Notícias

Antracol: 45 anos a fazer História!

24/09/2010, Engº João Vila Maior - Gestor de Produto
Antracol: 45 anos a fazer História!

O Antracol é uma marca com história, uma história feita de provas dadas, e reconhecimento e com um futuro seguro.


De facto, nos últimos anos tem-se vindo a assistir, a nível mundial, a um interesse em redor do propinebe, substância activa base do Antracol, que, para além das suas propriedades fungicidas tem revelado um efeito muito favorável na vegetação e na produção, devido ao facto de disponibilizar às culturas o micronutriente zinco.

Foi no longínquo ano de 1965 que a Bayer registou em Portugal o Antracol, com base na substância activa propinebe, pertencente á família química dos ditiocarbamatos. Na altura constituiu uma inovadora solução e uma nova esperança para os agricultores.

O Antracol está homologado para diferentes culturas e para diferentes doenças como sejam a escoriose e míldio da videira, míldio da batateira, tomateio e tabaco, pedrado da macieira e pereira e, por último, para a alterniose do craveiro.

Sendo o propinebe uma substância activa de contacto, o Antracol age de forma preventiva ao nível da superfície da planta, não penetrando nos tecidos da mesma, nem tendo mobilidade no seu interior. Consequentemente, ao não penetrar na planta não fica ao abrigo da chuva pelo que só deve ser aplicado quando a previsão meteorológica não preveja nos dias seguintes à sua utilização precipitações abundantes, já que, nesse caso, deverá ser repetido após a queda de 20 a 25 mm de precipitação. Por esta razão também, deverá ser posicionado em períodos de crescimentos reduzidos pois, desta forma, o facto de não acompanhar os crescimentos não assume relevância.

A longevidade desta marca no mercado tem por base a eficácia que vem demonstrando e ainda ao facto de ser um multi-site, ou seja, agindo essencialmente como inibidor da germinação dos esporos a diferentes níveis, como sejam, a cadeia respiratória, o metabolismo dos hidratos de carbono, das proteínas e ainda na membrana celular. Com esta particularidade, torna-se altamente improvável que o agente patogénico crie resistências ao propinebe em geral e ao Antracol®em particular.

Nos últimos anos tem-se assistido a um novo interesse no Antracol devido ao facto deste vir revelando um ascendente sobre os outros ditiocarbamatos e, ainda de apresentar um efeito positivo na vegetação e na produção por disponibilizar às culturas o micronutriente zinco. Este efeito suplementar tem vindo, nos últimos anos, a aumentar a sua procura de forma muito significativa. Passados 45 anos da sua introdução em Portugal Antracol continua a fazer história.

Características:

APV: 3505 concedida pela DGADR

Formulação: Pó molhável (WP) com 70% de Propinebe

Grupo Químico: Ditiocarbamato

Classificação: Toxicológica:Ecotoxicológica e Ambiental: Xn; N

Embalagens: 35g, 250 g, 2,5 Kg e 25 Kg

Concentração (Dose): 200g-250g/ hl (2-2.5Kg/ha). Na escoriose 500g/hl( 1Kg/ha)

Intervalo de Segurança: 14 dias em Batateira, 120 dias em Macieiras e Pereiras, 7 dias em Tabaco, 3 dias Tomate Consumo Fresco, 21 dias em Uva de mesa e 56 dias em Uva para vinificação.

PI: Autorizado