Notícias

RHODAX FLASH: a solução da escoriose!

14/03/2014
RHODAX FLASH: a solução da escoriose!

Durante o Outono-Inverno pode observar-se em torno das zonas necrosadas da base ou nos primeiros entre-nós dos sarmentos

Sintomas da Escoriose

Durante o Outono-Inverno pode observar-se em torno das zonas necrosadas da base ou nos primeiros entre-nós dos sarmentos, um esbranquiçamento com pequenos pontos negros (picnídios). As chuvas da Primavera, levam à projecção de esporos pelos picnídeos presentes na madeira velha contaminada, infectando os gomos basais durante o seu abrolhamento. No final da Primavera ou no Verão, formam-se necroses acastanhadas deprimidas, em forma de fuso, seguindo a direcção do eixo dos sarmentos e tornando-se progressivamente confl uentes, formando crostas superficiais negras bem individualizadas e lesões extensas, castanhas, comestrias perpendiculares de aspecto encortiçado.

As folhas podem ficar com o limbo deformado e com lesões punctiformes necrosadas, rodeadas de um halo amarelo e pequenas necroses nas nervuras principais, que também podem observar-se no ráquis e pedicelos dos cachos. Quando a parte afectada corresponde à zona de inserção do sarmento, estes quebram, como consequência da sua menor resistência mecânica ao choque e ao vento. A escoriose enfraquece a videira, condicionando a futura colheita.

A Escoriose Necessita de Tratamento Específico

A videira é particularmente sensível à contaminação pelo fungo responsável pela escoriose no período entre os estados fenológicos C (ponta verde) e D (saída das folhas), até ao E (folhas livres), isto é, num momento muito preciso e determinado. No início da eclosão dos gomos sensíveis (estados C e D) a escoriose necessita de um tratamento muito específico, já que não coincide com nenhum outro nessa época. Os gomos da videira não se encontram todos simultaneamente no mesmo estado de desenvolvimento.

Por esta razão, os fungicidas de contacto, necessitam de 2 tratamentos consecutivos e vigilância atenta durante um grande período seguindo a evolução do abrolhamento dos gomos, para realizar os tratamentos quando estes alcançam sucessivamente o estado de maior susceptibilidade. O gomo abrolhado a partir do estado D é extremamente receptivo a todos os agentes externos, tanto à contaminação, como à absorção de um produto sistémico.

RHODAX FLASH é o fungicida que através de acção sistémica e de contacto, altamente efi cazes contra a escoriose, permite lutar muito activamente contra esta doença com apenas 1 tratamento efectuado num momento muito preciso: quando 30% a 40% dos gomos da base dos sarmentos tenham alcançado o estado D, tendo os mais adiantados 1 a 2 cm de comprimento.


RHODAX FLASH permite ter protegidos todos os gomos durante o período de maior sensibilidade, graças à sua longa persistência, assegurada pela sua acção sistémica sem necessidade de uma permanente vigilância das cepas. Ao aplicar RHODAX FLASH no estado D, de folhas separadas mas não expandidas, consegue-se com apenas 1 tratamento resultados equivalentes ou superiores aos obtidos com 2 tratamentos utilizando outros fungicidas anti-escoriose. No caso de o abrolhamento ocorrer de forma irregular, devido à existência de diferentes castas, exposições solares ou datas de poda, o momento ideal de tratamento pode não coincidir na parcela ou entre parcelas, pelo que deverá ser efectuado um segundo tratamento, até que os rebentos tenham um comprimento que não ultrapasse os 5 cm.

Dose de Aplicação

RHODAX FLASH deve utilizar-se na dose de 1,5 kg/ha, com o volume de calda necessário para assegurar a correcta cobertura dos gomos, através da pulverização.