Notícias

Soluções herbicidas Bayer para a cultura do tomate

22/05/2012, Engº Jorge Matias - BCS
Soluções herbicidas Bayer para a cultura do tomate

A Bayer apresenta na sua gama duas soluções herbicidas para a cultura do tomate com provas dadas no mercado, ao longo de vários anos de utilização:Sencor WG e Targa Gold.

Como é de conhecimento geral, as infestantes competem com
a cultura pelos nutrientes do solo, por água, espaço e luz solar. Se esta competição for eliminada logo desde o início, as culturas têm maior possibilidade de se desenvolverem e expressar todo o seu potencial produtivo.

A Bayer CropScience apresenta na sua gama, duas soluções herbicidas para a cultura do tomate, com provas dadas no mercado, ao longo de vários anos de utilização: Sencor WG e Targa Gold.

O Sencor WG, cuja substância activa é a metribuzina, pertence ao grupo químico das triazinonas e exerce o seu efeito através da inibição da fotossíntese das infestantes. É um herbicida sistémico, com acção residual e de contacto foliar. Após a absorção pelas infestantes, a metribuzina distribui-se através do xilema (tecidos vasculares de transporte de água ascendentes), até ao local de acção nos cloroplastos.

A substância activa é selectiva, tolerada pelo tomateiro, assim como pela batateira, cultura da cenoura e cana-de-açúcar. A selectividade do Sencor WG deve-se ao facto de ser pouco absorvido pela cultura, cujas raízes se encontram abaixo da camada de solo tratada, bem como à menor taxa de translocação e maior taxa de degradação da substância activa nas culturas onde se encontra homologado.

O Sencor WG controla infestantes dicotiledóneas e algumas
gramíneas. Entre as principais infestantes controladas, encontram-se os bredos (Amaranthus spp.), bolsa-de-pastor (Capsella rubella), catassol (Chenopodium album), erva-moleirinha (Fumaria officinalis), lâmio (Lamium amplexicaule), cabelo-de-cão (Poa annua), erva-pessegueira (Polygonum persicaria), beldroega (Portulaca oleracea), figueira-do-inferno (Datura stramonium), milhã-pé-de-galo (Echinochloa crus-galli), milhã-digitada (Digitaria
sanguinalis), milhã-verde (Setaria viridis), mal-casada (Polygonum lapathifolium), serralha-macia (Sonchus oleraceus), morrião (Anagallis arvensis), margaça (Chamaemelum mixtum), erva-febra (Lolium rigidum), azevém (Lolium multiflorum), papoilas (Papaver spp.), saramago (Raphanus raphanistrum), sempre-noiva (Polygonum aviculare) e a erva-moira (Solanum nigrum) até à fase
de duas folhas.

O Targa Gold, cuja substância activa é o quizalafope-p-etilo, é um herbicida sistémico, de absorção foliar, translocado nas plantas através do xilema e do floema (de forma ascendente e descendente). Está indicado para o controlo de infestantes gramíneas, num elevado número de culturas dicotiledóneas, para as quais apresenta uma elevada selectividade. Como o Targa Gold é rapidamente absorvido pelas folhas das infestantes gramíneas,
a aplicação pode ser efectuada quando não se prevê a ocorrência de chuva nas 2 horas seguintes à aplicação.

A dose e época de aplicação do Targa Gold dependem apenas
do estado de desenvolvimento das infestantes. Para o controlo de infestantes gramíneas anuais, aplicar 1-1,5 l/ha de Targa Gold, das 3 folhas ao inicio de afilhamento, depois desta fase utilizar 1,5-2 l/ha. Para controlar o cabelo-de-cão, aplicar até ao estado de 3 folhas, a dose máxima (3 l/ha). Para controlar infestantes vivazes, aplicar 3 l/ha de Targa Gold, em pleno crescimento activo, antes da floração destas infestantes (grama, escalracho,
grama francesa, graminhão). Para o sorgo-bravo aplicar 2,5-3 l/ ha de Targa Gold, quando alcança os 20-25 cm de altura.

Fazendo uma boa gestão destas duas soluções herbicidas, em
integração com outros meios de luta, é possível manter a cultura do tomate livre de infestantes desde o início. Leia sempre os rótulos antes de aplicar os produtos e respeite as boas práticas agrícolas.