Notícias

Volare: a nova e definitiva protecção da batateira!

05/01/2010
Volare: a nova e definitiva protecção da batateira!

A crescente pressão das infecções de Phytophthora infestans (míldio da batateira) estimulou a investigação científica para a pesquisa de novas tecnologias de controlo das doenças. Com a fluopicolida, a Bayer CropScience desenvolveu uma substância activa promissora para uma nova geração de produtos de controlo do míldio da batateira. Esta substância moderna proporciona uma forma inovadora de controlo da doença, com uma acção prolongada no tempo.

A fluopicolida é a primeira substância activa pertencente ao novo grupo químico das benzamidas piridinas. Possui um novo modo de acção que lhe permite proporcionar um controlo efectivo e sustentável do míldio, agindo sobre todos os estádios importantes do ciclo de vida deste fungo patogénico. Inibe ambas as formas de germinação, directa e indirecta de esporos e esporângios, bem como a reprodução sexuada do fungo patogénico.

A fluopicolida é uma substância activa com propriedades translaminares, que lhe permite após uma aplicação na página superior de uma folha, translocar a substância activa desde a superfície foliar, através do interior dos tecidos vegetais até ao lado oposto da folha, proporcionando uma protecção completa dessas mesmas folhas. Se for aplicado à base da folha ou pecíolo, a substância activa distribui-se no sentido ascendente. Esta propriedade significa que é capaz de proteger os novos crescimentos que se desenvolvem entre sucessivas aplicações.

A substância fluopicolida está a ser lançada em Portugal pela primeira vez, numa mistura líquida com propamocarbe, para utilização fácil e cómoda em batata, sob a marca de VOLARE.

As duas substâncias activas, fluopicolida e propamocarbe complementam-se na perfeição, oferecendo ao agricultor uma ferramenta efectiva para que se evite o desenvolvimento de resistências. Volare pode também ser utilizado contra estirpes de míldio que sejam resistentes a outros fungicidas anti-míldio.

Os ensaios de campo e o sucesso da utilização desta solução anti-míldio nas mais variadas partes do mundo, demonstram a robustez e o elevadíssimo nível de actividade do VOLARE contra infecções de míldio (Phytophthora infestans) em folhas, caules e tubérculos. Também está claramente demonstrada a durabilidade da protecção conferida por VOLARE . Graças ao seu perfil ambiental favorável, Volare está perfeitamente adaptado à utilização em programas de produção integrada e será sempre um produto fundamental para todos os parceiros da cadeia alimentar.

A Bayer CropScience está a desenvolver esta solução também para outras culturas hortícolas, para que a protecção perfeita esteja ao alcance de outros vegetais.