Notícias

Comemoração 20 anos da ANIPLA

27/11/2012
Comemoração 20 anos da ANIPLA
Dr. João Correia - Presidente ANIPLA

Realizou-se no passado dia 20 de Novembro de 2012, no Hotel Cascais Miragem, a comemoração do 20º aniversário da Anipla (Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas).



Este evento comemorativo teve como objectivo celebrar, junto de todos os parceiros da indústria, duas décadas de trabalho, empenho, dedicação e intensa actividade da ANIPLA na defesa de uma Indústria participativa, inovadora e responsável. Duas décadas, marcadas por diversas acções de formação, divulgação e consciencialização, junto dos diversos agentes ligados ao sector, que tem contribuído param uma utilização mais segura e eficaz dos produtos fitofarmacêuticos e para uma crescente profissionalização da agricultura nacional.

Ao longo de vintes anos, a ANIPLA tem trabalhado com diversas entidades nacionais e internacionais, ligadas ao sector, algumas das quais foram convidadas a partilhar, neste evento, os pontos mais relevantes da sua contínua colaboração com a Associação. Nesta comemoração dos 20 anos da Anipla não podia faltar a presença dos antigos presidentes da Associação, cujo trabalho desenvolvido ao longo destas duas décadas, teve uma importância fundamental no desenvolvimento e crescimento da Associação.
Tiveram também presentes, como oradores, representantes de vários sectores da nossa agricultura com os quais a associação tem colaborado, com especial destaque para o Sr. Director Geral da DGAV (Direcção Geral de Alimentação e Veterinária) em representação do governo.


Alguns Testemunhos dos oradores presentes nas comemorações dos 20 anos da ANIPLA:

"Os meus parabéns à ANIPLA pelos 20 anos da sua existência e atividade! A ANIPLA representando grande parte das empresas de produtos fitofarmacêuticos tem-se revelado, ao longo dos anos, um parceiro fundamental dos serviços oficiais na discussão e implementação da legislação nacional nas áreas da comercialização e utilização de produtos fitofarmacêuticos. Para além disso, reconhecemos o esforço e o valioso contributo que a ANIPLA tem dado no âmbito de uma utilização mais segura dos produtos fitofarmacêuticos, o que se tem traduzido em numerosas campanhas de sensibilização, simpósios e implementação de projetos, dos quais destacamos pelo seu impacto o Projeto Cultivar a Segurança e o Projeto TOPPS."

Engª Flávia Alfarroba-Subdiretora geral da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária)


"Queremos mostrar que somos um parceiro de confiança na sociedade, responsável pela existência de benefícios essenciais e trabalhar para assegurar um futuro agrícola sustentável para todos."

Dr. Friedhelm Schmider-Diretor-geral da ECPA (European Crop Protection Association)



"A importância do Sector no contributo para a Optimização da Produção Agrícola Nacional, a exigência de um elevado grau de profissionalismo, o respeito pelas mais rigorosas Normas Éticas de Comportamento no Respeito pela Saúde do Homem e Animais e na Preservação do Meio Ambiente,conferem à ANIPLA-Associação da Industria para a Protecção das Plantas, o estatuto de Referência incontornável na Protecção do Nosso Produto Agrícola. Neste momento em que se celebra o seu 20º aniversário, presto a minha sincera homenagem a Todos, e muitos foram, os que contribuíram para o seu Desenvolvimento e Projecção. PARABÉNS ANIPLA!"

Engº António Sevinate Pinto-Presidente Anipla 1992/2000; Presidente da LUSOSEM


"CAP e ANIPLA preparam-se para assinalar uma década de importante colaboração entre o sector agrícola e indústria destinada à protecção de plantas. Trata-se de uma parceria indispensável para que a agricultura portuguesa possa contar com uma garantia fitossanitária que assegure ao sector o cumprimento de todas as normas de produção, nacionais e internacionais, e que inspire nos consumidores confiança nos produtos que chegam ao mercado. A protecção das plantas é, portanto, um aspecto fundamental para o desenvolvimento da actividade agrícola e a ANIPLA contribui de modo relevante para que a agricultura portuguesa possa continuar a ganhar credibilidade, particularmente nos mercados internacionais, impulsionando as exportações e a recuperação económica do nosso país."

Dr. João Machado-Presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal)


"20 Anos, 20 valores! Responsabilidade, Promoção, Formação, Eficácia, Cooperação, Protecção, Proactividade, Inovação, Competência, Segurança, Transparência, Rigor
Dedicação, Informação, Abertura, Sustentabilidade
Diálogo, Participação, Divulgação, Orgulho...Parabéns ANIPLA!

Eng.º António Saraiva-Presidente Anipla 2001/2009; Presidente da Companhia das Lezírias


"No papel de representação da indústria fitofarmacêutica e defesa dos seus interesses, a Anipla tem, aos longos dos seus 20 anos de existência, trabalhado, de forma activa e consistente, na procura de soluções capazes de responder com eficácia às crescentes exigências inerentes à evolução, cada vez mais complexa, da actividade agrícola. Nestas duas décadas de empenhamento, dedicação e intensa actividade acreditamos ter dado um contributo positivo para o desenvolvimento sustentado da agricultura portuguesa.

A todos associados que de forma generosa têm permitido que os seus quadros se dediquem ao trabalho associativo, a todos os elementos das comissões de trabalho e aos quadros internos da ANIPLA, pela forma empenhada e profissional com que têm executado a sua missão, a todos os antigos directores, pela sua visão na criação e desenvolvimento da ANIPLA e pela obra feita, queremos deixar aqui bem marcado o nosso reconhecimento e agradecimentos. Consideramos que ANIPLA é hoje um parceiro indispensável à organização do nosso negócio. Uma Associação que acrescenta valor ao sector agrícola em Portugal.

Estamos prontos para próximos vinte anos!"

Dr. João Correia-Presidente da Anipla

Comemoração 20 anos da ANIPLA
Comemoração 20 anos da ANIPLA