Notícias

ANIPLA - Eleição de Novos Orgãos Sociais

08/04/2010
ANIPLA - Eleição de Novos Orgãos Sociais
Dr. João Correia (Bayer CS), novo Presidente da Direcção da Anipla

A Assembleia Geral da ANIPLA, na presença de 14 das 15 empresas associadas, elegeu no passado dia 23 de Março os novos Órgãos Sociais da Associação.

A ANIPLA, Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, constituída em 1992, representa as empresas que desenvolvem e comercializam produtos fitofarmacêuticos utilizados na agricultura. Como Associação Empresarial do Sector e no conjunto dos seus associados, a ANIPLA representa mais de 95% do Mercado Nacional de Produtos Fitofarmacêuticos

Na lista proposta pela Direcção para a constituição dos novos Órgãos Sociais para o triénio 2010/2012, que foi aprovada por unanimidade, é de destacar a presença como Presidente da Direcção do Dr. João Correia, Director Comercial da Bayer Cropscience Portugal. Trata-se da primeira vez em 18 anos de vida desta associação que a Bayer CS assume a sua presidência.


Composição dos novos Órgãos Sociais da ANIPLA:

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Agroquisa, Agroquímicos, S.A. representada por Margarida Salgueiro;

1º Secretário: Nufarm Portugal, Lda, representada por José Ruivo.

DIRECÇÃO

Presidente: Bayer Cropcience, Lda, representada por João Correia;

Secretário: BASF Española, S.A., representada por Manuel Coelho;

Tesoureiro: Syngenta Crop Protection, Lda, representada por André Pozza;

Vogais: Sapec Agro, S.A., representada por José Maria Rodrigues Lopes; Sipcam Quimagro, Lda., representada por Fernando Aniceto.


CONSELHO FISCAL

Presidente: Selectis S.A., representada por João Pestana;

Vogais: Makhteshim Agan Portugal, Lda, representada por Isabel Boleto; Dow Agrosciences Ibérica, S.A. representada por Mário Vietto.


Na tomada de posse da nova direcção, o seu presidente, Dr. João Correia, declarou que:

"As grandes alterações legislativas com impacto directo na Agricultura Portuguesa que estão em preparação ou implementação, como sejam a próxima revisão da Política Agrícola Comum, a transposição da Directiva 128/2009 sobre a utilização sustentada de pesticidas e o novo regulamento (CE) 1107/2009 relativo à colocação de produtos fitofarmacêuticos no mercado, vão exigir o nosso foco para o próximo triénio.

Como tal, os nossos objectivos passam por um aprofundar dos relacionamentos com as organizações de agricultores, intensificar o diálogo com os serviços oficiais, continuar o forte envolvimento na temática do uso sustentável também através do Projecto "Cultivar a segurança", consolidar o trabalho de recolha de embalagens vazias através da nossa participada Sigeru e consolidar a representatividade da ANIPLA com a adesão de novos associados. Acima de tudo queremos, de forma pró-activa, dar o nosso contributo para que, de forma sustentada, a nossa agricultura tenha um bom futuro."

Assegurar com eficácia a representação dos seus associados perante os poderes públicos, entidades empresariais e outras organizações nacionais e internacionais. Pesquisar, coordenar e disponibilizar aos associados informação técnica, científica e regulamentar sobre a indústria fitofarmacêutica é a missão da ANIPLA.

A ANIPLA é membro associado da Associação Europeia para a Protecção das Plantas – European Crop Protection Association (ECPA). Criada em Junho de 1992 em, Bruxelas, a ECPA congrega as Associações Nacionais dos diferentes países da Comunidade Europeia, constituindo assim o ramo europeu da Croplife International.