Notícias

Profiler apoia a Diversidade da Videira

11/03/2014
Profiler apoia a Diversidade da Videira

A diversidade da videira portuguesa é reconhecida como um potencial competitivo da fileira vitivinícola. São aproximadamente 350 as castas oficialmente registadas, sendo 250 consideradas autóctones.



O número de castas seleccionadas totaliza as 60 contabilizando, no seu seio, 30.000 clones. Assim, resulta que Portugal tem uma variabilidade, intra e inter-varietal, ímpar e que resulta num Património de importância inquestionável.

As tendências da viticultura moderna acompanham o mercado e, como consequência, as novas plantações estão de acordo com as "modas" de consumo, ou seja, dos vinhos procurados pelos consumidores. Na prática resulta que, actualmente, são plantadas entre 10 a 20 castas, ou seja, estamos a desprezar entre 94 a 97% da diversidade da videira.
Assim, resultam duas evidências. Por um lado temos um Património único e, por outro, esse património está em risco. E das evidências resulta uma urgência – é fundamental preservar a Diversidade da viticultura portuguesa!

Em Portugal é a PORVID que gere a Diversidade da videira. Esta associação, para além do objectivo de preservar a Diversidade inter e intra-varietal da videira é responsável pela selecção da videira. Do lado da preservação da diversidade pretende "guardar" um total de 50.000 genótipos, tendo já 26.000 a salvo. Trata-se dum objectivo "enorme" e muito ambicioso para um país tão pequeno mas com uma Diversidade tão grande.

Para o efeito a PORVID necessita de recursos, quer humanos, quer financeiros. Os recursos financeiros são escassos e difíceis de angariar, particularmente num cenário de crise. Mas a cada dia, dada a forma como a videira se multiplica e como a restruturação da vinha acontece, a erosão genética acontece, de forma insensível à crise, e Portugal corre um risco sério de perder este importante Património que é a Diversidade da videira.

A Bayer CropScience está sensível à necessidade de preservar a Diversidade da videira e considera mesmo como um dever para com as gerações vindouras. Assim, instituiu em 2013 um Patrocínio à Diversidade da Videira indexado ao consumo de Profiler. Este fungicida trata-se dum anti-míldio constituído pela fluopicolida uma substância activa que tem um modo de acção único e distinto dos outros fungicidas existentes no mercado e, por isso, assume-se como determinante no maneio das resistências. Assim, ao tratar com Profiler, para além duma excelente protecção contra o míldio, de prevenir o aparecimento de resistência, contribui para a Preservação da Diversidade da Videira.

Profiler apoia a Diversidade da Videira