Notícias

Projecto Baydiversity

16/01/2012, Engº João Vila Maior-Marketing
Projecto Baydiversity

É urgente assumir um rumo equilibrado e em parceria com os ecossistemas que promova a sustentabilidade, .

A biodiversidade engloba a totalidade dos recursos vivos e genéticos do planeta Terra. O Homem constitui uma componente ínfima da biodiversidade global, mas assume-se como o único elemento racional, agindo. É urgente assumir um rumo que promova a sustentabilidade, equilibrado e em parceria com os ecossistemas. Só nesta base será possível edificar um futuro de felicidade gerador do bem comum em harmonia com a Natureza.

O principal objectivo da agricultura é produzir alimentos de qualidade, seguros e a preços acessíveis. Se por um lado a agricultura restringe a biodiversidade, por outro, pode constituir um refúgio com capacidade repositória da mesma. A biodiversidade desempenha um papel essencial na integridade e funcionamento dos ecossistemas sustentando, por exemplo, a qualidade da água, o equilíbrio dos solos, a polinização e a rentabilidade das culturas.

A Bayer CropScience é pioneira a investir neste sector preocupando-se em garantir soluções compatíveis com a biodiversidade. Com o Projecto Baydiversity, pretende sensibilizar o universo agrícola para a biodiversidade, promovendo o seu conhecimento e fomentando a sua preservação e incremento.

Em linha com as directrizes da Comissão Europeia, e com o objectivo de lutar contra a diminuição e destruição da biodiversidade, o Projecto Baydiversity tem vindo a realizar Planos de Acção e Conservação no domínio da conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.
Estes documentos consistem em ferramentas de gestão de Habitats e Biodiversidade, permitindo avaliar e gerir áreas naturais ou semi-naturais, que necessitem de linhas de acção práticas para a sua recuperação e valorização.