Notícias

Entrevista com João Correia

26/07/2012
Entrevista com João Correia
João Correia-Business Operations Portugal

"É previsível que a Agricultura volte a estar na moda."




Bayer CropScience Ibéria

Quais são os grandes objectivos da área Direcção Comercial, Administração e Logística Portugal da Bayer CropScience para os próximos anos?

Sendo a Bayer uma empresa de investigação temos como grande objectivo continuar a disponibilizar soluções inovadoras que contribuem para a satisfação das necessidades dos nossos agricultores. Temos muitos novos produtos que tardam em ser colocados no mercado português devido á lentidão que as nossas autoridades têm em conceder os registos, comparativamente a outros países da Comunidade Económica Europeia, não colocando os nossos agricultores em condições de igualdade competitiva.
Nos últimos anos, temos tido a liderança do mercado Ibérico, com particular enfâse em Portugal; nos próximos anos vamos trabalhar para que continuemos a merecer a confiança em nós depositada.

Para atingir os objectivos propostos, que estrutura tem a área de Direcção Comercial, Administração e Logística Portugal?

Tenho o prazer e o orgulho de coordenar uma equipa de 20 elementos, todos eles grandes profissionais, com qualidades humanas e técnicas que são amplamente reconhecidas por todos os agentes do mercado de protecção das culturas em Portugal.

Bayer CropScience e Agricultura Ibérica

Na tua perspectiva quais são as principais tendências de evolução da Agricultura Ibérica no século XXI?

Considerando que, nas próximas décadas, o previsível aumento da população mundial vai exigir políticas de disponibilização de alimentos compatíveis com as necessidades dessa mesma população, a actividade agrícola certamente terá um crescimento em volume que terá se ser acompanhado por políticas que lhe garantam sustentabilidade, respeitando o homem e o ambiente.

A situação conjuntural que se vive na Ibéria, com a crise financeira, os baixos preços que se pagam à produção que sustentam uma rentabilidade agrícola insuficiente para quem tantos riscos assume, o agricultor poderá ter alguma evolução positiva à medida que os nossos políticos tomem medidas efectivas para debelar a crise, os empresários voltem a acreditar que os seus investimentos irão ter retorno e os consumidores voltem a ter poder de compra. Quer a nível interno, quer reforçando a exportação é previsível que a Agricultura volte a estar na moda.

De que forma poderá a Bayer CropScience Ibéria contribuir para "Impulsionar o Futuro da Agricultura" na região?

Impulsionar o Futuro da Agricultura está directamente relacionado com o elevar do nível de profissionalismo do sector.

A BCS procura dar o seu contributo, não só através dos produtos, particularmente dos de inovação, mas num conjunto de serviços e suportes que se enquadrem nas necessidades de modernização da agricultura e seu nível de profissionalismo em áreas tão distintas e complementares como:

→ Conhecimento, formação, partilha, troca de experiências, corporizados na disponibilidade permanente dos seus técnicos, na Academia Bayer e área de serviços dos Clubes Bayer, nos filmes temáticos de Bayer Agro.TV e no site na Internet da BCS.

→ Ambiente, proporcionar uma solução de tratamento das águas resultantes das lavagens e restos de caldas, corporizado no Phytobac, na protecção do aplicador com a nova ferramenta Bayprotege, ou com os projectos de fomento da Biodiversidade com o projecto Baydiversity.

→ Minimizar o nível de resíduos na produção através da elaboração conjunta de programas de tratamentos corporizado nos programas de Food Chain

Um poeta espanhol escreveu um dia:" O caminho se faz caminhando!". Uma mensagem final para o novo "caminho" Ibérico?

O novo projecto Ibérico pretende potenciar sinergias entre as organizações da BCS nos dois lados da fronteira, tornando-se assim mais eficiente, por partilha de projectos, práticas e processos que têm, nalgum caso, mostrado resultados consideráveis. Também se pretende uma abordagem estratégica nas culturas agrícolas relevantes mais coerente.

Todo este projecto está em implementação há relativamente pouco tempo, pelo que vamos caminhando, avaliando, aprendendo, corrigindo e melhorando.



Leia na íntegra a entrevista com João Correia na próxima edição da Revista Parceiros 13.