decis representa a melhor combinação custo-benefício na protecção das plantas e o respeito pelos utilizadores, consumidores e ambiente.

Decis Expert é um novo insecticida piretróide, de contacto e ingestão, indicado para as culturas do milho, cereais e beterraba, culturas extensivas para as quais está bastante adaptado devido à sua inovadora formulação mais concentrada. Apresenta-se no mercado numa formulação EC – concentrado para emulsão, com um avançado sistema solvente de baixa toxicidade e impacto ambiental, com 100 g/litro de deltametrina.

Quimicamente, a deltametrina é um insecticida piretróide de síntese. Actua por contacto e ingestão. Não tem acção de vapor nem acção sistémica. Actua a doses de substância activa muito baixas, com pouca actividade residual, mas com algum efeito repulsivo.

O seu modo de acção afecta o sistema nervoso dos insectos despolarizando a membrana dos neurónios, ao nível dos canais de sódio, bloqueando a transmissão dos impulsos nervosos. Numa primeira fase é letal para as formas móveis com uma forte acção de choque e, à medida que se degrada, passa a ser repulsivo para os adultos. A sua actividade residual tem a duração de 7 a 15 dias.

A deltametrina tem lipofilidade elevada, o que permite um contacto estreito com a camada lipofílica da cutícula dos insectos. A substância activa não é degradada com rapidez suficiente pelos sistemas enzimáticos dos insectos pelo que as larvas tratadas morrem ao fim de algumas horas.

Decis Expert tem baixa toxicidade oral e cutânea para animais de sangue quente.

A deltametrina é uma molécula que se degrada rapidamente no solo em condições de campo. Tem baixa solubilidade em água e uma forte capacidade de adsorção ás partículas do solo, podendo ser considerada como imóvel no solo. O risco para as águas superficiais por lexiviação é negligível. Na água ou em ambiente aquático dissipa-se rapidamente. É fotodegradável na presença da luz e é rapidamente adsorvida pelos colóides e materiais em suspensão na água reduzindo deste modo o risco para os organismos aquáticos. Apresenta baixo risco ecotoxicológico, a curto e/ou longo prazo. Não apresenta risco para pequenos mamíferos e vermes do solo. A deltametrina apresenta efectivamente valores de toxicidade para a fauna aquática (peixes e pulgas de água) mas não para algas.

Decis Expert está indicado para o combate ás seguintes importantes pragas:

roscas (Agrotis spp.), pirale (Ostrinia nubilalis) e sesamia (Sesamia spp.) na cultura do milho;

afídeos (Rhopalosiphum padi, Sitobion avenae), larva-lesma (Oulema melanopus) e lagarta peluda (Ocnogyna baetica) em cereais;

afídeos (Myzus persicae, Aphis fabae, Macrosiphum euphorbiae), nóctuas (Agrotis spp.e Spodoptera spp.) e mosca (Pegomya betae) da beterraba.

A dose de emprego varia entre 63 – 125 ml/ha, devendo ser aplicado no início dos ataques em aplicação foliar, com um volume de calda de 400 l/ha. No caso do combate às nóctuas a aplicação deve ser efectuada ao fim da tarde.

Decis Expert em resumo:

Nova formulação mais concentrada com um avançado sistema solvente
Baixa dose de aplicação
A substância activa fica imediata e totalmente disponível
Formam-se rapidamente sedimentos em película que fazem uma cobertura uniforme das superfícies
Adere fortemente à superfície das plantas e das pragas
Rápida penetração e forte efeito de choque
Resistência à chuva/lavagem
Actividade residual
Efeito repulsivo
Excelente relação custo-benefício

Decis Expert encontra-se desde já disponível na distribuição da Bayer CropScience em embalagens adaptadas ao tratamento das referidas culturas extensivas: 1 litro (permite tratar até 8 ha) e 5 litros (permite tratar até 40 ha).

Escolha Decis Expert. Escolha o êxito!