Notícias

PROFILER:Eficácia, Persistência e Inovação contra o míldio da videira

05/04/2012
PROFILER:Eficácia, Persistência e Inovação contra o míldio da videira

Profiler para que todos os viticultores possam ter mais noites de sono tranquilo já a partir deste ano!

Eficácia, Persistência e Inovação contra o míldio da videira são a receita do novo fungicida da Bayer CS, PROFILER, para que todos os viticultores possam ter mais noites de sono tranquilo já a partir deste ano!

A investigação com vista a encontrar novas soluções, novas famílias químicas, com novos modos de acção, contra as principais doenças e pragas das culturas, configura-se como uma prioridade no sentido de contrariar a capacidade de criação de resistências. Nesta linha, a Bayer CS apresenta-se na vanguarda sendo a empresa que mais solução tem disponibilizado ao agricultor.

PROFILER é o grande lançamento da Bayer CS contra o míldio da videira na campanha que se avizinha. Alia uma substância activa da BCS, com história e com futuro, o fosetil-Al (fosfonato), a uma nova e inovadora substância activa: a fluopicolida (benzamida) – já com presente e com um futuro muito promissor!


Fluopicolida - Modo de acção e actividade biológica

A fluopicolida apresenta um modo de acção absolutamente inovador e único. Por esta razão, a FRAC (Fungicide Resistance Action Committee, entidade que zela pela monitorização da eficácia dos fungicidas bem como pelas boas praticas conducentes à sua maior efectividade) criou um novo grupo (FRAC 43) para tipificar este modo de acção, no qual a fluopicolida é a única substância activa presente.

A acção da fluopicolida faz-se sentir na membrana celular, mais concretamente ao nível das Proteínas tipo Spectrina, promovendo a sua deslocalização da periferia da célula para o citoplasma. Estas proteínas fazem a ponte entre a membrana plasmática e a componente actina do cito-esqueleto e, função da referida deslocalização, promovem uma desorganização interna da célula do fungo e o seu consequente colapso.

A fluopicolida tem um efeito efectivo em diferentes fases do desenvolvimento do fungo como sejam, a libertação e mobilidade dos zoósporos, na sua germinação, bem como no crescimento do micélio e, ainda, durante a esporulação. De salientar que esta acção se verifica alguns minutos após a sua aplicação. Particularizando o caso dos zoósporos, verifica-se a sua imobilização em poucos segundos após a aplicação da fluopicolida e, após alguns momentos, ocorre uma “explosão” com completa lise celular.

A fluopicolida, sob o ponto de vista biológico, possui uma actividade preventiva, curativa e anti-esporulante, sendo, contudo, a actividade prevalente a preventiva.


PROFILER - sinergia perfeita entre duas substâncias activas não de contacto

Às características da fluopicolida, PROFILER associa as já conhecidas características do Fosetil-Al que actua por duas vias: a estimulação das defesas naturais da planta e pela inibição da germinação dos esporos ou bloqueio do desenvolvimento do micélio. Desta forma, ocorre um notável efeito sinérgico entre estas duas substâncias, incrementando ainda mais a capacidade preventiva.

O PROFILER é, desta forma, o primeiro fungicida a associar uma substância activa sistémica, o fosetil-Al, a uma não de contacto, a fluopicolida. À sistemia ascendente descendente do Fosetil-Al, PROFILER acrescenta ainda uma sistemia ascendente e uma acção translaminar por via da fluopicolida que dotam este produto duma notável mobilidade dentro dos tecidos da planta o que garante uma protecção eficaz nos períodos de maior crescimento da planta e de maior sensibilidade ao míldio. Desta forma, PROFILER apresenta uma sistemia tripla e uma acção translaminar.


Posisionamento do PROFILER numa estratégia anti-míldio

Sob ponto de vista fenológico, PROFILER pode ser aplicado praticamente em qualquer altura do ciclo da vinha. É importante salientar que tem um intervalo de segurança de 28 dias, sendo, notoriamente, pequeno quando comparado com a generalidade dos anti-míldios. Esta característica permite posicioná-lo mais tardiamente.

Contudo, olhando às suas características e às particularidades climatológicas e epidemiológicas registadas no nosso país, parece-nos que o melhor posicionamento para este produto deverá ser entre as inflorescências separadas e o bago de ervilha, momento em que, geralmente, corresponde o período de maior sensibilidade à doença.

Assim, quando os crescimentos são mais activos, consegue-se maximizar a longa persistência do produto bem como a sistemia tripla e acção translaminar, tendo uma protecção completa dos cachos e folhas.

Neste sentido, PROFILER poderá, ou não, ser antecedido da aplicação dum anti-míldio como o Rhodax Flash ou o Mikal M. Da mesma forma, após aplicações de PROFILER poderá ter lugar a aplicação de anti-míldios da "família" Melody ou Milraz.

Em anos em que a climatologia dos meses de Inverno faça prever um risco acrescido de infecções precoces, poderá ser oportuno começar com um tratamento de Rhodax Flash, seguir com um Melody ou um Melody Super e, depois sim, entrar numa série de tratamentos de PROFILER. Isto porque, como se referiu, Profiler deve ser sempre ser utilizado como preventivo.

Para além da eficácia, persistência de acção, e da marcada sistemia, a alternância num programa de tratamentos anti-míldio com um fungicida como o PROFILER constitui uma grande mais valia numa estratégia anti-resistências contra o míldio da videira.


Bom Perfil Ambiental

Tem um perfil toxicológico e ecotoxicológico favorável e constitui, pelo seu inédito e inovador modo de acção, um fungicida com muito interesse para ser utilizado em alternativa com outras famílias de fungicidas. Está incluído nas listas oficiais de Protecção Integrada, podendo ser utilizado 3 vezes por campanha.


Qualidade das Uvas e Vinhos

Pelo facto de não ter nenhuma substância de contacto na sua composição, o PROFILER pode ser considerado um produto "obrigatório" em qualquer estratégia anti-míldio em vinhas de uva de mesa. Esta baixa residualidade constitui, naturalmente, também uma vantagem no que à uva para vinho se refere.

PROFILER provou não ter qualquer influência negativa nos processos enológicos nem nas qualidades organolépticas dos vinhos. Está suportado para os mais exigentes mercados de vinho.


Características:

APV: 4012 concedida pela DGADR

Formulação: Grânulos dispersíveis em água WG com 4,4% de Fluopicolida e 66,7% de Fosetil-Al

Grupo Químico: Benzamida e Fosfonato

Classificação Toxicológica, Ecotoxicológica e Ambiental: Xi; N

Embalagens: 250 g e 10 Kg

Concentração (Dose): 250g/ha (2,5Kg/ha)

Persistência de acção: 14 dias

Intervalo de Segurança: 28 dias

Nº Máximo aplicações: 3

PI:Autorizado