Notícias

Hussar: Sucesso Mundial Comprovado

11/12/2012, Jorge Matias - Gestor Produto BCS
Hussar: Sucesso Mundial Comprovado

Hussar: um herbicida eficaz, seguro e flexível na produção de cereais!











Herbicida de pós-emergência selectivo para trigo mole, trigo duro e cevada. Quimicamente baseado numa sulfolinureia - iodosulfurão - um grupo químico com excelentes propriedades para o controlo das infestantes, com características toxicológicas e ambientais favoráveis.

A sua formulação contém a tecnologia de segurança da Bayer CropScience, mefenepir-dietilo (safener ou protector de fitotoxidade), para assegurar um elevado nível de selectividade, sem comprometer a eficácia.

Modo de Acção

Tal como outros herbicidas da família das sulfonilureias, inibe a enzima acetolactato sintase (ALS), bloqueando a biossíntese dos aminoácidos, valina, leucina e isoleucina. Apresenta uma rápida absorção, essencialmente foliar e tem translocação sistémica completa (xilema-floema).

Largo Espectro de Acção

Controla com elevada consistência a grande maioria das infestantes dicotiledóneas anuais (ervas de folha larga) e algumas das principais infestantes gramíneas dos cereais (Lolium spp., Poa spp., Phalaris spp.).

Excelente Flexibilidade na Época de Aplicação

A elevada selectividade permite um longo período de aplicação nos cereais, desde as 3 folhas até ao fim do afilhamento, do trigo e da cevada. Dose recomendada: 150-200 g/ha, sempre em mistura com o molhante Genapol (0,5-1 l/ha), para assegurar os melhores resultados. Volume de calda: 200-400 litros/ha.

Utilizar a dose mais baixa para as aplicações precoces e a mais elevada para aplicações mais tardias, quando as infestantes estão mais desenvolvidas.

O momento ideal para controlar as infestantes é quando a maioria já emergiu e estão entre as 2 folhas e meio do afilhamento (para as gramíneas) ou 4-6 folhas (para as dicotiledóneas). Infestantes pequenas, em crescimento activo, são mais facilmente controladas, permitindo ao cereal fazer uma boa e rápida cobertura do solo.

Tratamentos precoces, vão reduzir mais cedo a competição das infestantes com a cultura e proteger o potencial da produção. Por forma a não comprometer a selectividade, os cereais não devem ser tratados se estiveram sob stress devido a situações de seca, geada, calor em excesso, doenças, encharcamento de água, escorrimento superficial, salinidade ou falta de nutrientes.

Gestão Integrada das Infestantes

A aplicação repetida de Hussar, ou de herbicidas com o mesmo modo de acção pode provocar o desenvolvimento de biótipos resistentes de algumas infestantes indicadas como susceptíveis. Recomenda-se proceder à rotação das culturas, das práticas culturais e com outros herbicidas de diferentes modos de acção. A chave para uma gestão integrada das infestantes é a rotação.

→ Nova solução herbicida de pós-emergência para trigo e cevada;
→ Controla com elevada consistência um largo espectro de infestantes dicotiledóneas anuais e algumas das principais gramíneas (Lolium spp.);
→ Herbicida foliar sistémico de rápida absorção;
→ Excelente flexibilidade na época de aplicação, baixa dose por hectare;
→ Contém a tecnologia de segurança-safener ou protector de fitotoxidade;
→ Investigação e serviço de qualidade da Bayer CropScience.


HUSSAR:

Formulação:
WG 5% iodosulfurão-metil de sódio + 15% mefenepir-dietilo;

Classificação Toxicológica:
Irritante (Xi)

Embalagem:
600 g (caixas de 12 x 600 g)



Hussar: Sucesso Mundial Comprovado