Notícias

Sandra E. Peterson

13/12/2010
Sandra E. Peterson

Sandra E. Peterson, 51 anos, é a nova Presidente do Conselho de Administração da Bayer CropScience AG.

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Supervisor do subgrupo Bayer. Sandra Peterson, cidadã americana, entrou em funções no Conselho de Administração da Bayer CropScience no passado dia 1 de Julho de 2010, sucedendo ao Prof. Dr. Dr. h.c. Friedrich Berschauer como Presidente efectiva em 1 de Outubro, de 2010.

Segundo Werner Wenning, Director do Conselho de Administração da Bayer AG: "Sandra Peterson tem sido directora de divisão com sucesso nos últimos 5 anos, tendo já demonstrado as suas qualidade de liderança em vários sectores da indústria. Estamos convencidos por isso que ela possui o perfil certo para liderar com êxito o negócio da CropScience."

O sucessor de Sandra Peterson como membro do Comité Executivo da Bayer HealthCare e da Divisão Medical Care será Alan Main, de 46 anos, cidadão britânico, que é actualmente chefe da Região Europa na divisão Consumer Care da Bayer HealthCare.

O Director do Conselho de Administração da Bayer AG Werner Wenning elogiou ainda as realizações de Friedrich Berschauer, que completará 60 anos em Junho próximo, e irá aposentar-se após 30 anos de serviço na Bayer:"O Prof. Berschauer reforçou mais a posição da Bayer CropScience como líder na inovação no sector tradicional da protecção das plantas e expandiu os nossos negócios de sementes e biotecnologia. Agradecemos ao Sr. Berschauer o seu enorme empenho e desejamos-lhe o melhor para o futuro."

Sandra E. Peterson é membro desde Maio de 2005 do Comité Executivo da Bayer HealthCare, e responsável da Divisão Medical Care desde Janeiro de 2009. Anteriormente foi responsável pela Divisão Diabetes Care, que pertence actualmente ao negócio Medical Care. Sandra Peterson, nascida em 1959 em Nova York, N.Y., tem um bacharelato em Administração pela Universidade Cornell, Ithaca, N.Y., e um mestrado em Administração Pública em Economia Aplicada pela Universidade de Princeton, Nova Jersey. Foi bolseira da Fundação Robert Bosch em Estugarda, Alemanha, e esteve de 1984-85 ao serviço do Ministério Federal de Finanças da Alemanha e da Federação da Indústria Alemã. De1987-1993, Sandra Peterson foi consultora de gestão na McKinsey & Company, trabalhando em estratégias de marketing de marcas, desenvolvimento inovador de produtos e novos negócios. De 1993 a 1996 deteve diversas posições executivas na Whirlpool Corporation, tendo sido posteriormente nomeada Vice-Presidente Executiva da firma Nabisco. Em 1999, Sandra Peterson torna-se Vice-Presidente Senior do Health Businesses da Merck-Medco, onde lança novas linhas de negócio. As áreas de responsabilidade na Medco incluíam desenvolvimento do negócio, estratégia, gestão de cooperação, desenvolvimento de produtos, branding e marketing. Teve um papel no spin-off estratégico da Medco Health da Merck & Co., Inc., tornando-se mais tarde presidente do grupo Medco Health Solutions, Inc.

Sandra Peterson é membro da Direcção da Dunn & Bradstreet. É igualmente membro e ex-presidente da Wildlife Trust, uma organização científica, não lucrativa, membro do Committee of 200, uma organização internacional para mulheres em cargos de chefia; e membro do Women's Forum.


O Prof. Dr. Friedrich Berschauer, que está de saída, faz parte do Conselho de Administração da Bayer CropScience AG desde 1 de Abril de 2004. Nascido em 1950 em Boms, perto de Ravensburg, Alemanha, Friedrich Berschauer estudou agronomia na Universidade de Hohenheim, em Estugarda, trabalhando subsequentemente como assistente científico no Instituto de Nutrição Animal da universidade.
Doutorou-se em Ciências Agronómicas em 1977, ingressando na Bayer AG em 1980 como director do departamento de Nutrição Animal do Instituto de Investigação de Produtos Farmacêuticos de Wupertal. Deteve vários cargos na Bayer antes de ser nomeado Director de Desenvolvimento da CropProtection em 1993. Em 1998, transfere-se para os Estados Unidos e torna-se presidente a Divisão Saúde Animal da Bayer Corporation. Em Julho de 2000 foi nomeado Director-Geral da Divisão Saúde Animal do grupo Bayer AG.

Após a reorganização, Friedrich Berschauer foi inicialmente nomeado membro do Comité Executivo da Bayer HealthCare com responsabilidade pela Divisão Animal e pela Região Ásia-Pacífico. A partir de 1 de Outubro de 2003 torna-se membro da Direcção da Bayer HealthCare AG e director do laboratório da companhia, antes de assumir o seu actual cargo como Presidente da Direcção da Bayer CropScience AG. Desde Julho de 2008, o Sr. Friedrich Berschauer tem sido o Presidente da Comissão de Directores da CropLife International.