Notícias

Flint - poder mesostémico nos pomares!

22/05/2012, Engº Avelino Balsinhas - BCS
Flint - poder mesostémico nos pomares!

Nova dimensão no controlo de pedrado e oídio da macieira e pedrado e estenfiliose da pereira.

Flint representa uma grande evolução ao reforçar o poder das estrobilurinas, capacitando-as de uma nova dimensão no controlo de pedrado e oídio da macieira e pedrado e estenfiliose da pereira.

Flint é um fungicida mesostémico, com uma actividade caracterizada pela forte capacidade de adesão às camadas cerosas da planta, actividade translaminar e propriedades de redistribuição inigualáveis.

BENEFÍCIOS DO PODER MESOSTÉMICO

Flint fixa-se rapidamente à superfície vegetal e camadas cerosas da planta, formando um reservatório de fungicida protegido das condições climatéricas. Flint penetra na planta a partir deste reservatório superficial, em quantidades pequenas, mas biologicamente activas. De facto, uma parte do Flint aplicado é absorvida diariamente, repondo a substância activa utilizada pelo
metabolismo. Flint é redistribuído para partes não tratadas por um forte movimento de vapor localizado e pela actividade translaminar. Forte actividade preventiva
Flint actua na superfície da planta, parando a doença antes que ela cause danos.

Longa persistência de acção

A alta afinidade do fungicida com a superfície da planta, significa que as partes tratadas permanecem protegidas para conseguir uma cultura mais saudável. Resistência à lavagem Com a maioria do depósito de fungicida fixo nas camadas cerosas, Flint está bem protegido do arrastamento e perda pela água da chuva e outros agentes climatéricos.


Protecção melhorada na canópia da cultura

O movimento de vapor localizado e redistribuição para superfícies não tratadas da planta, ajudam a proteger novos crescimentos e contribuem para melhorar a protecção no interior da canópia.

Melhor protecção dos tecidos vegetais tratados

A penetração contínua a partir dos depósitos de fungicida à
superfície mantêm a actividade pós-infecção, enquanto o movimento translaminar assegura a protecção face a ataques dos fungos em ambas as páginas da folha.

Protecção sustentada

O controlo das doenças não é diluído pelo transporte sistémico do fungicida, proporcionando uma protecção prolongada dos tecidos vegetais tratados.

EFEITO DE FLINT NO CICLO DE VIDA DOS FUNGOS

Flint tem uma extraordinária actividade preventiva contra o pedrado,oídio e estenfiliose. Flint é altamente eficaz no controlo da germinação dos esporos de pedrado e quando a germinação destes for bem sucedida, Flint vai impedir o desenvolvimento do fungo em estádios mais desenvolvidos do ciclo da doença, parando a penetração na cutícula e o crescimento do estroma sub-cuticular. Flint também interfere com a germinação e formação dos apressórios do oídio.

Flint é eficaz sobre a estenfiliose, sendo fundamental intervir preventivamente. Flint pode ser utilizado desde a floração até 14 dias da colheita. Se simultaneamente tivermos condições favoráveis para o pedrado e a estenfiliose, Flint permite o controlo destas duas doenças. Na macieira, Flint possibilita o controlo das duas principais doenças criptogâmicas, pedrado e oídio.

Flint é compatível com outros fungicidas como parceiros de mistura com diferentes modos de acção bioquímica, por exemplo, Pomarsol Ultra D, Antracol, Mancozan ou Libero Top.

Flint coloca o poder mesostémico ao serviço dos fruticultores quando combina a sua excelente eficácia e elevada persistência de acção para um amplo espectro de doenças, com uma óptima selectividade para pereira e macieira.