Notícias

Fórum Tomate 2009

24/07/2009
Fórum Tomate 2009

Da produção ao consumo: Uma parceria estratégica

A Bayer CropScience (BCS) promoveu no passado dia 18 de Março, na Casa Cadaval de Muge (Ribatejo), o Fórum Tomate.

Sob o lema "Da produção ao consumo: Uma parceria estratégica", o encontro teve como objectivo debater todas as questões relacionadas com o sector da cultura do tomate em Portugal e apresentar as soluções da Bayer CS para a cultura, com especial destaque para os fungicidas Melody e Melody cobre para o míldio do Tomate.

Esta iniciativa "Fórum Tomate" foi dirigida a toda a fileira de produção da cultura, estando presentes cerca de 150 pessoas entre representantes das organizações de produtores (técnicos e produtores), FNOP, da indústria de concentrado e os distribuidores da companhia.

"O tomate constitui uma cultura agro-industrial extremamente importante para Portugal. Existem cerca de 16.000 hectares para indústria, sobretudo para a produção de concentrado, da qual cerca de 90% são exportados. Neste sentido, há que apoiar toda a fileira de produção para garantir a competitividade do sector a nível internacional. O Fórum Tomate pretende ser um espaço de reflexão de toda a problemática envolvente", referiu Hans-Joachim Wegfahrt, Director-Geral da BCS Portugal.

Este Fórum Tomate contou com a participação de vários oradores nacionais e internacionais que abordaram várias áreas relacionadas com a cultura desde a produção ao consumo. Os temas apresentados e os respectivos oradores foram os seguintes:

A cultura do tomate de indústria no mundo: Uma breve caracterização, as suas interfaces e perspectivas-Eng.º José Carlos Correia (Nextera Lda.)

Os Limites Máximos de Resíduos (LMR) / Tolerâncias de Importação (determinar, avaliar, conciliar)-Eng.º Agosti Soler (BCS Espanha)

Melody / Melody Cobre um novo suporte na defesa fitossanitária da cultura do tomate-Eng.º Luís Antunes (BCS Portugal)

Food Chain, a nossa contribuição consciente-Eng.ª Maria do Carmo Romeiras (BCS Portugal)

Soluções da Bayer CS em Tomate-Eng.º Jorge Matias (BCS Portugal)

Portugal está entre os maiores produtores mundiais de tomate. Nos últimos três anos, processou uma média de cerca de 1 milhão toneladas/ano, o que representa cerca de 11,5%, da produção europeia, e 3,7%, do total mundial. Existem cerca de 500 Produtores com uma área média de 20 ha / exploração, sendo a produtividade por hectare a 2ª maior do mundo , com cerca de 80 T/ha. O Ribatejo é a principal região produtora nacional, especialmente para indústria. As searas são cultivadas nos solos ricos de aluvião, a maioria localizados nas margens do rio Tejo e ao longo do rio Soraia. O clima ribatejano é ideal, com Verões secos e chuvas só em algumas Primaveras.