Notícias

Flint Plus: A nova confiança no controlo do pedrado!

15/07/2011, Avelino Balsinha - Gestor Produto
Flint Plus: A nova confiança no controlo do pedrado!

O pedrado é a doença mais importante das pomóideas. O fungicida FLINT PLUS da Bayer CropScience estabelece um novo padrão no controlo dos fungos causadores do pedrado (Venturia spp.).

O pedrado é a doença mais importante das pomóideas. O fungicida FLINT PLUS da Bayer CropScience estabelece um novo padrão no controlo dos fungos causadores do pedrado (Venturia spp.). Adicionalmente também é muito eficaz contra um largo espectro de outras doenças.

As manchas de pedrado não prejudicam unicamente a qualidade da colheita. De facto, as repetidas infecções podem desfoliar a árvore, inibindo significativamente o seu crescimento. A grande capacidade de multiplicação do fungo do pedrado significa que as infecções são uma ameaça desde o início do período de crescimento vegetativo até à colheita.

FLINT PLUS, o novo fungicida da Bayer, já provou ser altamente eficaz contra estes fungos, tanto em ensaios, como na prática. FLINT PLUS está disponível sob a forma de grânulos dispersíveis. As substâncias activas que entram na composição são a trifloxistrobina, uma estrobilurina da segunda geração e a captana, com modo de acção multi-site.
A trifloxistrobina é bem conhecida pelas suas propriedades mesostémicas: tem forte afinidade para as superfícies vegetais o que significa que após entrar na camada cerosa aí permanece por um longo período de tempo, formando um depósito de grande resistência à lavagem. Através do processo de redistribuição translaminar no interior da folha e à superfície na fase gasosa, proporciona uma barreira de protecção fungicida para toda a planta. A captana é um puro preventivo que actua por contacto e apresenta um baixo risco de resistência.

FLINT PLUS inibe principalmente os primeiros estádios de desenvolvimento do ciclo de vida do fungo. As aplicações devem portanto ser precoces e preventivas (durante o principal período de infecção nos períodos pré-florais e em plena floração). Porque os últimos estádios (desenvolvimento subcuticular do estroma) do ciclo de infecção do fungo do pedrado também são controlados, existe uma grande flexibilidade quanto ao momento de aplicação do fungicida. Durante o principal período de infecção o intervalo recomendado entre aplicações é de 10 dias; quando usado mais tarde, ou a pressão de infecção for baixa, o intervalo pode ser ampliado para 12 dias.

FLINT PLUS possibilitará ainda o controlo simultâneo de outras doenças, como é o caso do oídio em macieira (Podosphaera leucotricha) ou a estenfiliose em pereira (Stemphyllium spp.), beneficiando assim o fruticultor do eventual controlo destas duas importantes doenças das pomóideas. Para além destas, FLINT PLUS apresenta uma acção significativa sobre muitas outras doenças economicamente importantes, como a alternariose (Alternaria mali).

FLINT PLUS também é particularmente útil na redução da incidência das doenças de conservação (ex. Gloeosporium spp.) e na melhoria do acabamento do fruto, apresentando uma excelente selectividade para as folhas, contribuindo para a melhoria da qualidade interior dos frutos.

FLINT PLUS possibilita ainda uma gestão de resistências efectiva, responsável e fácil ao combinar na sua formulação, substâncias com diferentes modos de acção no combate aos fungos causadores de doenças nos pomares.

FLINT PLUS apresenta igualmente efeitos benéficos na produção e qualidade de folhas e frutos, conferindo uma maior tolerância ao stress hídrico e um melhor aproveitamento do cálcio.

FLINT PLUS será um dos fungicidas fundamentais a integrar em futuras estratégias de controlo do pedrado nos frutos e folhas, pela sua actividade robusta e fiável contra esta doença, a economicamente mais gravosa dos nossos pomares de macieira e pereira.

FLINT PLUS combina uma estrobilurina e um fungicida de contacto pela primeira vez, possibilitando um excelente retorno do investimento ao apresentar um preço melhor do que a compra delas em separado.

Finalmente, a robustez da sua eficácia e o preço competitivo tornam FLINT PLUS economicamente atractivo para o fruticultor!