Notícias

Fóruns Bayfruta 2010

27/04/2010, Maria do Carmo Romeiras
Fóruns Bayfruta  2010

A sustentabilidade do Pomar em debate!



No âmbito das actividades do Clube Bayfruta a Bayer CropScience promoveu nos dias 14 e 16 de Abril, a terceira edição dos "Fóruns Bayfruta" com a organização de dois encontros regionais em Viseu e nas Caldas da Rainha, respectivamente, onde estiveram presentes mais de 250 agentes ligados ao sector da fruticultura. O objectivo foi o de reunir os profissionais da fileira frutícola num fórum de debate de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentado do sector da fruticultura nacional.

Este ano a Bayer CS teve a honra de ter como oradores convidados, figuras de referência nacional que abordaram temáticas com elevado valor acrescentado para toda a fileira do sector. A Eng.ª Maria do Carmo Martins, secretária geral do COTHN lançou o desafio de uma reflexão sobre a comercialização dos produtos frutícolas em Portugal, o Prof. António Ramos da Escola Superior Agrária de Castelo Branco abordou a temática da Avaliação do potencial produtivo e da eficiência técnica e económica do pomar, a Eng.ª Maria da Mota do Instituto Superior de Agronomia, a problemática da Polinização cruzada em fruteiras e compatibilidade genética entre cultivares e o Eng.º Filipe Silva, um problema crescente e determinante da competitividade externa, uma Perspectiva sobre doenças Pós-colheita das Pomóideas.

E porque a fruta é um elemento fundamental de uma alimentação saudável, para a recepção dos nossos convidados, contámos com a colaboração do Chefe Ivan que com o Cooking Show nos ensinou a transformar as nossas frutas em verdadeiras obras de arte culinárias e ainda aproveitar para no ambiente descontraído podermos degustar verdadeiras delicias feitas com a nossa fruta!

Os "Fóruns Bayfruta" fazem parte das actividades do Clube Bayfruta, da Bayer CS. O projecto nasceu em 2008 e tem como missão contribuir para o crescimento da fruticultura em Portugal, através da promoção de boas práticas agrícolas que fomentem a protecção do património frutícola, do ecosistema e que criem valor para os profissionais. O Clube Bayfruta é dirigido a fruticultores, empresas e organizações de produtores ligadas ao sector da fruta.

Fóruns Bayfruta  2010