Notícias

Entrevista com Dr. Rolf Deege

18/07/2011
Entrevista com Dr.  Rolf Deege
Dr. Deege - Dir. Bayer CropScience Ibéria

"Queremos liderar o mercado da protecção das culturas na região Ibéria..."

Bayer CropScience Ibéria


Em resultado do projecto Enabling Focussed Growth (EFG)os negócios da Bayer CropScience de Espanha e de Portugal passaram a operar de forma coordenada e segundo um conceito Ibérico desde o passado dia 1 de Maio de 2011.

O responsável pela nova estrutura da Bayer CropScience Ibéria será o Dr. Rolf Deege, que anteriormente exercia o cargo de Director Geral da Bayer CS Espanha.

Hans-Joachim Wegfahrt continuará a exercer as funções de Director Geral da Bayer Cropscience em Portugal, reportando a partir de 1 de Maio de 2011 à direcção da BCS Ibéria.

Após a assunção de novas responsabilidades por parte de Hans–Joachim Wegfahrt, João Correia, Business Operations Manager, passará a reportar directamente à direcção da BCS Ibéria incorporando o respectivo Comité de Direcção.

A Bayer CropScience espera que este novo conceito Ibérico seja o garante do futuro sucesso da companhia nos dois países, contando como sempre, com todo o empenho, colaboração e suporte dos seus colaboradores de Portugal e de Espanha.

Rolf Deege, novo Director Geral da Bayer Cropscience Ibérica, concedeu uma curta entrevista à Parceiros sobre este novo projecto ibérico da Bayer CS.

Entrevista com Rolf Deege

Quem é Rolf Deege, o novo Director Geral de Bayer CropScience Iberia?

Comecemos pelo curriculum profissional: por formação sou engenheiro, licenciado em Ciências Agronómicas, com um doutoramento (PhD) em Fisiologia das Plantas. Comecei a trabalhar na Bayer em 1987, quando sai da Universidade, no departamento de Desenvolvimento Agronómico. Durante 5 anos trabalhei no desenvolvimento de novas substâncias activas para cereais, milho, soja e cana-de-açúcar. Após este período, trabalhei durante 3 anos no grupo de marketing de herbicidas da Bayer CS.

Em 1995 fui nomeado director de marketing da América Latina e fundei o primeiro MDT (Marketing Development Team) /Equipa de Desenvolvimento de Marketing nesta Região. Posteriormente assumi funções na área das Operações de Negócios (Business Operations), actividade que me levou à Guatemala na qualidade de director geral da região da América Central e Caraíbas, a Moscovo como director geral da Bayer CS Rússia, Bielorússia e Cazaquistão e desde há 3 anos até Valência, como responsável da Bayer CS Espanha. Desde Maio do corrente ano que sou responsável pelo negócio de Bayer CS na nova região Ibéria.

O meu tempo livre é dedicado à minha família, à prática desportiva e aos passeios de moto. Sou também um apreciador de bom vinho.

"Qual foi a "filosofia" que esteve na base do desenvolvimento do novo conceito Bayer Ibéria?

A origem do conceito Bayer Ibéria assenta na estratégia da nossa companhia de consolidar o número de unidades de negócio ao nível global. Neste contexto analisámos a possibilidade de fundir as duas entidades legais de Bayer CS Espanha e Portugal na região Ibéria. No entanto e tendo em consideração os diversos obstáculos que se tem colocado na área fiscal e legal para a consolidação daquele objectivo, decidimos, para já, juntar as nossas forças nas áreas dos departamentos técnicos e de marketing.

Qual será a estrutura organizacional da nova Bayer CS Iberia?

No departamento técnico e no grupo de marketing criámos equipas multidisciplinares e conjuntas ou seja com a participação de representantes de ambos os países, de forma a cobrir quer as necessidades da Ibéria como região, quer as necessidades específicas de ambos os países Portugal e Espanha, especialmente nas áreas de homologação e desenvolvimento de novas soluções.

Começámos a integrar progressivamente especialistas portugueses nas diferentes equipas multidisciplinares de cultura e a partilhar as melhores práticas, experiências e conhecimentos de forma a criar sinergias sobretudo nos projectos focalizados no agricultor.

Quais são os principais objectivos da Bayer CS Ibéria para os próximos anos?

Na fase inicial ambas as unidades têm de crescer em conjunto. Este objectivo exige de todos os membros da nossa equipa um nível elevado de flexibilidade, tolerância e empenho.

Quanto à nossa expectativa quanto ao futuro desempenho de mercado, queremos liderar o mercado da protecção das culturas na região Ibéria, ganhando quota de mercado! Estou plenamente convicto que o vamos conseguir. Para tal temos que maximizar sinergias ao nível do conhecimento, experiência e inovação, optimizar os recursos disponíveis e o mais importante, temos de ter, todos colaboradores da Bayer CS Ibéria, uma forte vontade para ganhar!

Uma mensagem do futuro?

A minha mensagem é curta mas assenta numa profunda convicção de que vamos enfrentar e vencer os vários desafios que certamente irão surgir no caminho da construção deste projecto Bayer Ibéria, trabalhando em conjunto como equipa, assente no respeito mútuo. Vamos fazê-lo!

Entrevista na íntegra na próxima edição da Revista Parceiros 12