Notícias

Fóruns Bayvitis 2013

22/05/2013
Fóruns Bayvitis 2013

Terroir e Agricultura de Precisão



Realizou-se nos passados dias 8 de Abril no Convento do Espinheiro em Évora e 10 de Abril no Museu do Douro na Régua, os Fóruns Bayvitis 2013, organizados pela Bayer CropScience (BCS), sobre o tema: "Terroir e Agricultura de Precisão".

Contando com a participação de cerca de 300 agentes ligados ao sector, entre membros do clube, técnicos de viticultura, investigadores, distribuidores, estes Fóruns Bayvitis 2013 tiveram como palestrantes convidados, o Dr. Vicente Gómez-Miguel, professor da Universidade Politécnica de Madrid, e o Dr.º Jorge Böhm, autor e coordenador do livro "Atlas das Castas da Península Ibérica".

O Dr. Vicente Gómez-Miguel, que analisou exaustivamente a questão do "terroir" na sua palestra, é reconhecidamente um dos maiores especialistas espanhóis na matéria. Abordou o "terroir", como base de partida para uma viticultura de precisão, englobando as vertentes solo, planta e clima, factores verdadeiramente interactivos e indissociáveis, para produção de vinhos de qualidade.

Por sua vez o Dr. Hans Jorge Böhm apresentou o livro "Atlas das Castas da Península Ibérica", que oferece uma viagem através da história da vitivinicultura Ibérica e traz consigo o valor acrescentado de uma intensa investigação, num trabalho cuidadoso e pautado pela qualidade, na abordagem do pólo genético das variedades Ibéricas. Este excelente Atlas foi oferecido a todos os membros do Clube Bayvitis presentes no evento.

Para além dos palestrantes convidados estes Fóruns Bayvitis 2013, contaram também com as palestras de Luís Antunes (responsável de Marketing da BCS Ibéria), que apresentou as novas soluções biológicas da BCS, resultado da recente aquisição da empresa de produtos biológicos AgraQuest; de João Vila Maior (Crop Manager BCS) que abordou as principais soluções da empresa para os problemas fitossanitários da vinha; de Maria do Carmo Romeiras (Gestora de projectos BCS) que apresentou o Phytobac, sistema de tratamento de efluentes desenvolvidos pela companhia e de Isidoro Paiva (Coordenador do Clube), que abordou a oferta de serviços, suportes e de um programa de incentivo no âmbito das actividades do Clube Bayvitis.



Clube Bayvitis

O Clube Bayvitis é um clube vitivinícola destinado a vitivinicultores ou empresas ligadas ao sector vitivinícola em Portugal. Este Clube Bayvitis tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector vitivinícola através da promoção das boas práticas agrícolas, que permitam a protecção do nosso património vitivinícola, do ambiente e do rendimento dos vitivinicultores.

Como membros do Clube Bayvitis, os vitivinicultores tem acesso a um diversificado conjunto de serviços, suportes e a um aliciante programa de incentivo. Passados seis anos após o lançamento do clube Bayvitis o balanço é francamente positivo e traduz o incremento no relacionamento entre os vitivinicultores e a Bayer CS em áreas como a transferência de conhecimentos, oferta de soluções, serviços e suportes personalizados. Como corolário desta relação de parceria o Clube Bayvits conta hoje com mais cerca de 500 membros, que representam quase 13% do total área da vinha em Portugal.


Fóruns Bayvitis 2013