Notícias

PHYTOBAC

18/03/2010, Engª Maria do Carmo Romeiras-BCS
PHYTOBAC

Um sistema simples e prático para prevenir a contaminação da água!



A Bayer CropScience é uma empresa de inovação líder no mercado, consciente do seu papel determinante na sociedade está fortemente comprometida com o desenvolvimento sustentável, traduzido em todas as suas acções e actividades. Uma das áreas fundamentais é o "Product Stewardship" que tem como objectivo a garantia de segurança dos Produtos para o Homem e meio ambiente, durante todas as fases da vida dos produto, i.e., desde a fase de pesquisa até à fase após a utilização pelos agricultores.

A água é um recurso escasso ao qual nem sempre é dado o seu real valor. Numa exploração agrícola existe um número significativo de operações das quais pode resultar um efluente potencialmente contaminado, mesmo que realizadas de acordo com as Boas Práticas Agrícolas, representando um risco de poluição para o meio ambiente.

As operações com maior risco associado são o manuseamento e preparação das caldas (efluente concentrado) e a lavagem dos equipamentos de aplicação (efluente de elevado volume).

O PHYTOBAC tem como objectivo diminuir o risco de contaminação e poluição das águas pelos efluentes fitossanitários, assim como contribuir para a diminuição dos volumes de água gastos nas operações pela divulgação das boas praticas agrícolas.

PHYTOBAC:O que é?

É um dispositivo de tratamento de efluentes fitossanitários resultantes das práticas habituais nas explorações agrícolas.

Inspirado nas Biobeds suecas, este sistema foi desenvolvido em França desde 1996, actualmente registado, e amplamente difundido entre os agricultores e estando reconhecido pelo MEEDAT, Ministério do Ambiente francês, como um sistema eficaz e eficiente para a diminuição do risco de poluição pontual das águas.

PHYTOBAC: Como funciona?

Dispositivo que recolhe os efluentes remove e degrada biologicamente os produtos fitofarmacêuticos e seus metabolitos por via microbiana.

Este processo é comparável ao que acontece no solo da exploração em condições naturais, mas acrescido da possibilidade de controlo e optimização dos factores que influenciam a actividade microbiológica (humidade, ar, luz), e ainda em segurança sem risco de contaminação pois é um sistema estanque isolado do ambiente.

PHYTOBAC: Como é composto?

Por um depósito estanque de baixa profundidade, coberto, contendo um substrato com matéria orgânica.

PHYTOBAC: O que necessita para funcionar? Tem manutenção cara e trabalhosa?

O sistema só necessita de ar, luz e água para funcionar, sendo a manutenção feita pelo agricultor de uma forma simples (pode ser necessário arejar o substrato, acrescentar humidade ao substrato, ou ainda adicionar matéria orgânica), através de operações bem conhecidas do agricultor. Funciona todo o ano, para qualquer tipo de exploração agrícola.

Estudos científicos realizados em França demonstram que o sistema é eficiente na degradação de todos os tipos de produtos fitofarmacêuticos (o tempo de degradação obviamente depende da substancia activa considerada).

Como se trata de um sistema de degradação biológica, a grande vantagem deste sistema em comparação aos outros existentes em França é não resultar do seu funcionamento um resíduo tóxico, que de acordo com a legislação em vigor tem que obrigatoriamente ser manuseado e tratado por entidades certificadas para o efeito.

PHYTOBAC: O que necessita para ser instalado?

Para instalar um PHYTOBAC numa exploração há que ter em conta em primeiro lugar as características da exploração e o volume anual e mensal de efluente resultante que é necessário tratar, o tipo de máquinas de aplicação, as condições naturais e ainda a localização da exploração.
Com estes dados o técnico da Bayer CropScience poderá elaborar um projecto e recomendar o tipo e dimensões do PHYTOBAC.

Para o correcto funcionamento do PHYTOBAC há que ter em conta a zona de enchimento e lavagem das máquinas da exploração agrícola pois esta deverá estar preparada para permitir a recuperação correcta do efluente. O PHYTOBAC poderá ser adquirido como um kit pronto a usar e automatizado, ou ainda ser construído na exploração de acordo com um caderno de encargos.

O projecto PHYTOBAC em Portugal está em fase de desenvolvimento em colaboração com diversas entidades nacionais. O PHYTOBAC é um exemplo concreto do acompanhamento dos produtos que vendemos após a sua utilização pelos agricultores. Além de responder às exigências legais existentes noutros países e eventualmente num futuro próximo no nosso país, o PHYTOBAC vem responder às preocupações de todos no que respeita à preservação da qualidade da água, e também às necessidades de um número crescente de agricultores e empresários agrícolas que certificam as suas explorações quer por entidades individuais quer na certificação ambiental das suas explorações. No nosso ponto de vista contribuirá ainda para a divulgação e implementação das Boas Práticas Agrícolas no nosso País.

Muito simples de instalar, usar e manter pelo agricultor o PHYTOBAC permite uma gestão responsável dos efluentes fitossanitários na exploração agrícola, um sistema prático, rústico e perfeitamente enquadrado na paisagem agrícola.

PHYTOBAC
PHYTOBAC