Notícias

Entrevista com Jorge Silva

26/07/2012
Entrevista com Jorge Silva
Jorge Silva - Dir. Técnico Ibéria

"A vida das pessoas e das organizações faz-se com pequenos passos..."




Bayer CropScience Ibéria

Como Responsável pela Direcção Técnica da Bayer CropScience Ibéria, quais são as principais competências desta área funcional da empresa?

A Bayer CropScience é uma empresa de Investigação e Desenvolvimento de produtos e soluções para a agricultura. Estamos integrados no conjunto de países do Sul da Europa e buscamos sempre a melhor forma de usar os nossos recursos.

O Departamento Técnico tem a responsabilidade de desenvolver substancias activas (produtos) e soluções que serão posteriormente registadas nos dois países constituindo uma "fonte" de inovação para a protecção das culturas e sustentabilidade da agricultura. Esse desenvolvimento é baseado em muita experimentação de campo (ensaios bilógicos e de resíduos) nas mais diversas condições agronómicas da península Ibérica e nas cooperaçoes com diversas entidades.

Quais são os grandes objectivos da Direcção Técnica da Bayer CropScience Ibéria para os próximos anos?

Os principais objectivos do Departamento, nos próximos anos, são, integrar a equipa do Depto Técnico dos dois países, cooperar com outros países da Zona Sul da Europa, apoiar a parte operativa da empresa nos dois países, desenvolvendo, registando (re-registando) novos produtos/soluções ajustadas às necessidades das realidades agrícolas de Espanha e Portugal.

Para atingir os objectivos propostos, que estrutura tem o Departamento Técnico da Bayer CropScience Ibéria e quais as principais competências dos colaboradores?

Trabalhamos já completamente integrados numa equipa Ibérica. A equipa do departamento técnico é composta por excelentes profissionais e colegas. Somos 40 pessoas, entre os dois países e trabalhamos em áreas diversas:

1 - desenvolvimento agronómico, composto por dois grupos. Um, de produtos ainda em fases precoces de experimentação de campo (na Estaçao Experimental em Brenes, perto de Sevilha) directamente dependente de Monheim, e o outro de desenvolvimento biológico, constituído por 3 responsáveis de culturas e projectos e pelo grupo de técnicos de experimentação.

2 - temos um grupo de ensaios de resíduos, acreditado para ensaios segundo as Boas Práticas Laboratoriais,

3 - Uma área de responsabilidade de Boas Práticas Agrícolas e Segurança Alimentar.

4 – Um grupo de Assuntos Públicos e Regulamentares (Homologação), de fundamental importância para a empresa pois são os responsáveis pelos contactos com as Entidades Oficiais, pela obtenção de registos e pelo trabalho nas Associações, nos dois países.

É um grupo de colegas com excelente formação técnica e com excelentes qualidades humanas. Gosto que todos nos sintamos livres de expressar as nossas opiniões e que actuemos de acordo com os valores LIFE da empresa (Liderança, Integridade, Flexibilidade, Eficiência), deixando o nosso contributo para a evolução da organização.

Bayer CS e Agricultura Ibérica

Na tua perspectiva quais são as principais tendências de evolução da Agricultura Ibérica no século XXI?

A agricultura em Espanha e Portugal tem vivido muitos desafios e muitas incertezas. Passou-se uma mensagem deturpada da agricultura e dos agricultores. Parece que a prioridade tem sido fornecer à sociedade alimentos ao mais baixo custo, pouco importando como e onde são produzidos.

O consumidor tem acesso a uma gama variada de produtos
agro-alimentares e, muitas vezes, fica com a percepçao de que esses produtos são produzidos nas zonas tradicionais de produçao. Em minha opinião, haverá que apostar na sustentabilidade da produção agrícola nas nossas regiões produtoras, e deixando aos agricultores a possibilidade de serem a primeira linha na protecção do Meio Ambiente.

A reforma da PAC e os seus impactos no Mundo Rural de Espanha e Portugal, a sensibilização para projectos de Biodiversidade, o câmbio climático, o uso racional de água, o aparecimento de novos problemas fitossanitários devido ao intercâmbio comercial globalizado e a relação entre a produção e a comercialização, deverão ser os grandes desafios dos próximos anos.

De que forma poderá a Bayer CropScience Ibéria contribuir para “Impulsionar o Futuro da Agricultura” na região?

Estando bem "implantada" em ambos os países e conhecendo bem a ideosincrasia do Mundo rural, identificando problemas e oportunidades e oferecendo produtos e soluçoes adequadas às verdadeiras necessidades da protecção das culturas.

A Bayer CropScience procura colaborar com todas as Entidades Oficiais e particulares em prol da defesa dos interesses da Agricultura espanhola e portuguesa, os quais nem sempre são acautelados pelos poderes de Bruxelas.

Qual o contributo que a área técnica poderá acrescentar para este Impulsionar do Futuro do sector?

A Bayer CropScience é uma empresa representada em mais de 100 países a nível Mundial. Como empresa de Investigação e Desenvolvimento tem acesso a distintas realidades e experiências que poderão ser capitalizadas como conhecimentos que poderá ser adaptado às nossas realidades.

Esse factor "inovação" necessita de ser testado e adaptado nas nossas condições agronómicas. Para isso é necessário desenvolver novas substancias activas/produtos que terão de ser homologados em cada país, novas soluções ou serviços que poderão ser preciosos auxiliares para a "tomada de decisão". Também a área de acompanhamento de produtos e a formação sobre o uso seguro, racional e responsável dos nossos produtos num sector cada ver mais profissionalizado merece especial destaque.

Gostaria de realçar ainda o papel que os colaboradores da Bayer CropScience desempenham na Associação Profissional (AEPLA em Espanha e ANIPLA em Portugal) contribuindo para a discussão de temas de especilidade (legislaçao e outros temas regulamentares) e de interlocutor com as diferentes autoridades e associaçoes do sector. Ë uma responsabilidade social da Bayer CropScience estar activa em todas estas temáticas.

Um poeta espanhol, escreveu um dia:" O caminho se faz caminhando!". Uma mensagem final para o novo "caminho" Ibérico?

De facto, a vida das pessoas e das organizações faz-se com pequenos passos, os quais, sendo sólidos, permitem consolidar etapas e definir novas metas. A realidade ibérica na Bayer CropScience é um facto. Deveremos tomá-la como uma oportunidade.

Permitir-nos-à um ganho de "massa crítica" a nível global, sem que se perca qualidade e eficiência. De forma profissional e competente, identificados com os valores da nossa empresa, deveremos, com bom senso, aceitar as diferenças e caminhar no sentido definido pela Direcção. Da minha experiencia prática, posso dizer que "é muito mais o que nos identifica do que aquilo que nos separa".

Como empresa de Investigação e Desenvolvimento é natural que se busque o retorno do investimento feito nos mais de 200 milhões de euros, mais de 100.000 substâncias activas testadas cada ano e nos mais de 10 anos desde a descoberta de um produto até à sua introdução no mercado. É cada um desse produto da marca Bayer que têm permitido à Bayer CropScience nos mais de 100 anos de actividade acrescentar valor e impulsionar o contribuido para o desenvolvimento da agricultura.


Leia na íntegra a entrevista com Jorge Silva na próxima edição da Revista Parceiros 13.