Notícias

Entrevista com Maria do Carmo Romeiras

13/12/2010
Entrevista com Maria do Carmo Romeiras

A ACADEMIA Bayer CropScience está acreditada desde o início de 2010!




FORMAÇÃO VS ACADEMIA BAYER CS

Gostava que comentasses uma afirmação de Peter Drucker, que é de certa forma profética, sobre a sociedade do século XXI: "a sociedade emergente será baseada no conhecimento de trabalhadores altamente qualificados".

A sociedade do séc. XXI, bem como as organizações estão baseadas no conhecimento dos seus colaboradores, o saber é o recurso fundamental e diferenciador. No entanto o conhecimento como recurso é pelas suas características, diferente dos outros recursos da empresa, está constantemente obsoleto, podemos mesmo afirmar que o conhecimento avançado de hoje é a ignorância de amanhã. Por isso as organizações têm que aproveitar as oportunidades e vantagens da turbulência do mundo em permanente mudança, inovando e desenvolvendo, e para tal as organizações necessitam de trabalhadores cada vez mais qualificados.

Numa nova realidade baseada no uso intensivo do conhecimento, os recursos humanos assumem-se como um dos factores de maior destaque da competitividade, a valorização das pessoas é um instrumento de gestão indispensável para o desenvolvimento e optimização e determinante para a eficácia e sucesso das empresas nos mercados cada vez mais competitivos e exigentes.

Utilizando as palavras de Peter Drucker, vivemos num "mundo turbulento" em constante mudança e "… a mudança não se gere, só podemos tirar partido dela…", a formação e em particular a formação profissional é assim cada vez mais importante.

A formação não deverá ser olhada como um custo, mas como um investimento indispensável para qualquer organização.


Portugal tem dos mais baixos níveis de qualificação profissional da União Europeia. De que forma, empresas globais como a Bayer CS, com uma forte implementação local, podem contribuir para minorar este problema estrutural?

Os baixos investimentos em formação profissional, dos quais o sector Agrícola não é excepção, colocam Portugal na cauda da Europa, o que associado aos baixos níveis de qualificação da população activa resulta num grave problema estrutural. Por outro lado o sector agrícola e em particular da protecção das plantas pelas suas especificidades técnicas e tecnológicas e ainda devido a todas as condicionantes estruturais e conjunturais em permanente actualização (ex. politico - legislativas), tornam necessárias cada vez mais a actualização e reciclagem dos técnicos, bem como a melhoria da qualificação dos agentes envolvidos.

A Bayer CropScience, empresa centenária, líder do mercado da protecção das culturas em Portugal, sempre tem assumido um papel de referência e a sua responsabilidade para com o mercado. O facto de ser uma empresa global, com presença em mais de 120 países, permite-nos o acesso a uma rede internacional de especialistas e de contactos que podemos e deveremos utilizar para a transferência e troca de conhecimentos e de competências com todos os nossos parceiros em Portugal, e esta filosofia da empresa traduzir-se-á, naturalmente, numa mais valia para o desempenho profissional de cada um.

A Bayer CS é uma empresa comprometida com a sustentabilidade do negócio, assumindo ao desenvolver o projecto formativo ACADEMIA e ao criar o instituto de formação ACADEMIA Bayer CropScience, um compromisso com o desenvolvimento dos seus parceiros no mercado.

Como nasceu a Academia Bayer CS?

A ACADEMIA Bayer CropScience nasceu em 2004 pelo reconhecimento da importância da aprendizagem contínua orientada para o desenvolvimento de competências adaptadas as necessidades do individuo enquanto parte da organização. Os Recursos Humanos, ou seja as "PESSOAS" são uma mais valia e são determinantes no êxito das estratégias empresariais, assumindo-se como factor chave nos processos de inovação e modernização.

Em 2004, a Bayer CropScience lançou o conceito da ACADEMIA com o objectivo claro de transferir competências sobre toda a problemática relacionada com a área da protecção das culturas aos seus colaboradores mais operacionais.

Começámos inicialmente por um conjunto de acções formativas destinadas aos nossos técnicos e passados dois anos, decidimos desenvolver este modelo formativo para os nossos parceiros distribuidores e seus colaboradores. O balanço é amplamente positivo, conforme podem comprovar os cerca de 200 técnicos que já passaram pelas acções formativas realizadas no âmbito da Academia. E foi com base no excelente feedback, que nos foi transmitido pelos nossos clientes, que nos fez querer ir mais além.

Após cinco anos de um assinalável êxito deste projecto formativo, chegou a decisão estratégica da criação de um instituto de formação profissional acreditado: a ACADEMIA Bayer.

Qual é o objectivo ou a missão deste espaço formativo Academia Bayer CS?

O nosso compromisso é o de transferir conhecimento e desenvolver competências técnico-científicas de carácter geral e/ou sobre as soluções Bayer, que se traduza em valor acrescentado para o indivíduo e para a sua organização, contribuindo para a competitividade e desenvolvimento das mesmas.

O lema da Academia é "Aprender com os melhores". Como é incorporada no desenho e na implementação das acções formativas esta filosofia?

A Bayer CropScience em função do diagnostico de necessidades que efectua recorrentemente aos destinatários das acções, desenha programas formativos que vão ao encontro das respectivas necessidades. A preocupação é sempre oferecer ao mercado propostas de formação de elevada qualidade desde os conteúdos, formadores, estruturas, materiais de apoio, etc. Obviamente que aqui se destaca a importância dos formadores e temos sempre a preocupação de convidar figuras de referencia da fitossanidade, quer nacional quer internacional de acordo com o nosso lema "Aprender com os melhores".

Nestes 5 anos de vida de Academia Bayer já passaram pelos cursos ministrados figuras de referência da fitossanidade mundial, como Professor Edison Pasqualini (Universidade de Bolonha - Itália), Professor Ribas Vidal (Brasil,), Yvon Bugaret (França).

A mais valia que estes formadores trazem para a protecção das culturas e para a agricultura em Portugal, além da sua grande experiência e qualidade, é visão multidisciplinar, diferentes abordagens, novas experiências em realidades diferentes da nossa, casos de sucesso que estimulam a discussão promovem a troca de conhecimentos que seguramente são experiências de grande valor acrescentado tanto profissional como também pessoal.

Acreditação Academia Bayer CS


A Academia Bayer CS obteve em 2010, a respectiva acreditação pela DGERT. Quais são as grandes vantagens deste processo de acreditação?

A acreditação implica um claro sinal de compromisso da Bayer CropScience com a qualidade da sua formação.
Ser uma entidade acreditada significa que lhe foram reconhecidas capacidade e competências para intervir na formação profissional, e que os seus procedimentos e práticas estão em conformidade com um referencial de qualidade específico para a formação.

Este reconhecimento de qualidade é cada vez mais procurado pelos agentes de marcado, significando assim a acreditação uma mais-valia em termos de posicionamento no mercado.

A acreditação significa o reconhecimento externo formal por parte da DGERT (Direcção Geral do Emprego e relações do Trabalho) da capacidade técnico-pedagógica da Academia Bayer para desenvolver actividades no âmbito da formação profissional, i.e. um reconhecimento da qualidade da sua prestação de serviços de formação, implica responsabilidade e compromisso da Bayer CropScience com a qualidade dos seus serviços e produtos de formação.

Ser uma entidade formad