Notícias

Diversidade é o Futuro.

24/01/2013
Diversidade é o Futuro.

A resistência das infestantes aos herbicidas.



"Um monstro que está à espreita nos nossos campos, escondendo-se entre as infestantes que crescem nas nossas culturas. Uma grave e crescente ameaça para a agricultura, que todos nós conhecemos. Com a utilização, ano após ano, de herbicidas com o mesmo modo de acção e com a redução das práticas e rotações culturais, continuamos apenas a ignorar e a agravar o problema"

Os herbicidas são actualmente o principal recurso económico para controlar as infestantes e o desenvolvimento das infestantes resistentes aos herbicidas é um grave problema da agricultura moderna.

A resistência aos herbicidas é a capacidade hereditária de uma determinada população de infestantes susceptíveis, resistir à aplicação de um herbicida e completar o seu ciclo de vida, quando o herbicida está ser utilizado na dose recomendada, numa situação agrícola normal. Muitas vezes, transforma-se num grave problema, quando é exercida elevada pressão de selecção sobre uma população de infestantes, durante vários anos.

Pode ser o resultado do uso repetido do mesmo herbicida, ou de vários herbicidas com o mesmo modo de acção e está frequentemente associada à monocultura, bem como à redução das práticas culturais.

Qual a melhor forma de combater a resistência das infestantes?

Diversidade. Diversidade é o futuro!



A chave para a gestão das resistências é a redução da pressão de selecção através da combinação de diversas técnicas agronómicas.

A Iniciativa da Bayer CropScience Contra a Resistência das Infestantes: Gestão Integrada das Infestantes

A Gestão Integrada das Infestantes envolve a utilização de um conjunto de técnicas de controlo que abrange métodos físicos, químicos e biológicos de uma forma integrada, sem demasiada dependência de nenhum dos métodos em particular, e deve ser usada como uma ferramenta de prevenção e gestão das infestantes resistentes aos herbicidas. O objectivo é reduzir a pressão de selecção e prevenir a dominância de infestantes resistentes numa determinada população.

1.Diversidade em Práticas culturais

Considere as práticas culturais mais adequadas que possam reduzir a densidade das infestantes: o controlo mecânico das infestantes, a escolha da variedade, sementes certificadas com elevado poder e vigor germinativo, a melhor época de sementeira, a densidade recomendada, etc.

2.Diversidade na Rotação de culturas

Produzir a mesma cultura, ano após ano, no mesmo campo, vai estimular inevitavelmente o desenvolvimento e a propagação de infestantes resistentes. Para manter as infestantes sob controlo, deve praticar a diversidade na rotação de culturas. A rotação entre diferentes culturas de Outono-Inverno e de Primavera-Verão, é a maneira mais eficaz e sustentável de praticar a gestão integrada das infestantes resistentes.

3.Diversidade no Uso de herbicidas

A aplicação repetida e regular de herbicidas com o mesmo modo de ação pode provocar o desenvolvimento de biótipos resistentes de algumas infestantes indicadas como susceptíveis. Para evitar este fenómeno recomenda-se proceder à rotação das culturas, das práticas culturais e de preferência, proceder à alternância com herbicidas de diferentes modos de ação. Uma vez que existem muitos herbicidas com o mesmo modo de ação, mudar apenas de produto pode não ser grande ajuda. Poderá ter que mudar para um herbicida com um modo de ação completamente diferente, ou mesmo ter que misturar herbicidas com diferentes modos de ação contra as infestantes mais difíceis de controlar.


A Bayer CropScience oferece a verdadeira alternância de soluções herbicidas para a cultura do milho, em diferentes épocas de aplicação: 4 grupos químicos diferentes, 4 diferentes modos de acção!

Utilize os produtos fitofarmacêuticos de forma segura. Leia sempre os rótulos e a informação relativa aos produtos antes de os utilizar.

Veja também o vídeo Diversidade é o Futuro!

Diversidade é o Futuro.