Notícias

Forum BayCereais

09/04/2014
Forum BayCereais

A Bayer CropScience realizou no passado dia 31 de Março em Muge, Salvaterra de Magos, o Forum Baycereais 2014, como de plataforma de lançamento do Clube BayCereais.



Este novo clube criado pela BCS destina-se aos produtores de milho, arroz e cereais de inverno e da mais recente solução inovadora da empresa para a cultura do milho, o herbicida Adengo.


Este Forum BayCereais que contou com a presença de mais de uma centena de cerealicultores, técnicos e distribuidores, teve como palestrantes convidados: Paulo Costa e Sousa (Sénior Trader Louis Dreyfus Commodities) e os produtores José Maria Rasquilha (Herdade da Godinha), António José Godinho de Carvalho (Maislavra, Lda.) e Francisco Dias (Sociedade Agrícola do Cascavel Lda.). Em representação da BCS falaram Luis Antunes (Dir,Marketing BCS Ibéria), Jorge Matias (Crop Manager BCS) e Isidoro Paiva (Comunicação e Projectos BCS).

Paulo Costa e Sousa (Sénior Trader da LDC) animou um participado debate sobre o mercado de cereais a nível mundial. As conclusões deste debate apontaram para a liberalização e globalização dos mercados de cereais e as suas consequências no processo de formação dos preços, como uma das principais causas na mudança que a produção nacional está a sofrer. Embora a produção de cereais tenha aumentado globalmente em Portugal em 2013, este aumento não é significativo, uma vez que a procura a nível nacional é muito superior, o grau de auto-aprovisionamento dos cereais é de cerca de 21%. O trigo e o milho são exemplos disso: há uma necessidade de importação destes cereais provenientes de várias zonas do mundo, como a Rússia, União Europeia, ou USA. Em Portugal, a Ucrânia é nosso principal fornecedor de milho.

Esta primeira edição do Fórum BayCereais ficou marcada ainda pelo painel "A decisão da produção" com a participação de três produtores de cereais. Os depoimentos destacaram os elevados custos energéticos como um dos principais factores condicionantes para uma elevada produtividade da cultura.

É importante para o produtor estar em contacto directo com o mercado em todos os segmentos. Tomar consciência de que o mecanismo de formação dos preços depende da importação e a importação depende da bolsa [de futuros], há que estar atento e perceber esses movimentos da bolsa. Os preços dos cereais derivam dos indexantes da bolsa de futuros de Chicago (Chicago Board of Trade) que variam em função da colheita e do consumo, ou seja, segundo a lei da oferta e da procura, mas também de acordo com as operações dos fundos financeiros", considerou, Paulo Costa e Sousa.

A apresentação do novo herbicida da Bayer Cropscience, o Adengo, foi outro momento marcante do evento. Adengo é um novo herbicida de pré-emergência para a cultura do milho, que permite controlar mais de 85 espécies de infestantes anuais, gramíneas e de folha larga, de uma forma conveniente e segura, com apenas um produto.


No final do evento foi apresentado o quarto clube de agricultores criado pela empresa: o Clube BayCereais.
O Clube BayCereais é um clube de produtores de cereais, destinado aos produtores de milho, arroz e cereais de inverno e que pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector da cerealicultura em Portugal através da promoção das boas práticas agrícolas, que permitam a protecção do património, do ambiente e do rendimento dos produtores de cereais. Como membros do Clube BayCereais, os produtores terão acesso directo a um diversificado conjunto de serviços e suportes, bem como ao aliciante programa de incentivos.

Forum BayCereais
Forum BayCereais