Notícias

Bayer CS finaliza aquisição da empresa Athenix Corp.

19/03/2010
Bayer CS finaliza aquisição da empresa Athenix Corp.

A Bayer CropScience anunciou a finalização da compra da Athenix Corp., uma empresa privada de biotecnologia, com sede no centro empresarial Research Triangle Park, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América. A empresa foi adquirida por 365 milhões de dólares, aproximadamente 250 milhões de euros. Ao valor inicialmente acordado, ainda poderá ser acrescentado mais 35 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros), caso a empresa consiga no futuro atingir determinados objectivos.

A aquisição da Athenix e da sua inovadora plataforma tecnológica é um estímulo para que a Bayer CropScience possa continuar a oferecer aos agricultores de todo o mundo, novas tecnologias e soluções integradas para a protecção das suas culturas. Athenix tem uma extensa plataforma de desenvolvimento na área da biotecnologia, nomeadamente nas áreas de genes com determinadas características, como tolerância aos herbicidas e resistentes aos insectos, nas plantas.

A empresa tem uma das maiores colecções de genes BT (Bacillus Thuringiensis) da indústria – genes que são cruciais para a resistência das plantas aos insectos. Actualmente, a Athenix, está a trabalhar na área das resistências aos nemátodos, uma área em que, as soluções fitossanitárias existentes são muito limitadas. Adicionalmente, a empresa tem uma valiosa colecção de microrganismos, que irão permitir, a longo prazo um desenvolvimento significativo de genes para diversas aplicações biotecnológicas.

A Bayer CropScience já adquiriu um total de 56 projectos de desenvolvimento na área da BioScience envolvendo 6 culturas. Esta aquisição vem reforçar a plataforma de investigação e desenvolvimento (I&D) – e a "pipeline" da Bayer CropScience. A Athenix vai contribuir para o rápido crescimento da área de negócio de BioScience da Bayer CropScience, alargando significativamente a presença do seu departamento I&D na América do Norte.

A Athenix concentra alguns dos principais investigadores do mundo na área da indústria biotecnológica para a agricultura e conta com cerca de 65 colaboradores que possuem uma extensa experiência nas áreas de investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções biotecnológicas.

A aquisição vai permitir à Bayer CropScience fortalecer a sua actividade, como parceiro privilegiado de outras empresas no mercado de produção de sementes a nível mundial. Esta compra vai gerar receitas adicionais para a Bayer CropScience, devido a acordos de licenciamento com as principais empresas produtoras de sementes, no mercado agrícola.

Bayer CropScience espera que a receita potencial proveniente dos 4 maiores acordos de licenciamento, possa nos próximos anos, exceder os 500 milhões de euros – e a Athenix vai contribuir para esta objectivo em meados da próxima década.

"Estamos a investir em força no nosso mercado da BioScience de forma a fortalecer a nossa posição no mercado das sementes e dos genes com determinadas característica (Traits)", confirma o Professor Friedrich Berschauer, Presidente do Conselho de Administração da Bayer CropScience.

No ano passado, anunciámos a expansão do negócio envolvendo três novos centros de investigação e desenvolvimento nos Estados Unidos e Canadá. Athenix é uma empresa privada na área da biotecnologia em plantas. A aquisição da Athenix, suporta toda esta expansão e permite que Bayer CropScience e alargue a sua capacidade de investigação e desenvolvimento na América do Norte, o mercado mais importante do mundo na área da tecnologia de produção de sementes.

"Estamos orgulhosos por fazer parte da Bayer CropScience, um líder mundial no mercado da protecção das culturas que se orienta, fundamentalmente, pelo espírito e pela prática da inovação. A combinação de talentos e de competências entre a Bayer CropScience e a Athenix vão permitir para acelerar a introdução no mercado de novos produtos, altamente inovadores, para os agricultores de todo o mundo, que vão influenciar directamente a exigência global de aumento da produtividade agrícola”, afirma Mike Koziel, CEO da Athenix.