Notícias

Fóruns Bayvitis 2010

14/04/2010
Fóruns Bayvitis 2010

A Fitossanidade da Videira em Manual!



O Clube Bayvitis lançou, durante a realização dos Fóruns Bayvitis 2010, nos passados dias 15 (Évora), 16 (Azeitão) e 18 (Lamego) de Março, um manual intitulado "A Fitossanidade da Videira". Este novo manual, exclusivo para membros do Clube Bayvitis, pretende ser uma referência pedagógica na área da fitossanidade da videira, contribuindo para a melhoria das práticas de protecção da cultura e para o desenvolvimento sustentado do sector vitivinícola em Portugal.

Com a colaboração de alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais, este Manual Bayvitis pretende ser um importante auxiliar, dos viticultores nacionais, no correcto diagnóstico dos problemas e protecção fitossanitária das suas vinhas.

A apresentação do Manual Bayvitis realizou-se no Alentejo/ Évora, Estremadura/Azeitão e Douro/Lamego, três das mais importantes regiões vitivinícolas nacionais, e contou com a presença, como palestrantes de alguns dos especialistas co-autores, entre os quais Dr. Yvon Bugaret (I.N.R.A.), Eng.ª Cecília Rego (I.S.A.), Prof. Ana Nazaré Pereira (U.T.A.D.), Prof. Raul Rodrigues (E.S.A. Ponte Lima), Eng.º Jorge Sofia (E.A. Dão) e o Prof. João Portugal (E.S.A. Beja).

Durante as apresentações foram debatidos alguns dos principais problemas associados à cultura da vinha, e que fazem parte dos conteúdos do manual, entre os quais destacamos: "Escoriose, Míldio e Oídio da Videira", "B.D.A.", "Esca", "Gestão de Infestantes em Vinha", "Cicadelídeos", "Flavescência Dourada" ou a "Traça da Uva".

Durante os Fóruns Bayvitis 2010, o Eng.º João Vila Maior (Bayer CS), apresentou também o novo fungicida para o míldio da videira: PROFILER (formulação de grânulos dispersiveis em água (WG) com 4,4% de fluopicolide e 66,7% de fosetil-Al). Eficácia, Persistência e Inovação contra o Míldio da Videira são a receita de Profiler, para que todos os viticultores possam ter mais noites de sono tranquilo.


Clube Bayvitis

O Clube Bayvitis é um clube vitivinícola destinado a vitinicultores ou empresas ligadas ao sector vitivinícola em Portugal. Este clube tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector através da promoção de boas práticas agrícolas, que permitam a protecção do nosso património vitivinícola do ambiente e do rendimento dos vitinicultores.

Fóruns Bayvitis 2010
Fóruns Bayvitis 2010