Notícias

2ª edição MANUAL BAYVITIS

26/03/2012
2ª edição MANUAL BAYVITIS

A FITOSSANIDADE DA VIDEIRA

O Clube Bayvitis apresenta a segunda edição, com novos conteúdos e imagens, do Manual Bayvitis: A Fitossanidade da Videira.



Foi a pensar na defesa do imenso património que é o sector vitivinícola em Portugal e na necessidade de Disponibilizar conteúdos de elevado valor técnico e científico na área da protecção fitossanitária da videira, aos membros do Clube Bayvitis, que a Bayer CS lançou em 2009 a primeira edição do Manual Bayvitis.

Para a sua elaboração contámos com a colaboração de alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais na área da fitossanidade da videira como:

→ Ana Nazaré Pereira (UTAD)
→ Cecília Rego (I.S.A)
→ Helena Oliveira (I.S.A)
→ João Portugal (E.S.A.Beja)
→ Jorge Sofia (Estação de Avisos Dão)
→ Yvon Bugaret (I.N.R.A/França)
→ Ribas Vidal (U. Federal Rio Grande do Sul/ Brasil)
→ Raul Rodrigues (E.S.A.Ponte Lima)

Esta primeira edição do Manual Bayvitis foi considerada, por diversos agentes ligados ao sector vitivinícola, como uma referência pedagógica na área da fitossanidade da videira em Portugal e para a qual recebemos centenas de solicitações de exemplares da parte de técnicos, viticultores, investigadores, estudantes, distribuidores…, as quais nem sempre podemos, infelizmente, satisfazer.

Três anos após o lançamento da primeira edição deste Manual, o Clube Bayvitis lança uma segunda edição, a qual foi formalmente apresentada durante a recente edição da Academia Bayer, subordinada ao tema "A Fitossanidade da Videira", na qual o novo Manual funcionou como suporte pedagógico.

Para esta nova edição procedeu-se à revisão e actualização de conteúdos, imagens e quadros e á produção de novos conteúdos de forma a acompanhar o constante desenvolvimento técnico e científico na área da protecção fitossanitária da videira.

Para permitir o acesso a novos públicos ligados ao sector, sobretudo a estudantes e técnicos, e acompanhando o desenvolvimento na área das tecnologias de comunicação e informação, esta segunda edição será também lançada em formato digital numa aplicação para tablets a qual poderá ser obtida gratuitamente na App Store e no Android Market.

A Bayer CS contou mais uma vez, na produção deste Manual, com a colaboração dos melhores especialistas na área, sem eles, sem o seu trabalho, dedicação e empenho, não seria possível criar este Manual Bayvitis, que esperamos continue a ser uma referência pedagógica na área da fitossanidade da vinha, contribuindo para a melhoria das práticas de protecção da cultura, para a preservação do nosso património cultural e para o desenvolvimento sustentado de todo o sector Vitivinícola em Portugal, porque: "É na vinha que nasce o vinho!"