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Entrevista João Vila Maior

11/01/2010
Entrevista João Vila Maior
Engº João Vila Maior; BCS; Gestor de produto

A Bayer é uma empresa que tem o mundo como fronteira!



Como surgiu a oportunidade de ingressar na BCS Portugal?

Bem, o contacto inicial foi através do Luís Antunes (Director de Marketing) que me sondou para avaliar o eventual interesse em desempenhar as funções de Product Manager na companhia. A partir daí, com o desejo de ambas as partes, foi muito fácil chegar a bom porto.

A BAYER CROPSCIENCE

Quais foram os primeiros pensamentos que teve após a confirmação de que ia integrar a equipa BCS?

Obviamente, fiquei muito feliz. Encaro esta aventura profissional como uma oportunidade de renascer e ter uma nova fase "logarítmica" na minha carreira. Além de ser um projecto muito motivante, é um desafio enorme e que vem na altura certa da minha vida. Era agora ou nunca!

É como se estivesse a viver um sonho?

Em parte sim. Mas é importante referir que gostava muito do meu trabalho anterior. Foram 13 anos de intenso crescimento pessoal e técnico e, durante os quais, aprendi bastante. Contudo, como é natural, a etapa de progressão sustentada tinha terminado e estava numa fase de alguma estabilização. Este desafio, como referi, vem na altura certa.

Que percepção tinha do Grupo Bayer antes de integrá-lo?

A ideia que o comum dos mortais tem: que é uma empresa à escala global, com uma área de negócio muito vasta, uma cultura de rigor ultra exigente e um enfoque permanente na investigação e inovação.

Quais são os seus objectivos profissionais enquanto colaborador da BCS Portugal?

Primeiro quero conhecer os cantos à casa. Isto é, analisar bem todo o portfólio de produtos e informação de mercado disponível e, depois, fazer trabalho de campo junto dos clientes, sejam distribuidores, sejam viticultores.

Concluída esta fase inicial, é só enquadrar-me nos hábitos da empresa, inovar com a proposta de novas rotinas que sejam benéficas e, claro, acrescentar valor à empresa. Foi para isso que me contrataram.

Quais as vantagens competitivas de um profissional da BCS Portugal?

Antes de tudo a marca! O nome Bayer tem uma força extraordinária. É das marcas mais poderosas do mundo. Trabalhar nesta casa é um privilégio inquietante... um privilégio porque, como referi, é das empresas mais reputadas a nível internacional e, por outro lado, quem integra este universo tem de estar consciente dos padrões de exigência. Da minha parte, sinto uma obrigatoriedade de me superar constantemente de forma a responder aos desafios vindouros.

Qual a maior ambição ou desejo nesta altura?

A curto prazo é ser útil à organização, ou seja, conseguir que o meu trabalho tenha reflexo nos resultados globais da empresa. A médio/longo prazo que a minha prestação possa, de alguma forma, ser reconhecida por colegas além/fronteiras. Afinal, a BCS é uma organização que tem o mundo como fronteira!

GAMA BAYER CS E A CULTURA DA VINHA

Quais são as mais valias da gama Bayer CS para a cultura da vinha?

A gama da Bayer CS para a vinha é muito completa e competitiva. Completa porque, para além de abranger, com grande eficácia, os principais inimigos da cultura, entre doenças e pragas, permite fazê-lo de forma sustentada numa óptica ambiental e da gestão das resistências, isto é, conta com uma série de produtos que aliam à elevada eficácia modos de acção muito distintos. Competitiva porque, pelas suas virtudes, apresenta uma relação Preço/Qualidade imbatíveis.

Queres falar-nos dessa promessa de "Mais Noites de Sono Tranquilo", o novo fungicida da Bayer CS para a cultura da vinha Profiler?

Aí está mais uma “arma” contra o míldio, fruto da investigação Bayer CS que vem na linha do que dizia. Profiler acrescenta, a uma excelente gama anti-míldio, um novo modo de acção completamente inovador. Para além disso, Profiler compreende ainda uma série de outras inovações. Começa por ter uma nova substância activa, a Fluopicolida, com um novo modo de acção, uma sistemia tripla e acção translaminar. Trata-se do primeiro fungicida a associar a uma substância activa sistémica, o fosetil-al, uma não de contacto, a fluopicolida. Com isto, Profiler confere uma protecção completa, tanto dos cachos como das folhas, tem um período de acção muito prolongado, daí as "Mais Noites de Sono Tranquilo", configurando-se como o produto ideal para proteger a vinha no período de maior sensibilidade à doença.

Por tudo isto, é um privilégio ter o Profiler como o primeiro produto que irei lançar. Penso que virá a ser produto referência na luta contra o míldio da videira por muitos e bons anos! - Uma "verdadeira dor de cabeça para o míldio" que representará "Muitas Noites de Sono Tranquilo para o Viticultor".

Podem os viticultores contar com a oferta de novas soluções da companhia para os próximos anos além do Profiler? Quais?

Como sabes, a Bayer CS, é, há muitos anos a esta parte, a empresa, que mais soluções, tem vindo a lançar no mercado. Não quero, nem devo particularizar, mas posso assegurar que os próximos anos trarão novas e boas soluções contra o oídio, a podridão, a cochonilha e controle de infestantes – What else!

Bayer CS lançou em 2006 o Clube Bayvitis, para o sector da Vinha. Quais as principais vantagens deste Clube para os viticultores?

Perdoa-me a falsa modéstia! Mas acho que sou o colaborador da BCS melhor posicionado para falar das vantagens de ser membro do Clube Bayvitis. Por uma razão simples: até há uns meses atrás era membro do Clube! Resumidamente, posso dizer que ser membro do Clube Bayvitis é fazer parte dum grupo de elite que beneficia de estar próximo das melhores soluções, com acesso fácil a referências mundiais em diferentes áreas de investigação e duma série de serviços à medida das necessidades do viticultor.

Através dum sistema de capitalização de pontos os membros do Clube têm acesso a uma série de produtos e serviços negociados com parceiros da BCS. Este sistema de pontos representa mais um incentivo em trabalhar com produtos Bayer que resulta num claro e objectivo desconto das nossas referências.

Acompanhas-te recentemente, um grupo de membros do Clube Bayvitis numa visita ao Chile, englobada no âmbito do projecto conhecer viajando pelas Vinhas de referência do Mundo. Queres partilhar connosco um pouco dessa experiência de contacto com a viticultura chilena?

Este ano fui ao Chile já com a camisola Bayer vestida, mais concretamente, com a camisola "Profiler". No ano passado tive o privilégio de ir à Toscânia como membro do Clube Bayvitis. Em 2010, se tudo correr bem, iremos à África do Sul, a Cape Town. O que te posso dizer é que estas visitas, mais que experiências, constituem memórias: memórias de experiências inesquecíveis. Com efeito, nestas viagens abrem-nos as portas às maiores empresas e centros de investigação, conhecemos os técnicos “seniores”, trocam-se experiência e conhecimentos. Estabelecem-se contactos e aprende-se muito.

Relativamente à Viticultura Chilena o que te posso dizer é que é uma realidade completamente distinta da nossa, numa outra escala … quando se fala duma vinha é comum falar-se de pelo menos um milhar de hectares! Uma viticultura com outras oportunidades, com outras ameaças, outras pragas outras doenças… outras técnicas – permitiu aprender para aplicar cá mas também percebemos que em muitas áreas também fazemos muito bem feito.