Notícias

Teldor: a protecção contra a podridão cinzenta da videira

18/07/2011
Teldor: a protecção contra a podridão cinzenta da videira

Teldor é um fungicida específico no controlo da podridão cinzenta (Botrytis cinera) em vinha, tomate, morango e alface.

TELDOR é um fungicida translaminar de acção preventiva, constituído por fenehexamina, uma substância activa pertencente à família química das hidrozianilidas. Após a aplicação é rapidamente absorvido pela cutícula da planta, formando uma camada fungicida na superfície do vegetal.

TELDOR inibe o crescimento e desenvolvimento do tubo germinativo e do micélio do fungo, evitando a sua penetração nos tecidos vegetais. Revela excelente estabilidade à chuva e a sua actividade é independente da temperatura, o que lhe proporciona uma longa persistência de acção.

TELDORé um fungicida ideal para uma estratégia anti-resistência, que devido à sua acção não apresenta resistências cruzadas com outros fungicidas anti-Botrytis.

TELDORdeverá ser aplicado preventivamente. Em programas de tratamentos não aplicar este produto mais do que duas vezes por campanha, recorrendo à alternância com outros fungicidas de modo de acção diferente.

TELDOR reduz a secreção de enzimas prejudiciais para o vinho, como a lacase e a formação de glucanos, que dificultariam a filtragem.

TELDOR apresenta perfil toxicológico e ecotoxicológico favorável, não é tóxico para abelhas e respeita a fauna auxiliar sendo recomendado em programas de protecção integrada.

ESTRATÉGIA RACIONAL DE PROTECÇÃO CONTRA A PODRIDÃO CINZENTA DA VIDEIRA