Notícias

Entrevista com Engº Carlos Maçanita

18/07/2011
Entrevista com Engº Carlos Maçanita

As componentes serviço e apoio técnico são cada vez mais importantes...

As componentes serviço e apoio técnico são cada vez mais importantes...

Quem é o Carlos Maçanita?

O Carlos Maçanita tem 58 anos, é casado e tem duas 2 filhas. Tenho uma formação académica em Engenharia Técnica Agrária e comecei a minha carreira profissional na empresa Hoechst em 1980, onde trabalhei até 1995, nesta altura já na empresa Agrevo, que resultou da associação da Hoechst com a Shering.

Durante este período tivemos vários projectos nos Açores, entre os quais destacaria o fabrico de substituto de leite para alimentação animal (Optilac), produção de marigold (xantofilas), produção de batata semente e de plantas medicinais. Nessa altura tinha ainda a responsabilidade de assistência técnica fitossanitária nas regiões dos Açores e Madeira.


AGRO MAÇANITA PRODUTOS PARA A AGRICULTURA E PECUÁRIA, LDA

Como nasceu a empresa Agro Maçanita Produtos para a Agricultura Lda?

A empresa Agro Maçanita nasceu em 1995, e resultou de um desafio lançado pelas empresas Agrevo e Hoechst Veterinária para que fosse distribuidor de ambos nos Açores. Como era da região, conhecia bem o mercado e estava familiarizado com os produtos das respectivas companhias resolvi aceitar o desafio e passados 21 anos, posso dizer, com orgulho, que hoje em dia a Agro-Maçanita é uma referência regional na distribuição de produtos para a agricultura.

Em que áreas de negócio a empresa actua e qual a respectiva importância económica?

Presentemente as áreas principais de actividade da Agro Maçanita são agricultura, veterinária, pesca, equitação e petshop, sendo a área da agricultura a de maior importância económica para a empresa.

Os colaboradores da empresa com funções técnicas, tem formação na área agrícola? Acha que a componente do serviço é cada vez mais importante na venda de produtos fitofarmacêuticos?

Em todas as áreas de negócio da Agro Maçanita, os nossos colaboradores estão capacitados do ponto de vista técnico-comercial. Além de formação académica têm também formação específica para prestarem assistência técnica na venda das diversas soluções da empresa. Esta componente de serviço técnico associado há venda constitui inequivocamente uma mais valia para os nossos clientes e por inerência para a empresa. As componentes serviço e apoio técnico são cada vez mais importantes, hoje em dia, não só pela sua mais valia comercial e técnica, pela correcta utilização dos produtos, mas também pela crescente preocupação que existe com o ambiente e a saúde pública.

As instalações da Agro Maçanita encontram-se licenciadas em conformidade com as exigências legais no que respeita à redução do risco na Distribuição e Venda de produtos Fitofarmacêuticos. Quais as principais vantagens e desvantagens que vê nestas exigências legais ao sector?

As nossas instalações encontram-se licenciadas em conformidade com todas as exigências legais no sector na distribuição e venda de produtos fitofarmacêutico e é com orgulho que revelo que as nossas instalações foram as primeiras nos Açores a serem projectadas e construídas de raiz com base nas exigências do dec. Lei 173/2005. Quanto ás principais vantagens destas medias, parece-me importante salientar a resultante salvaguarda para o ambiente e saúde publica que indiscutivelmente elas promovem. Já quanto á principal desvantagem, chamaria há atenção para os enormes custos que um investimento desta natureza acarreta.

Quer partilhar connosco alguns novos projectos da empresa para o futuro?

O futuro está na inovação, por isso vamos continuar a investir em investigação e nas áreas de produção experimental.

O SECTOR AGRÍCOLA NAS ILHAS DOS AÇORES

Como caracterizaria a agricultura nas Ilhas dos Açores?
Devido há importância que a produção animal e de lacticínios tem na economia agrícola dos Açores do ponto de vista cultural as culturas mais importantes são a produção de pastagem e milho forrageiro, quanto á estrutura fundiária predomina o minifúndio e a agricultura familiar. Em termo de futuro os sectores/culturas mais competitivos e mais viáveis na agricultura da região parece-me que serão os sectores da produção de pastagem e também de hortícolas.

O SECTOR DA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

Como está a decorrer este ano a campanha na área dos produtos fitofarmacêuticos?

De forma normal, sendo que as áreas de cultura são aproximadamente as mesmas de anos anteriores, tendo se verificando um pequeno acréscimo na cultura da beterraba.

Na sua perspectiva, quais os principais problemas com que se confronta o sector da distribuição de produtos fitofarmacêuticos nas Ilhas dos Açores?

O maior problema, da distribuição de produtos fitofarmacêuticos na região, ainda se encontra na venda ilegal dos produtos, ou seja, a existência de pessoas/empresas não licenciadas que continuam a comercializar produtos, vindos principalmente de Distribuidores do continente, resultando numa concorrência bastante desleal.

BAYER CROPSCIENCE

A Bayer CS é reconhecida pela qualidade e inovação das suas soluções. Ao nível regional, quais os produtos que destacaria da gama da empresa?

Nos produtos/ marcas, já com alguma maturidade destacaria o insecticida Decis e o fungicida Milraz, nas soluções mais recentes, até pela sua forte componente de inovação, o fungicida Volare e o herbicida Laudis.

A companhia lançou nos últimos anos diversos clubes destinados a segmentos específicos do mercado, dos quais aquele que tem tido maior impacto regional tem sido o Clube Fidélis Plus, destinado ao sector da revenda. Qual a importância deste projecto clube Fidélis Plus?

A nível regional, atribuo grande importância e interesse ao clube Fidélis Plus, clube de revendedores. Infelizmente é com alguma tristeza que vejo que muitas vezes a nossa distribuição de revenda não retira todas as vantagens que o clube Fidélis Plus oferece aos revendedores.

Nos últimos anos, a Bayer CS, tem apostado e inovado na área da formação, com a implementação do projecto Academia Bayer CS. Quais as vantagens que identifica nesta politica formativa da empresa?

A Academia Bayer CS, como projecto formativo que tem como objectivo aumentar as competências técnicas dos distribuidores e respectivos colaboradores com funções técnicas, é um dos apoios mais significativos que a Bayer CS oferece aos seus parceiros distribuidores, tendo em conta que a componente de formação técnica é cada vez mais importante para um serviço responsável, quer na venda, quer na utilização dos produtos fitofármacos, sendo muitas vezes tão importante como a qualidade dos produtos.

O FUTURO

Daqui a 10 anos, como vê a empresa Agro Macanita?

Esperamos estar todos cá e de saúde para responder, com prazer, a mais uma entrevista para a revista Parceiros da Bayer CS Portugal.

Perfil:

Nome completo: Carlos Alberto Vieira d'Andrade Maçanita
Naturalidade: Portuguesa
Data de Nascimento: 29-08-1952
Estado Civil: Casado
Filhos: 2
Formação: Eng. Técnico Agrícola
Experiência profissional: Produção de diferentes culturas, Produção Industrial, Produção animal e área comercial.
Hobbies: Caça e Pesca
Livro preferido: Tio Patinhas (década de 60)
Filme da minha vida: Tarzan (década de 60)
Música favorita: Beatles
Figura de referência: Nosso Senhor
Clube de futebol: SC Benfica
Prato preferido: Cracas
Marca de eleição: Bayer CS

Entrevista na íntegra na próxima edição