Notícias

Fórum BayHortícolas

19/05/2011
Fórum BayHortícolas

Bayer CropScience realizou no passado dia 22 de Março, na Casa Cadaval, Muge, a primeira edição do Fórum Bayhorticolas, sob o tema Inovação em Tomate de Indústria.

Inovação em Tomate de Indústria

A Bayer CropScience realizou no passado dia 22 de Março, na Casa Cadaval em Muge (Ribatejo), a primeira edição do Fórum Bayhorticolas, subordinado ao tema Inovação em Tomate de Indústria. Este encontro serviu de rampa de lançamento para o novo clube de agricultores, o Clube BayHortícolas, destinado a todos os produtores de hortícolas em geral, mas com especial enfoque, neste primeiro ano de clube, para os produtores de tomate de indústria.


Como clube de horticultores, BayHortícolas oferece um conjunto alargado e inovador de serviços, suportes e um programa de incentivo de natureza comercial especialmente desenhados para satisfazer as necessidades dos produtores.

Nesta primeira edição do Fórum BayHortícolas estiveram presentes, em representação de toda a fileira de produção do tomate de indústria, cerca de 200 pessoas, entre produtores, representantes das organizações de produtores(técnicos), FNOP, indústria de concentrado e distribuidores da companhia.

Em termos programáticos este Fórum BayHortícolas contou com a participação de vários oradores, da Bayer CS e convidados, que abordaram diversas áreas relacionadas com a fileira da produção de Tomate de Indústria. Especial destaque para a palestra do Eng.º Gonçalo Escudeiro Vice-Presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores (OPs), que congrega cerca de 44 OPs, sobre toda a envolvente técnico-económica da Fileira e para as palestras dos Eng.º s Jorge Matias e Avelino Balsinhas da Bayer CS, que abordaram a variada gama de soluções da companhia para a defesa dos principias problemas fitossanitários da cultura do tomate, como os fungicidas Melody, Melody cobre, e Teldor, os insecticidas Confidor O-TEQ, Decis e Coragen, recentemente registado na Tuta absoluta, a nova traça do tomateiro, ou os herbicidas Sencor e Artist.

Os temas apresentados e os respectivos oradores foram os seguintes:

Bayer CS: Inovação em tudo o que fazemos
Engº António Villalobos (Bayer CS)

Enquadramento Político/Económico/Estrutural do sector Hortícolas/Tomate indústria
Eng.º Gonçalo Escudeiro (FNOP)

BayClubes vs BayHortícolas
Eng.º Isidoro Paiva (Bayer CS)

Herbicidas e Fungicidas Bayer CS em Tomate /Sistema TOMcast
Eng.º Jorge Matias (Bayer CS)

Insecticidas Bayer CS em Tomate
Eng.º Avelino Balsinhas (Bayer CS)


Enquadramento do Tomate de Indústria em Portugal

Como referiu o Eng.º Gonçalo Escudeiro da FNOP, Portugal está entre os maiores produtores mundiais de tomate. Nos últimos três anos, processou em média mais de 1 milhão toneladas/ano, o que representa cerca de 11 %, da produção europeia, e 3 %, do total mundial. Existem cerca de 558 produtores com uma área média de 20 ha/exploração, sendo a produtividade por hectare a 2ª maior do mundo, com cerca de 85 ton/ha.

A produção está organizada em 27 Organizações de Produtores(OPs) que concentram a totalidade da produção. O Ribatejo é a principal região produtora nacional, especialmente para indústria. As searas são cultivadas nos solos ricos de aluvião, a maioria localizados nas margens do rio Tejo e ao longo do rio Soraia. O clima ribatejano é ideal, com Verões secos e chuvas só em algumas Primaveras.

Clube BayHortícolas e BayClubes

O Clube BayHortícolas é um clube de horticultores destinado a horticultores e/ou empresas ligadas ao sector da horticultura em Portugal, que foram directamente convidados para o efeito pela Bayer CS.

Este Clube BayHortícolas tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector da horticultura em Portugal através da promoção das boas práticas agrícolas que permitam a protecção do património agrícola, do ambiente e do rendimento dos horticultores.

Como membros do Clube BayHortícolas, os horticultores receberão um cartão de identificação personalizado Bayclubes, com o respectivo número de membro, o que lhes dará acesso directo a um diversificado conjunto de serviços e suportes, bem como a um aliciante programa de incentivos.

Na área dos serviços aos membros do Clube BayHortícolas destacamos:

•BayHortícolas Fórum
•Noticias BayHortícolas
•BayHortícolas SOS/Tom Cast
•Visitas Técnicas BayHortícolas

Com o suporte Noticias BayHortícolas, os membros do Clube terão acesso á distribuição gratuita de uma Newsletter regular específica para as culturas hortícolas, com temas de interesse para o sector e na qual participarão algumas figuras nacionais e internacionais de referência na área da horticultura.

Com o serviço BayHortícolas SOS/Tomcast, os membros do clube produtores de tomate de indústria poderão receber por telemóvel (SMS), por E-mail, ou a curto prazo na Extranet BayClubes informações sobre avisos de tratamento para o Míldio com base no modelo TOMcast, nas épocas mais sensíveis da cultura. Durante este Fórum o Eng.º Jorge Matias apresentou um trabalho de validação a 3 anos, 2010-2012, do modelo de previsão TOMcast para o míldio do tomate no vale do Tejo, com a instalação de 4 estações meteorológicas entre Chamusca e Vila Franca de Xira. TOMcast é um modelo de previsão da ocorrência de doença, que permite estabelecer um programa de tratamentos fungicida, para o controlo do míldio em tomate para a indústria.

Através do BayHortícolas Visitas técnicas, os membros do clube serão regularmente visitados pelos técnicos da Bayer CS para correspondente aconselhamento técnico na área fitossanitária. Serão ainda promovidas viagens internacionais de carácter técnico, com o lema “Aprender Viajando” de forma a promover o contacto e a aprendizagem entre os produtores e técnicos nacionais e produtores e técnicos de alguns dos mais importantes países produtores de hortícolas, com o apoio local da Bayer CS.

Como membros do Clube BayHortícolas, os produtores terão ainda acesso ao Programa de Incentivo Bayclubes e à Extranet Bayclubes. Com o Programa de Incentivo BayClubes, todos os produtores na compra de produtos da gama da Bayer CS, nos distribuidores da companhia, terão acesso, através de um sistema de bonificação em pontos, a solicitar prémios do catálogo BayClubes com diversos prémios em equipamentos e serviços.

Este novo catálogo Bayclubes foi estruturado em 8 grandes áreas temáticas directamente relacionadas com as necessidades das culturas e/ou expectativas dos agricultores. Oferece mais de 250 referências em equipamentos e serviços, como Transplantadores, Pulverizadores, Estacões Meteorológicas, Desenrolador Fixador de Plástico, Análises de Terra e Foliares, …, associados a marcas de renome em diversas áreas, como: Cimel, Honda, Felco, Ferrari, Fialho, Hardi, Tomix, Oesteagric, Cimel, Agroeno, Sony ou Universidade Católica.

Por sua vez com os códigos de acesso personalizados, na Extranet BaClubes, poderá consultar vários conteúdos técnicos específicos relacionados com a horticultura, bem como a respectiva conta – corrente pontos do programa de incentivo ou mesmo solicitar “on-line”os respectivos prémios.

Além de todas estas vantagens, os membros do Clube BayHortícolas, farão ainda parte do novo conceito BayClubes, que lhes permitirá o acesso directo, em função das culturas que produzir, a vários outros clubes promovidos pela Bayer CS e respectivas actividades, nomeadamente o Clube Bayvitis, destinado a vitivinicultores e o Clube Bayfruta destinado a fruticultores.

A Bayer Cropscience espera que este Clube BayHortícolas contribua para o desenvolvimento sustentado de toda a fileira da horticultura em Portugal e para o fortalecimento de uma sólida relação de parceria entre os produtores membros do Clube e a companhia. No final deste evento foi ainda entregue pelo director da comercial da Bayer CS, Dr. João Correia, a um dos maiores produtores de tomate da região, António Evaristo Gonçalves, que se tinha associado a um dos clubes Bayer em 2009, um prémio Bayclubes: Uma moto Fourtrax 250 TM da

Fórum BayHortícolas
Fórum BayHortícolas