Notícias

Black-rot ou Podridão Negra

19/04/2012
Black-rot ou Podridão Negra

Desde o ano de 2006 ocorre um aumento da incidência e severidade da "black-rot"nas regiões vitivinícolas do Dão, da Bairrada e dos Vinhos Verdes. Contudo, tem-se vindo a espalhar no restante território nacional.

O Black-rot, também designado por podridão negra, é causado pelo fungo Guignardia bidwellii. Esta doença é originária da América do Norte mas conta já com uma longa existência na Europa. Mais recentemente, tem assumido grande importância económica, nomeadamente, em Itália, França e Alemanha.

Em Portugal apresenta-se, também, como uma doença em franca expansão, causando já graves prejuízos, especialmente, nas regiões da Bairrada, do Dão e dos Vinhos Verdes. Contudo, tem-se vindo a espalhar no restante território nacional.

O desenvolvimento do Black-rot está muito relacionado com a temperatura, podendo desenvolver-se a partir dos 10ºC, com a humidade relativa e com a duração do período de folha molhada. A existência de vinhas abandonadas, pelo reservatório de inóculo que constitui, favorece a disseminação da doença.

Os sintomas do Black-rot podem ser verificados nos órgãos verdes da planta, como as folhas, pâmpanos, inflorescências, e cachos.

Recorrendo a Flint Max e a Flint, controla-se simultaneamente o Black-rot e o Oídio. A protecção deve começar ao estado de folhas soltas / cachos visíveis, pois é nessa altura que começa a instalar-se o inóculo que mais tarde irá produzir prejuízos ao nível dos cachos.

Deve evitar o vigor excessivo, e em vinhas moderada ou severamente atacadas deve proceder-se à recolha e queima
de varas atacadas bem como de cachos mumificados. Os enxofres e os fungicidas cúpricos não têm acção sobre o Black-rot.

Black-rot ou Podridão Negra
Black-rot ou Podridão Negra