Notícias

CONFERÊNCIA ANUAL BCS 2009

13/01/2010
CONFERÊNCIA ANUAL BCS 2009
Equipa Bayer CropScience e Environmental Science

A Bayer Cropscience realizou de 22 a 24 de Outubro no Regency Palace Hotel no Funchal a Conferência Anual 2009.


Esta conferência anual, que contou com a participação de toda a equipa da Bayer Cropscience e Environmental Science em Portugal, num total de cerca de 40 colaboradores, teve como propósito efectuar o balanço das actividades e dos resultados alcançados pela empresa em 2009 e lançar os grandes objectivos e as principais linhas estratégicas para 2010.

Em 2010 quer a estratégia, quer as politicas a implementar pelas diferentes áreas da companhia terão um denominador comum: Inovação.

Inovação ao nível dos produtos, inovação na análise da legislação sectorial, inovação ao nível dos projectos, inovação na formação e inovação ao nível dos suportes, corporizando a filosofia da Bayer Cropscience de: Inovação em tudo o que fazemos!

BAYER CROPSCIENCE

Inovação em tudo o que fazemos: Produtos

Na área dos produtos, 2010, será um ano “vintage”, repleto de soluções inovadoras, soluções eficazes para alguns dos principais problemas fitossanitários das culturas, mas também selectivas para os organismos auxiliares, o homem e o meio ambiente. Neste contexto estão previstos sete novos lançamentos dos quais cinco já se encontram homologados, a saber:

Profiler: Fungicida na formulação de grânulos díspersiveis em água (WG) com 4,4% de fluopicolide e 66,7% de fosetil-Al para o míldio da Vinha.

Flint Plus: Fungicida na formulação de grânulos díspersiveis em água (WG) com 60% (p/p) de captana e 4% (p/p) de trifloxistrobina para pedrado e estenfiliose em Pereiras e Macieiras.

Volare: Fungicida na formulação de suspensão concentrada (SC) com 62,5 g/l de fluopicolida e 525 g/l de propamocarbe (sob a forma de hidrocloreto) para o míldio da Batateira .

Totril: Herbicida na formulação de concentrado para emulsão (EC) com 225 g/l ioxinil para infestantes anuais dicotiledóneas da cultura da cebola.

Em processo final de homologação ou de aprovação final do rótulo encontram-se o fungicida Prosaro (EC com 125 g/l de protioconazol e 125 g/l de tebuconazol) para as principais doenças dos cereais (Ferrugens, oídio, septoriose, rincosporiose, helmintosporiose e fusariose da espiga; o fungicida cúprico de superfície Flowbrix (SC com 380g/l de Oxicloreto de cobre) para o controle de doenças em diversas culturas e ainda o insecticida Coragen.

Este insecticida Coragen (SC com 200g/l de Rynaxypyr), fruto de um acordo de distribuição para Portugal, entre a Bayer CS e a Dupont, empresa detentora do produto, é o primeiro insecticida pertencente a uma nova família química, as diamidas antranílicas, e destina-se ao controlo eficaz da quase totalidade dos lepidópteros economicamente relevantes em diversas culturas como Vinha, Batata, Pomóideas, Prunóideas e Hortícolas.

INOVAÇÃO EM TUDO O FAZEMOS: LEGISLAÇÃO SECTORIAL

Na componente legislativa foram analisadas e discutidas as alterações na legislação que enquadra a homologação de produtos fitofarmacêuticos (Directiva 91/414) e as grandes linhas da "nova regulamentação" e as suas consequências sobre o sector da protecção das culturas.

Em termos gerais a partir do final de 2009, a Directiva 91/414 decorre em paralelo com a «Nova Regulamentação» (medidas de transição para a retirada de substâncias activas…)

Até à total entrada em vigor da Nova Legislação (Maio de 2011) as substâncias activas novas serão submetidas de acordo com a nova regulamentação mas sob condições específicas de transição

A partir de Maio de 2011, a submissão das substâncias activas novas será feita apenas exclusivamente de acordo com a nova legislação as substância activas re-submetidas e baseadas na regulamentação 33/2008 (retirada voluntária) serão avaliadas segundo a directiva 91/414.

Como conclusão final, este novo regulamento é, em conjunto com a Directiva do Uso Sustentável, mais restritiva para a actividade. Prevendo-se ser cada vez mais exigente homologar um pesticida e mesmo que após a homologação existe o risco de este ser retirado do mercado, por causa do critério de substituição.

Todas as AV’s actuais são válidas por 10 anos. Ao fim desses 10 anos são sujeitas a uma nova reavaliação e todas, neste caso, serão avaliadas à luz dos princípios do novo regulamento. Se houve finalidades que "caíram" da passagem de APV para AV, na reavaliação das AV muitos usos irão certamente "cair".

INOVAÇÃO EM TUDO O QUE FAZEMOS: PROJECTOS

Para 2010 a companhia tem previsto a consolidação e o lançamento de diversos projectos, dos quais salientaríamos:

Clubes Bayer: o lançamento nos últimos quatro anos dos clubes Bayvitis (vitivinicultores) Bayfruta (fruticultores) e Fidélis Plus (revendedores), é francamente positivo e traduz o incremento no relacionamento entre os diversos parceiros/membros e a Bayer CS em áreas como a transferência de conhecimentos, a oferta de soluções, serviços e suportes personalizados ou na área comercial, através dos programas de incentivo desenhados há medida.
Como corolário desta relação de parceria os clubes Bayer contam, hoje em dia com mais de 1000 membros e para 2010, na área Environmental Science, anuncia-se um novo clube, o Baypremium destinado aos parceiros do sector profissional de pragas.

Projecto Janus: o êxito que constituiu o lançamento nos últimos anos dos programas de incentivo clubes Bayer, deve-se em grande parte ao investimento em tempo e recursos, da parte dos parceiros distribuidores da empresa em todos os processo associado á gestão destes programas de incentivo, com especial destaque naqueles associados há creditação dos pontos obtidos pelos diversos membros dos clubes nas respectivas contas correntes. Para minorar este problema a Bayer CS irá implementar, já a partir de 2010, um projecto de Integração entre os principais sistemas de facturação dos seus distribuidores e os Programas de Incentivo dos clubes a que chamou de projecto Janus. Este projecto, consiste numa aplicação informática de integração e visa facilitar e automatizar todo os processos de adição de pontos pelos distribuidores, tem como lema: uma janela nos programas de incentivo da Bayer CS!

Phytobac: é um sistema desenvolvido pela Bayer CropScience que tem como objectivo diminuir o risco de contaminação e poluição das águas pelos efluentes fitossanitários, assim como contribuir para a diminuição dos volumes de água gastos nas operações pela divulgação das boas praticas agrícolas.

É um sistema que recolhe os efluentes resultantes das operações efectuadas numa exploração agrícola (com especial relevo os efluentes resultantes da preparação da calda, enchimento do pulverizador e lavagem das máquinas de aplicação), remove e degrada biologicamente os produtos fitofarmacêuticos e seus metabolitos. Este processo é comparável ao que acontece no solo da exploração em condições naturais.

O projecto PHYTOBAC em Portugal está em fase de desenvolvimento em colaboração com diversas entidades nacionais, PHYTOBAC vem responder às preocupações de todos no que respeita à preservação da qualidade da água, contribui para divulgação das Boas Práticas Agrícolas reflecte o compromisso da Bayer CropScience com o desenvolvimento sustentável.

Parcerias "Food Chain": a Bayer CS empresa tem estabelecido diversas parcerias com todos os agentes da cadeia alimentar (Food Chain), desde a produção á distribuição alimentar, bem como com os organismos de investigação, as universidades ou as organizações governamentais em todo o mundo. Com estas parcerias de "Food Chain" a empresa tem como objectivo possibilitar o desenvolvimento de soluções sustentáveis na área da protecção da culturas com a participação de todos os agentes envolvidos na cadeia, de forma a permitir satisfazer a satisfação dos consumidores em termos de variedade de escolha, qualidade nutricional, segurança, e economia dos produtos alimentares. Em Portugal durante 2

CONFERÊNCIA ANUAL BCS 2009
CONFERÊNCIA ANUAL BCS 2009