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Entrevista com João Barroca

23/09/2010
Entrevista com João Barroca
Dr. João Barroca, Administrador da Bayer Portugal

Acreditamos que a investigação é a chave do sucesso a longo prazo!



Como começou a história da Bayer em Portugal?

A Bayer AG iniciou as suas actividades directas no nosso País em 1909, através da empresa "Federico Bayer & Companhia", ou Fed. Bayer & Ca. Com efeito, em consulta aos registos históricos da Bayer AG, pode ler-se no Protocolo da Reunião de Direcção de 17 Setembro de 1908: "Em Portugal deverá estabelecer-se uma nova sucursal, a Fed. Bayer & Ca, que substituirá o negócio até agora feito através de agentes…"

Em 1909 um dos lemas anunciados nas farmácias dizia: "Prefira os produtos com a cruz Bayer, os originais científicamente testados". Acha que este lema, apelando á inovação e confiança na marca, se tornou uma cultura para a empresa?

Seguramente! E o nosso lema "Bayer - Science For A Better Life" sublinha bem essa nossa determinação. Através da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras em todas as áreas onde actuamos, saúde, protecção das culturas e materiais de alta tecnologia, temos conseguido colocar no mercado, ano após ano, produtos que muito têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida das populações.

O comprometimento da Bayer com a inovação está bem patente nos investimentos que fazemos a cada ano. Como exemplo, em 2009, o Grupo Bayer investiu a nível mundial um total de 2,7 mil milhões de euros em Investigação & Desenvolvimento, o equivalente a 8,8% do valor das vendas.

Qual o maior significado, que atribuiria aos 100 anos da Bayer em Portugal?

Comemorar 100 anos tem sempre alguma magia! Primeiro, obriga-nos a olhar um pouco para trás, para homenagear quem esteve antes e conseguiu criar e manter a excelente imagem desta empresa. O primeiro sentimento é precisamente esse, o de prestar uma homenagem às equipas anteriores, que fizeram o nome desta companhia e que permitiram que ela fosse o que é hoje.

Por outro lado, olhar para esta empresa, que apostou na inovação e o conseguiu fazer com muito sucesso ao longo destes 100 anos, dá-nos confiança para olhar em frente e pensar que as dificuldades são superáveis. No passado já terá havido outros momentos de crise e de dificuldades que foram ultrapassados e que, de uma forma ou outra, tornaram a empresa mais forte e mais sólida. Portanto, isso dá-nos confiança e determinação, para seguirmos esse caminho, apostando na inovação e superando os obstáculos com que, ano após ano, nos vamos deparando.

Como dizia o poeta "o caminho faz-se caminhando". Que marcos destacaria neste caminho centenário de presença da empresa no nosso país?

É sempre difícil fazer destaques, numa empresa com uma história tão dinâmica, com áreas de negócio tão diversificadas e com tantas pessoas como protagonistas. Por isso mesmo, permito-me apenas referir alguns momentos como a criação da 1º empresa em Portugal, a Fed. Bayer & Ca e, já bem mais tarde, em 1967, a criação da Bayer Portugal, que acabaria por reunir as diversas empresas do Grupo, nomeadamente, a Quimicor SARL e a Bayer Farma.

Quero ainda destacar a construção da sede, em Carnaxide, para onde nos transferimos em 1991. O facto de, em Portugal, todas as áreas estarem sob o mesmo tecto, dá-nos maior sentido de Grupo, torna mais fácil e produtiva a gestão de temas comuns e confere-nos ainda custos de operação adequados.

Já nos tempos mais recentes (2002), uma visão clara do nosso Board of Management (Bayer AG), levou a uma importante reestruturação do Grupo. A área da "química pesada", que tinha estado na origem da companhia, nomeadamente com a produção de anilinas, foi reunida numa nova companhia, a Lanxess, que teve um spin-off, separando-se do Grupo e seguindo os seus próprios passos. Desde então, a Bayer tem 3 áreas de negócio onde actua: área da saúde (Bayer HealthCare), área da protecção das culturas (Bayer CropScience) e área dos materiais de alta tecnologia (Bayer MaterialScience).

Este novo foco em 3 áreas de negócio tem vindo a ser reforçado por uma política de aquisições que se tem revelado um enorme sucesso e que nos permitiu, também em Portugal, dar um significativo passo em frente, em particular na área da saúde, compra em 2005 do negócio de Consumer Health da Roche e, em 2007, compra da empresa farmacêutica Schering e na área da protecção das culturas, compra, em 2001, da Aventis CropScience, que deu lugar à formação da Bayer CropScience.

Certamente que a empresa irá comemorar estes 100 anos em Portugal. Qual vai ser o programa das comemorações?

Tendo em conta a importância da data, iremos realizar, ao longo de todo o ano, diversas acções que têm por finalidade envolver colaboradores, clientes, autoridades e demais parceiros.

As comemorações tiveram início em Janeiro passado, com um grande evento interno que contou com a presença de todos os colaboradores do Grupo Bayer em Portugal.

Actualmente, está em marcha uma campanha de publicidade institucional, com destaque para o nosso 100º aniversário e na qual está bem patente a missão da Bayer: inovação e ciência para uma vida melhor.

Muito recentemente, foi inaugurada nas nossas instalações em Carnaxide a "Exposição dos 100 anos", para a qual muitos dos nossos colaboradores contribuíram na recolha de materiais históricos e outras informações que compõem a história deste centenário. A par deste projecto, iremos ainda lançar um Livro comemorativo dos 100 anos de presença em Portugal.

BAYER EM PORTUGAL

Hoje em dia, qual é a estrutura do grupo Bayer Em Portugal?

A Bayer é uma empresa com três grandes áreas de negócio: saúde (Bayer HealthCare), protecção das culturas (Bayer CropScience) e materiais de alta tecnologia (Bayer Material Science. A área da saúde está dividida no ramo farmacêutico (produtos de prescrição) e no ramo de consumo, que engloba produtos farmacêuticos de venda livre, materiais para o auto-controle da diabetes e ainda a saúde animal.

A Bayer CropScience ocupa-se da protecção das culturas, biociências e ciências do ambiente, como bem sabemos. E, em Portugal, temos uma empresa e uma administração próprias, do ponto de vista jurídico.

Relativamente à Bayer MaterialScience, trata-se de uma área de negócio muito interessante no âmbito dos materiais de alta tecnologia, de utilização muito variada, nomeadamente na indústria automóvel (plásticos de alta resistência), na construção (materiais de isolamento), etc. As vendas são feitas directamente por negociações internacionais. São negócios europeus onde nós não estamos directamente envolvidos.

E qual é a importância das principais áreas de negócio da Bayer?

No ano passado, as vendas do Grupo Bayer em Portugal atingiram um valor de 175 milhões de euros. Temos assistido a alguma estabilidade na dinâmica dos nossos negócios, com as áreas da saúde, Bayer HealthCare, e da protecção das culturas, Bayer CropScience, a compensar as quebras na área dos materiais de alta tecnologia, Bayer MaterialScience.
Apesar da difícil conjuntura económica em que vivemos, esperamos poder manter a nossa performance, através do lançamento de produtos inovadores nos diversos mercados em que actuamos.

Em termos de dimensão de negócio e do número de colaboradores, a Divisão Farmacêutica, Divisão Bayer Schering Pharma, é a mais importante, o que está em linha com a dimensão do mercado em que opera.

PORTUGAL E BAYER

A empresa tem nos últimos anos implementado diversos projectos de direccionados á comunidade, quer na área ambiental, quer na sensibilização dos jovens para as temáticas da ciência e tecnologia, dos quais o de maior visibilidade foi o projecto: "Ideias que Mudam o Mundo". Qual o objectivo destes projectos de responsabilidade social?

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