Notícias

Entrevista com Reinaldo Pereira

19/04/2012
Entrevista com Reinaldo Pereira

Gestor de Região da Beira Interior da Bayer CS

"A minha entrada na Bayer CropScience é o realizar de um sonho antigo!"


Quem é o Reinaldo Pereira?

Nascido em Abril de 1975 numa cidade Alsaciana, é em 1983 que os meus pais regressam ao país de origem após quase 20 anos de emigração e venho residir para a cidade minhota de Braga. Com o falecimento do meu avô paterno os meus pais tomam a decisão de vir viver para Carregal do Sal, na tentativa de não perder a memória e o passado da nossa família. Em boa verdade este objectivo não poderia ser mais bem conseguido pois é nesta terra da Beira que se criam as minhas verdadeiras raízes. É por esta terra que me tornei irremediavelmente apaixonado por memórias do meu passado e por sonhos para o futuro.

Fala-nos um pouco do teu percurso profissional?

Com Formação em Engenharia Agro-Pecuária, realizei o meu estágio de fim de curso no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. Em 1997 dou início ao meu percurso profissional num programa de apoio ao sector cooperativo fomentado pela CONFAGRI, desempenhando funções técnicas concomitantemente na Cooperativa Agrícola de Carregal do Sal e num Lagar de Azeite Cooperativo.

Em Dezembro de 1998 início funções na área de negócios num distribuidor de Viseu – Visagricola - onde permaneci durante quase catorze anos. Em Fevereiro deste ano dou início a um novo e ambicionado desafio profissional como Gestor de Região na Bayer CropScience.

Foste nomeado Gestor de Região da Beira Interior da Bayer CS recentemente. Qual o significado de entrar numa companhia como a BCS?

Apesar de estar plenamente preenchido pessoal e profissionalmente na empresa de distribuição onde me encontrava, nunca escondi a minha ambição em vir a trabalhar numa empresa líder neste sector de mercado, com forte reconhecimento pela qualidade e inovação das suas soluções, numa empresa com elevado nível de profissionalismo como é o caso da Bayer CropScience.

Assim a minha entrada na Bayer CS é o realizar de um sonho antigo e é com enorme orgulho e satisfação que hoje faço parte de uma empresa que aprendi a respeitar ao longo do meu percurso profissional.

Quais são as principais dificuldades que encontraste neste novo desafio profissional?


Ainda é cedo para fazer uma avaliação concisa das dificuldades que encontrei ou que irei encontrar neste novo desafio profissional. No entanto parece-me por demais evidente que a actual situação socioeconómico que se sente a nível mundial, mas muito particularmente a sentida a nível nacional, em nada facilitam a nossa e outras áreas de negócios.

Na minha região é particularmente preocupante o estado em que se encontra o sector Vitivinícola e o Fruteiro, pela dificuldade inerente ao preço pago pela uva e pela fruta que os diferentes agentes económicos praticam no momento. Esta situação leva a que boa parte das empresas agrícolas e mesmo os pequenos agricultores se encontrem numa situação menos confortável.

É uma situação que no meu entender deveria ser alvo de maior atenção por parte de quem detém o poder politico, não podendo ignorar que a agricultura representa ainda hoje um forte alicerce da nossa sociedade e do nosso tecido económico. Este sector de actividade é ainda hoje responsável pela ancoragem do nosso povo a um Portugal secular que não pode ser esquecido e ignorado, sem o qual agravaremos inevitavelmente a nossa condição social levando inclusive à perca da nossa identidade.

Quais são os teus objectivos para os próximos anos?

Profissionalmente desejo contribuir positivamente para o bom desempenho da Bayer CS na minha região, apostando num trabalho de continuidade e interajuda com todos os Parceiros de negócio. Em relação a toda a equipa de trabalho da BCS, e à semelhança destes, faço votos de também eu dar um contributo activo na construção dum futuro próspero e promissor por uma marca sólida. É também a minha ambição dar continuidade ao excelente desempenho que o colega me deixou como legado ao longo de todo o seu percurso profissional.


Perfil

Nome completo: Reinaldo José Barbosa Pereira

Naturalidade: Francesa

Data de Nascimento: 29 de Abril de 1975

Estado Civil: Casado

Filhos: Dois

Formação: Engenharia Agro-Pecuária

Hobbies: Viajar / Jardinar

Livro preferido: O Equador

Filme da minha vida: Amistad

Música favorita: Queen: "Who Wants To Live Forever"

Figura de referência: Os meus pais

Clube de futebol: S.L.Benfica

Prato preferido: Bacalhau à lagareiro

Marca de eleição: BMW