Notícias

Flint

05/05/2011, Engº João Vila Maior - Gestor de Produto BCS
Flint

O poder mesostémico no controlo do Oídio da Videira.



FLINT é um fungicida Bayer à base de trifloxistrobina, substância activa pertencente à família das estrobilurinas. Este produto representa uma nova geração de estrobilurinas, destacando-se pelas suas características de redistribuição pela planta (mesostémicas) e actividade biológica o que lhe permite alcançar altos níveis de eficácia, no controlo do oídio da vinha (Uncínula necator), pedrado em pomóideas (Venturia spp), estenfiliose da pereira (Stemphilium …..)e oídio em macieira (Podosphaera leucotricha), pessegueiro e nectarinas.

MECANISMO DE ACÇÃO (bioquímico)

FLINT, cuja substância activa a trifloxistrobina actua por inibição da respiração mitocondrial, tal como todas as estrobilurinas. Este processo dá-se por bloqueio da transferência de eletrões ao nível do complexo III, sobre o citocromo b, parando a síntese de adenosinatrifosfato - ATP - responsável pela transferência de energia (necessária ao crescimento do fungo e seu transporte nas células).

ACTIVIDADE MESOSTÉMICA

FLINT apresenta uma combinação de propriedades químico dinâmicas sobre as plantas tratadas, diferente dos fungicidas de superfície, penetrantes ou sistémicos. Uma vez aplicado a matéria activa localizada na superfície foliar inicia um processo de redistribuição local em fase gasosa através dum movimento de vapor e redeposição. Uma forte afinidade com a superfície vegetal associada à baixa solubilidade em água confere-lhe uma excelente persistência e resistência à chuva. Uma outra pequena parte, mas biologicamente importante, da substância activa é absorvida pela cutícula cerosa, ficando protegida da degradação fotolíptica. Todos estes mecanismos de comportamento reunem um excelente potencial de prevenção, persistência e protecção que caracterizam um fungicida mesostémico.

CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO)

FLINT com actividade preventiva e curativa controla os estados de desenvolvimento precoce dos fungos de diversa ordem, em particular ascomicetas e basidomicetas.

No oídio da vinha (Uncínula necator), FLINT inibe a germinação dos esporos, o alongamento do tubo germinativo, formação e desenvolvimento dos apressórios e haustórios, enquanto que nos pedrados das pomóideas(Venturia spp.) inibe a penetração na cutícula e o crescimento do estoma subcuticular.

Deve usar-se de forma preventiva, num máximo de 3 aplicações por campanha, alternando com fungicidas de modo de acção diferente de acordo com uma estratégia de anti-resistências em função de situações locais e de recomendações do FRAC (Fungicide Resistance Action Committee).

CONCLUSÕES

  • FLINT é um fungicida à base de trifloxistrobina (estrobilurina da nova geração);


  • FLINT apresenta-se formulado em grânulos dispersíveis em água (WG) com 50% de trifloxistrobina;


  • FLINT inovador na sua actuação sobre as plantas, é definido como mesostémico;


  • FLINT tem grande espectro de acção;


  • FLINT tem actividade e eficácia independentes das condições meteorológicas;


  • FLINT apresenta perfil toxicológico e ecotoxicológico favorável;


  • FLINT é aceite em Protecção Integrada por ser inofensivo para abelhas e organismos auxiliares (Typhlodromus pyri, Aphidius colemani, Coccinella septempunctata e Poecilus cupreus).