Notícias

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE VITICULTURA E ENOLOGIA- 2009

19/03/2010, Engº Luís Antunes-Dir. Marketing BCS
1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE VITICULTURA E ENOLOGIA- 2009

Na sequência da boa receptividade, por parte da fileira do vinho português, da 1.ª Conferência da Tapada, realizada no ano passado, a Bayer CropScience Portugal, apoiou pelo 2º ano consecutivo e como patrocinador grande escolha, o Centro de Botânica Aplicada à Agricultura (CBAA), que em colaboração com colegas espanhóis, decidiu organizar a 2.ª Conferência da Tapada e 1ª Conferência Ibérica de Viticultura e Enologia, dedicada ao tema: Alterações Climáticas, Viticultura e Enologia.

Este é porventura um dos temas mais actualizados e preocupantes do mundo onde vivemos. As alterações climáticas já apresentam impactos visíveis, desde os aumentos na temperatura à subida dos níveis do mar, em resultado da fusão das calotas polares e das tempestades e inundações mais frequentes. Se nada for feito, a mudança do clima provocará danos com custos crescentes, e perturbará o funcionamento do meio ambiente, que nos fornece alimento, matérias-primas, e outros recursos vitais. Estas alterações terão um impacto negativo nas nossas economias e poderão desestabilizar as sociedades em todo o mundo.

Durante três dias, o anfiteatro da Lagoa Branca, Tapada da Ajuda, ISA foi palco de: Conferências Plenárias, a cargo de eminentes cientistas internacionais; Conferências de especialistas especialmente convidados, espanhóis e portugueses, que apresentaram as últimas novidades científicas e técnicas sobre o tema da conferência; Sessão de comunicações científicas na forma de poster, onde a comunidade científica apresentou os projectos em curso e os resultados experimentais mais recentes no domínio das Alterações Climáticas, Viticultura e Enologia.

Foi neste contexto, e no âmbito da sessão sobre o tema: Alterações climáticas, vinhas e stress biótico, que a BCS convidou os oradores Yvon Bugaret (fitopatologista viticola) que abordou o tema – "Le Changement Climatique : un sujet de préoccupation majeur pour lávenir de la viticulture", tema este que será abordado em artigo do autor nesta mesma edição da Parceiros, e Fernando Alves (ADVID, Associação para o desenvolvimento da viticultura duriense) que magistralmente abordou o tema – "Gestão das intervenções fitossanitárias no contexto das alterações climáticas. Caso da região demarcada do Douro".

As Conferências da Tapada contaram com a presença do Ministro da Agricultura, António Serrano, que após inauguração solene e visita aos diversos expositores chamou à atenção para a necessidade de novas práticas e variedades agrícolas como forma de suportar as alterações climáticas, afirmando que os organismos geneticamente modificados podem vir a desempenhar um papel importante nesta matéria (fonte Lusa).

Este evento pretende ter uma periodicidade bienal e estabelecer uma ligação entre as áreas científica e técnica da fileira ibérica do vinho, fomentando sinergias que aprofundem o conhecimento do sector e acrescentem valor aos vinhos ibéricos.

Paralelamente às conferências decorreu, uma Feira de Ciência que esteve a cargo dos principais centros de investigação ibéricos, que foram convidados a apresentar a todos os participantes algumas das linhas de trabalho em curso e, particularmente, os produtos e serviços que podem disponibilizar a toda a fileira do vinho.

A par desta, decorreu uma Feira de Tecnologia, onde empresas fornecedoras do sector vitivinícola apresentaram as soluções disponíveis para a fileira, no domínio das alterações climáticas, bem como as últimas novidades tecnológicas, e onde a Bayer CropScience se empenhou num stand inovador que acolheu durante os três dias das conferências, inúmeros conferencistas, que aqui puderam tomar conhecimento de novas soluções para o tratamento fitossanitário da vinha, entre as quais o novo antimíldio Profiler, que nos dará em 2010 "mais noites de sono tranquilo" na vinha.

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE VITICULTURA E ENOLOGIA- 2009
1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE VITICULTURA E ENOLOGIA- 2009